Batalha De Mitos: Surge Um Card Game Nacional.

saci-video.2-1119x350
Fuçando pela internet me deparei com um grupo de jogadores brasileiros que está desenvolvendo um card game tendo como tema os mitos nacionais no cenário do jogo. Fiquei bastante interessado no projeto e entrei em contato com um dos desenvolvedores que me explicou alguns pontos do projeto. Apresento então para vocês A BATALHA DE MITOS! Com a palavra Ramon Santos:
batalha-de-mitos-cartas1

Modelo de algumas cartas do jogo.

“O projeto consiste em desenvolver um novo conceito de jogo de cartas colecionáveis (TCG/CCG) em que o conteúdo será inteiramente baseado na cultura brasileira e haverá uma estreita relação com a tecnologia chamada Realidade Aumentada (mescla entre mundo virtual e mundo real) para que a interatividade seja o seu grande diferencial. Este formato de jogo tem uma aceitação muito relevante entre jovens, principalmente devido à abordagem realizada em desenhos animados que utilizavam este segmento e foram exibidos na televisão brasileira. Nós direcionamos as ações do projeto para que atenda a três carências primordiais: a interatividade além da imaginação e compartilhada com espectadores; o envolvimento no conteúdo do jogo, visto que se trata da cultura brasileira; e a redução de características complexas que tornam um TCG um jogo complicado para algumas pessoas. Utilizando o smartphone ou o computador será possível interagir com elementos virtuais durante as partidas e a utilização da Realidade Aumentada (RA), algo já possível em nossos protótipos, irá permitir ao jogador que tenha uma visão diferenciada do tabuleiro do jogo. A RA já está sendo bastante utilizada em projetos que buscam critérios inovadores e tendem a apresentar um novo conceito de tecnologia para jogos.

boitata_batalha_de_mitos_by_mike_uriel-d7qigpx

O Boi-Tatá, ou Cobra de Fogo.

Buscamos promover uma releitura artística da mitologia brasileira produzindo imagens de elementos como o Saci, o Curupira, o Caipora e tantos outros, para, em conjunto com as atuais tecnologias que permitem o uso de recursos computacionais em diversos dispositivos, com, por exemplo, os jogos para smartphones, desenvolver um jogo de cartas colecionáveis no qual seja possível integrar cultura e tecnologia. Visamos a produção de um jogo de cartas diferenciado e que permita ao jogador uma nova forma de imersão. Com as técnicas mais atuais de produção de imagens, iremos desenvolver uma nova visão dos personagens míticos brasileiros entregando ao público geral um novo canal de interação com a mitologia e história nacional. Abordaremos conceitos de aprendizado educacional buscando fomentar a continuidade e a prática do ensino de disciplinas como matemática, lógica, história, cultura e sociedade por meio da interação dos estudantes com  o jogo de carta. O diferencial de imersão será produzido por meio do desenvolvimento de uma aplicação para smartphones  e computadores na qual, aplicando as técnicas de Realidade Aumentada, será possível ao jogar uma visão virtual do tabuleiro do jogo baseado na combinação com os elementos reais e a visão dos mesmo pelas telas de tais dispositivos.

 
mulasemcabeça1-720x478

A Mula-Sem-Cabeça.

O projeto é capitaneado por um estudante de Engenharia da Computação e, conforme o amadurecimento das nossas atividades, nós identificamos as competências necessárias para o desenvolvimento do jogo de cartas em conjunto com a aplicação de Realidade Aumentada para smartphones e computadores. Com isso, criamos estruturas técnicas de produção divididas em três seguimentos, sendo eles: Conceito, Arte e Game Design, além de uma coordenação de assuntos administrativos que atua de forma transversal no projeto. Para cada uma dessas áreas temos uma pessoa responsável e, devido à necessidade de produção das imagens ilustrativas, temos designers atuando em funções especializadas na coordenação de artes.”

Visitando o site do jogo, que pode ser acessado clicando AQUI, podemos encontrar mais informações do projeto além de imagens e descrições de alguns personagens que serão encontrados no jogo, como por exemplo o Saci, a Cuca, o Capiora, entre outros. Uma coisa que me chamou bastante atenção no projeto foi a releitura visual de nossos mitos, sem a tradicional imagem de criaturas engraçadas, como costumam ser retratadas, mas desta vez de forma mais assustadora e imponentes. Visitem o site e confiram as imagens. Agora é esperar para ver o lançamento do jogo e começar a batalha entre os mitos nacionais!

5 pensamentos sobre “Batalha De Mitos: Surge Um Card Game Nacional.

  1. Rapaz o projeto está com o visual muito legal,agora temos que esperar o sistema de jogo! Mais só pela iniciativa e valorização cultural da nossa terra nota 10!

  2. Pingback: Lado B – Outubro de 2014

Deixe um comentário