Vitória das Trevas (Para V5).

VT5

“Vitória das Trevas” é um cenário feito por mim para o RPG Vampiro: A Máscara 5ª edição, desenvolvido e publicado pela White Wolf em parceria com a Free League e distribuído pela Modiphius. Este cenário irá contar a história dos vampiros que habitam a cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, e seus arredores.

A cidade de Vitória faz parte da região metropolitana da Grande Vitória que engloba além dela as cidades de Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Guarapari e Viana. Em breve irei contar a história da ocupação da região pelos vampiros e os conflitos que aconteceram durante os séculos. A exceção de algumas referências que usarei da história do Rio V5 – LARP, com autorização dos seus organizadores, todo material aqui apresentado será original, com poucas citações aos livros anteriores de Vampiro: A Máscara sobre o Brasil. Afinal, como dito no livro básico do V5, quando desenvolvemos e criamos um cenário este é o nosso Mundo das Trevas.

Estou disponibilizando um pequeno resumo do cenário que será acrescentado de mais detalhes conforme formos jogando, já que quero fazê-lo de maneira aberta, usando a contribuição dos jogadores conforme a campanha avança.

O que fazer em Vitória: passeios e pontos turísticos | Blog da ...

O CENÁRIO ATUAL

Em 2017 uma crise na segurança pública do ES levou a Polícia Militar à greve e ao aquartelamento. Durante 21 dias o estado ficou sem policiais nas ruas, com o governo pedindo as pessoas que ficassem em casa e evitassem sair, principalmente a noite. Durante este período cerca de 215 pessoas morreram, vítimas de criminosos que aproveitaram a falta de policiamento, e várias outras desapareceram. Essa foi a versão apresentada ao público em geral, e noticiada pela mídia a todo o Brasil. O que poucos sabem é que na verdade essa ação foi organizada e planejada pelo BOES (Batalhão de Operações Especiais), grupo ligado a Segunda Inquisição. Eles entraram no ES para dizimar o máximo possível de vampiros, carniçais e humanos ligados a Camarilla, inclusive alguns deles da própria PM, outros do governo local, além de empresários e indivíduos ligados ao crime organizado. Para fazer isso sem chamar a atenção da população para o verdadeiro motivo se plantou a história da greve da PM para fazer a população ficar em casa e não desconfiar da ação de policiais a paisana destruindo os vampiros e seus aliados.

Resultado de imagem para vitória a noite

Conhecendo o V5 – Parte 1. | O Velhinho do RPGA população vampírica da cidade sofreu uma grande baixa, e vários membros proeminentes da cidade, entre eles o Príncipe Ramiro, o Senescal Alexander e alguns membros da Primigênie, encontraram a morte final. Passado o ataque os vampiros sobreviventes da cidade começaram a reerguê-la, primeiro encontrando um novo Príncipe, e depois reorganizando a sua Primigênie. Com o desaparecimento de alguns anciões, como Dom Enrique e Dom Miguel, que atenderam ao “Chamado” e se dirigiram para o Oriente Médio, a cidade virou um palco de oportunidades para vampiros desejosos de alcançar o poder e subir na hierarquia vampírica. Ancillas ambiciosos disputam áreas de influência na cidade, enquanto nas ruas os Anarquistas veem a possibilidade de aproveitar o momento e varrer por completo a Camarilla na região. Nas noites atuais o número de Sangue-Fracos e Caitiffs na cidade sofreu um crescimento descontrolado, resultado do desespero de alguns vampiros que durante o ataque do BOES transformaram inocentes para morrer nas mão da Segunda Inquisição na esperança deles conseguirem escapar.

As cidades de Vila Velha e Cariacica possuem uma certa independência concedida pelo atual Príncipe de Vitória, Gualtiero, numa tentativa de conseguir apoio dos membros locais para se manter no comando da cidade, diferentemente de antes quando Ramiro controlava tudo. Serra é reduto dos Anarquistas e Sangue Fracos. É terminantemente proibido caçar na Serra, devido ao perigo que apresenta para os membros da Camarilla, mas ao mesmo tempo é um local onde os crimes não são investigados e a caça é abundante, sem ninguém para reivindicar locais de caça, o que faz com que alguns vampiros que não possuem campos de caça em Vitória se aventurem pela região. Membros da Camarilla que desrespeitam a determinação estão por sua própria conta. É proibido também que Anarquistas circulem por Vitória, e caso sejam vistos devem ser destruídos sem pensar duas vezes. Ainda na Serra os Gangrels são vistos caçando em bando nas várias áreas verdes e de mata da cidade.

Resultado de imagem para serra/es a noite

Viana é reduto de Lobisomens e outras criaturas perigosas até mesmo para os vampiros. Fundão e Guarapari não atraem interesse dos vampiros, e apenas vampiros independentes ou desgarrados podem ser encontrados caçando aqui. Já Santa Tereza, cidade no interior do estado, é dominada por vampiros Hecatas, mas isso é assunto para outra hora.

