Oblivion: A Disciplina Mais Sombria Do V5.

A Cronologia De Vampiro: A Máscara No V5. | O Velhinho do RPG

A quinta edição de Vampiro: A Máscara, chamada de V5, trouxe várias mudanças para o cenário do jogo. São mudanças que passam pelas regras de criação dos personagens, no sistema de rolagens de dados, além de mudanças na ambientação com introdução de elementos como os Sangue-Fracos e a Segunda Inquisição. Já tive a oportunidade de discutir algumas dessas mudanças em artigos passados publicados neste blog. Hoje irei abordar uma novidade desta quinta edição que é a introdução de uma nova disciplina, chamada de Oblivion. Esta disciplina, apresentada pela primeira vez no suplemento para V5, Chicago by Night, tem deixado os jogadores brasileiros bem ansiosos e curiosos em saber sobre sua utilização e a extensão de seu poder. Ela é usada pelos vampiros dos clãs Lasombra e Hecata, este também uma novidade do cenário desta quinta edição. Para saber mais sobre os Hecata clique AQUI, e descubra alguns dos segredos do clã da morte.

Vamos então saber um pouco mais sobre o Oblivion e alguns de seus segredos sombrios.

OBLIVION

Chicago By Night (Vampire: the Masquerade 5th Edition) - Onyx Path  Publishing | Vampire The Masquerade 5th Edition | Storytellers Vault

Oblivion é uma disciplina que habilita os vampiros que a dominam usar os poderes sobrenaturais do Abismo, permitindo a manipulação das criaturas e substâncias originárias do Submundo. Essa disciplina combina as antigas disciplinas Tenebrosidade e Necromancia e em certa medida Tanatose, das edições anteriores. Ela é uma disciplina exclusiva dos clãs Lasombra e Hecata, sendo que até os vampiros desses clãs usam os poderes dessa disciplina com moderação, visto que seu uso envolve riscos para vampiros menos experientes. Oblivion é a mais sombria de todas as disciplinas, e as vezes cobra um alto preço para aqueles que a utilizam. Os vampiros que a usam com muita frequência podem sofrer Stains por entrar em contato com espectros furiosos e extrair poderes da escuridão.

A capacidade de manipular a escuridão como uma arma ou ferramenta, ou escravizar fantasmas, é invejado por alguns Membro, e odiado pela maioria dos vampiros, sendo a maior força e a mais profunda fraqueza dos vampiros que a usam. Enquanto os Lasombra são mais focados ao uso dos poderes da disciplina, os Hecata se concentram no uso de Cerimônias, que lembram os Rituais de feitiçaria dos Tremere. Quando os Hecata usam essa disciplina eles canalizam as forças entrópicas do mundo inferior para invocar espíritos e ameaçar os vivos. Um Lasombra pode usar sombras para atacar um inimigo, intimidar uma vítima com um manto de escuridão ou passar para um sombra e sair em outra para evitar observação.

As projeções de sombras e os espíritos invocados pelo Oblivion sofrem danos de fogo e luz do sol, contando como vampiros com Potência de Sangue 1. Elas também recebem um nível de dano agravado de luzes brilhantes e diretas por rodada, e podem sofrer danos (Superficial ou Agravado) por armas e artefatos abençoados, dependendo da força da bênção e se o portador tem Fé Verdadeira. Os poderes do Oblivion são ineficazes em áreas bem iluminadas. A luz do dia e locais sem sombras são proibitivos, impedindo o funcionamento bem-sucedido da Disciplina, embora a luz ultravioleta e a luz infravermelha não imponham restrições ao uso da Disciplina. Salas moderadamente iluminadas adicionam 1 ao teste de Dificuldade.

OS PODERES

Oblivion (Discipline) | White Wolf Wiki | Fandom

Diferentemente de outras disciplinas Oblivion vem com 4 tipos de poder em cada nível, a exceção do Nível 4, sendo que metade deles são usados pelos Lasombra e a outra metade pelos Hecata. Os poderes do Oblivion usados pelos Lasombra estão descritos no suplemento Chicago By Night, que introduz o clã das sombras na sociedade dos vampiros agora como membros da Camarilla, enquanto que os poderes dos Hecata são apresentados no suplemento Cults of Blood Gods, que explora e explica os vários cultos religiosos da sociedade dos vampiros. Algumas Cerimônias dos Hecata são mostradas também no suplemento Fall of London.

Nivel 1

  • Shadow Cloak : O vampiro modela as sombras do ambiente para esconder sua presença e se tornar mais assustador. Ele adiciona dois dados aos testes de Furtividade e a mesma quantidade aos testes de Intimidação contra mortais.
  • Visão do Esquecimento : As íris do vampiro tornam-se pretas e ignoram todas as penalidades da escuridão, mesmo aquelas provocadas pela escuridão sobrenatural, além de poder ver fantasmas.
  • De Cinza a Cinza : O vampiro pode desintegrar cadáveres de não Membros com sua vitae, incluindo cadáveres animados como aqueles trazidos à falsa vida com Oblivion.
  • O Grilhão de Amarração : O vampiro pode identificar objetos e locais importantes para os fantasmas por uma aura tênue. Amálgama com Auspícios 1.

