Começam Os Playtests De Obscura, Novo RPG Da Redbox.

redbox

Por Gustavo Tenório.

No primeiro minuto desta quarta-feira (08/04), a Redbox Editora deu início a fase de playtest de seu novo RPG de horror pessoal, o Obscura, quase um ano após de ter anunciado que iria lançar um jogo de RPG que substituiria o sistema Trevas como um projeto da empresa (a respeito disso leia AQUI). Programado para se chamar inicialmente de Vertigo, ele pretende ter uma pegada no estilos das histórias de horror da famosa linha de quadrinhos adultos da DC Comics, como Hellblazer, Sandman e outros. Os participantes que se cadastraram no site da editora receberam três arquivos – um Guia de Regras; uma aventura pronta (Horror em Dyatlov Pass); e fichas prontas de personagens. Com isso, a Redbox aguarda as considerações dos jogadores para aperfeiçoar o RPG, que tem previsão de lançamento em 2016.

De acordo com a descrição da RedBox Editora, Obscura é:

Um de RPG de terror, horror e fantasia urbana que utiliza cenários amaldiçoados onde a esperança morreu há tempos. Na hora mais escura desta noite, você terá a oportunidade de testar o jogo e descobrir esta nova e assustadora realidade”.

“Sacrifícios humanos, seitas profanas manipulando a sociedade nos bastidores, pesquisas secretas com formas de vida desconhecidas, cidades decadentes sob o domínio sanguinário de vampiros. Os sinais são evidentes: é dito que a fé não mais importa. O Maligno encontra abrigo em meio ao ceticismo moderno, ansiando o momento em que tomará o mundo”.

O que vem no playtest – uma rápida avaliação

O sistema de regras de Obscura adapta vários elementos de outros jogos de RPG, dando a sensação para quem está lendo de uma grande “colcha de retalhos”. Rastro de Cthulhu, Abismo Infinito, Savage Worlds e Novo Mundo das Trevas são alguns rpgs que serviram de inspiração para o lançamento da Redbox. Não que este fato seja um demérito, mas a comparação com outros títulos com mais tempo de mercado é inevitável.

A criação de um personagem em Obscura segue oito etapas, descritas em 19 páginas:

1 – Registro – onde um nome e informações básicas são definidas e os jogadores recebem a quantidade total de Pontos de Aspectos (são seis PAs iniciais, que podem aumentar com algumas escolhas determinadas);

2 – Santuário – são refúgios de sanidade para os personagens. Podem ser pessoas, objetos ou ocupações. Podem ser definidos até três santuários;

3 – Perfil Psicológico – auxilia a definição de comportamento dos personagens. Para fins de jogo, serve para os testes de Tentação e Pontos de Perseverança. Podem ser escolhidos três adjetivos de uma lista de 20;

4 – Perícias; 5 – Qualidades; 6 – Defeitos; 7 – Equipamentos; 8 – Benefícios – seguem o tradicional da maioria dos rpgs, onde os jogadores melhoram o desempenho de seus personagens equilibrando os bônus e restrições.

A aventura Horror em Dyatlov Pass foi bem escrita e proporciona algumas reviravoltas interessantes em suas 16 páginas (contando com alguns handouts). Ela foi feita para Mestre e três jogadores e além da trama principal, traz desafios particulares para cada um dos participantes. Sem estragar nenhuma surpresa, vamos a descrição presente no início do texto: “Em 1959 um grupo de esquiadores foi brutalmente assassinado pelos assombros da Montanha da Morte. Desde então ninguém mais ousa explorar os mistérios daquele lugar amaldiçoado. Até agora…”.

O arquivo de Personagens tem sete páginas e conta com três heróis prontos para serem utilizados em Horror em Dyatlov Pass e uma ficha em branco para a criação de novos aventureiros.

A iniciativa da Redbox Editora é louvável e merece elogios. Obscura é um rpg nacional que tem como objetivo ocupar um espaço destinado a títulos internacionais como Rastro de Cthulhu, Novo Mundo das Trevas e Chamado de Cthulhu. A editora tem uma boa penetração nas redes sociais e além de disponibilizar o material para o playtest, já criou uma comunidade no facebook (https://www.facebook.com/groups/obscurarpg/?fref=ts) para debater e apresentar materiais produzidos por jogadores.

Quem participar dos playtests receberão mais material depois que fizerem as primeiras avaliações para se poder chegar ao formato final do cenário. O Velhinho do RPG já se inscreveu entre os playtesters e irá mestrar a aventura neste final de semana durante a 5º Encontro da Dungeon Capixaba quando estará sendo comemorado o Dia Internacional de Jogos de Mesa. Em breve contamos como foi. Para se CADASTRAR e BAIXAR e se tornar também um playtester gratuitamente basta clicar AQUI.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Começam Os Playtests De Obscura, Novo RPG Da Redbox.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s