RELIGIÃO

A religião é um fator importante em uma cidade que é a capital de um estado colonizado por cristãos católicos, que leva o nome de Espírito Santo, possui vários locais com nomes de santos católicos, foi morada e tem os restos mortais do primeiro santo católico brasileiro, Padre Anchieta, e tem um convento em cima de uma montanha na cidade vizinha que pode ser vista de vários lugares da cidade. O antigo príncipe da cidade, o Toreador Ramiro Demonier, era muito devoto e junto a Orázio, um Nosferatu, conduziam cerimônias religiosas na Catedral de Vitória para um grupo de vampiros que procuravam expiação de seus pecados. Além deste grupo vários outros vampiros formaram cultos, tanto a santos católicos, quanto os chamados Cultos de Sangue, adorando Matusaléns, e outras entidades que tem o sangue como elemento principal. Agora esses cultos estão se reorganizando, com alguns se dizendo profetas do anúncio do fim dos tempos, enquanto outros, distorcidos e sádicos, estão ameaçando A Máscara.

Resultado de imagem para catedral de vitória a noite

A SEGUNDA INQUISIÇÃO

Second Inquisition | White Wolf Wiki | FandomA Segunda Inquisição ainda está atuando na cidade. Um braço da BME (Batalhão de Missões Especiais) da PM Capixaba, comandada pelo Capitão Antônio Marques Ferreira, ela tem feito incursões em antigos redutos cainitas para ver se os vampiros ainda estão agindo na Grande Vitória.  Após o ataque de 2017 a cúpula da Segunda Inquisição acreditou que o reduto de vampiros na cidade havia caído por completo e decidiu fazer um ataque ao reduto dos Membros no Rio de Janeiro, deixando um efetivo reduzido na cidade, mas membros da Sociedade Leopoldo, baseados no Convento da Penha, em Vila Velha, afirmam que os vampiros apenas recuaram para escapar de novos ataques. Os vampiros só não foram exterminados por completo da cidade por conta do plano de Gualtiero, um vampiro Malkaviano, que depois se tornou Príncipe da cidade. Ele teve a ideia de transformar mortais parecidos com os alvos da Segunda Inquisição em vampiros, para confundir os agentes e fazê-los acreditar que tinham exterminados os vampiros que procuravam, já que possuíam um dossiê com informações dos principais Membros e carniçais da cidade. Um efeito colateral deste plano foi que muitas dessas crias sobreviveram e se tornaram Caitiffs, enquanto vários Sangue-Fracos surgiram quando os vampiros de gerações mais baixas descobriram os planos dos vampiros mais antigos da cidade para escapar dos ataques e também começaram a fazer suas  “cópias” para despistar a Segunda Inquisição.

VTM Relationship Image 3

OS ANARQUISTAS

Anarquista | White Wolf Wiki | FandomTendo a Serra como Território Livre os Anarquistas se organizam sob a liderança de Clemente, um dos Barões da cidade, um Brujah que alguns dizem ser na verdade apenas uma marionete, tendo como seu mestre um vampiro que age nas sombras e não quer ser identificado por ninguém. Os Anarquistas fazem suas reuniões nas ruínas da Igreja de Queimados, palco de uma grande insurreição de escravos em 1849, e que fez surgir o movimento na cidade levando a criação mais tarde do Território Livre. Além dos Anarquistas muitos vampiros de Sangue-Fracos são encontrados na região, mas mesmo os Anarquistas não gostam da presença deles. Vampiros independentes, que não querem se envolver nas disputas das seitas vampíricas também fazem da Serra sua morada e campo de caça, já que a criminalidade é alta disfarçar o ataque de um vampiro como mais um crime na estatística da cidade é fácil.

Ruínas São José do Queimado - 16 km - Serra Sede, Serra / ES

Com a decisão de Gualtiero de enviar Orázio, um Nosferatu, para Cariacica como governador local, a cidade acabou se tornando também um reduto anarquista já que Orázio, destituído das funções religiosas que exercia durante o principado de Ramiro, optou por entrar em um torpor voluntário. A região ficou então nas mãos de grupos de anarquistas que decidiram que a Camarilla não é bem vinda por lá.

Em breve irei disponibilizar uma lista com os principais personagens da cidade além de uma linha do tempo mostrando os grandes acontecimentos da história vampírica na região.

“O conteúdo que compartilho aqui não é material oficial do World of Darkness da White Wolf. Partes dos materiais são direitos autorais e marcas comerciais da Paradox Interactive AB, e são usadas com permissão. Todos os direitos reservados. Para mais informações, visite white-wolf.com.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s