Nível 2

  • Shadow Cast : O vampiro invoca uma sombra sobrenatural do Oblivion, que ele controla e só pode ser destruída pela luz do sol. Ele permite que outros usem poderes do Obrlivion através dele, apesar da presença de luz, e lançá-lo em alguém durante o conflito social intensifica o dano de Força de Vontade que a vítima sofre.
  • Braços de Ahriman : O vampiro invoca tentáculos de sombra bidimensionais que deslizam sobre as superfícies e vítimas, alternativamente engajando-se em lutas místicas com a sombra da vítima. Eles atacam usando Raciocínio e Oblivion do vampiro, se beneficiando de sua Potência ao infligir danos. Múltiplos tentáculos podem ser criados dividindo a parada de dados do vampiro. Amálgama com Potência 2.
  • Precognição Fatal : Os olhos do vampiro se tornam negros e eles permanecem imóveis enquanto eles têm uma visão que mostra a morte de um não-Membro que eles podem perceber. As tentativas de subverter o destino visto na visão tornam-se mais difíceis. Amálgama com Auspex 2.
  • Onde o véu se dilui : O vampiro determina a densidade do véu local, aprendendo se fantasmas (e Membros com a Cerimônia certa) podem cruzar entre os mundos aqui, quão difíceis são os usos do Oblivion e se os mortais estão em risco.

Nível 3

  • Perspectiva das Sombras : O vampiro transforma seus sentidos em uma sombra que eles podem ver, mantendo seus sentidos mundanos e sua perspectiva de sombra. Essa escuta não pode ser detectada sem meios sobrenaturais, como Sense the Unseen de Auspícios.
  • Toque do Oblivion : O vampiro toca sua vítima e canaliza o poder entrópico bruto do Oblivion através dela. A vítima sofre dano agravado e uma lesão incapacitante (cegueira, mudez, um membro arruinado ou algo semelhante).
  • Aura de Decadência : A conexão do vampiro com o Oblivion se manifesta como uma aura que estraga a comida, envenena a água, desgasta estruturas e mata coisas vivas com sua mera presença.
  • Banquete da Paixão : O vampiro desenvolveu a capacidade surpreendente de consumir as emoções cruas dos fantasmas para saciar temporariamente sua fome, corroendo a razão de ser do fantasma com sua gula asquerosa. Amálgama com Fortitude 2.

Nível 4

  • Mortalha de Stygian : O vampiro espalha uma escuridão sufocante em uma grande área, silenciando o som e suprimindo todos os outros sentidos. Aqueles dentro da mortalha (exceto o usuário) sofrem uma penalidade de cegueira total em todas as ações que requerem visão, e os mortais são sufocados.
  • Peste Necrótica : Com um toque, o vampiro pode envenenar o sangue de um mortal usando o poluente puro do Oblivion. Esta doença terrível assola seu corpo e corre o risco de se tornar contagiosa.

Nível 5

  • Passos na Sombra : O vampiro desaparece nas sombras para ressurgir depois. Eles entram em uma sombra grande o suficiente para cobri-los e emergem de onde eles podem ver. Isso inclui sombras vistas por meios místicos.
  • Avatar Tenebrous : O vampiro se torna consciente de escuridão bidimensional, imune a danos, exceto fogo e luz solar. Enquanto neste estado de sombra, eles podem passar por qualquer coisa que não esteja hermeticamente selada, são imunes à maioria dos danos descritos acima e podem envolver outras pessoas para se alimentar sem romper a pele.
  • Dívida Paga : O vampiro cobre suas palmas e rosto com sangue, relembrando os rostos de suas vítimas e reintroduzindo doenças antigas com nova fúria. Carniçais que são vítimas desse poder sentem a vitae em suas veias se tornar inerte, envelhecendo e possivelmente morrendo.
  • Espírito Murchando : O vampiro cobre ambas as mãos com vitae e toca a vítima. Canalizando a entropia crua, eles deterioram o espírito, causando graves danos e possivelmente impedindo o retorno da vítima como um fantasma se forem obliterados.

FINALMENTES

A avaliação que fica é que Oblivion promete adicionar efeitos interessantes para o cenário do jogo, principalmente quando chegar o suplemento Cult of Blood Gods que trará informações sobre os Hecatas e os vários clãs que o compõem. A disciplina e os clãs que a usam prometem adicionar um componente mais sombrio as histórias narradas, o que para um cenário de horror é sempre bem vindo.

3 pensamentos sobre “Oblivion: A Disciplina Mais Sombria Do V5.

Deixe um comentário