Scooby-Doo e Seus Amigos Para Zombicide.

Por Gustavo Tenório.

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As minis feitas especialmente para esta adaptação.

O sucesso de Zombicide tem rendido adaptações das mais variadas possíveis. Uma das mais interessantes é da turma do Scooby-doo para o board game. Sem muita enrolação, seguem as fichas de Fred, Daphne, Velma, Salsicha e Scooby, com regras alternativas desenvolvidas e testadas por Marcelo Groo. As figuras foram compradas com Jorge Luiz Andrade, que fez um trabalho de mestre e teve todo o cuidado para pintar cada um dos heróis. Assim que colocar o grupo para combater os zumbis do jogo, faço um registro de como foi. Por enquanto, boa diversão!

 * Fred (Fred Jones, cartoon character) – A Turma do Scooby-Doo (Scooby-Doo).

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. PERÍCIAS (skills):
. Predestinado (Destiny) – Uma vez por turno, ao comprar uma carta de Equipamento pode descartá-la e comprar outra.
. +1 Ação (+1 Action) – Tem uma Ação extra, que pode ser usada para realizar qualquer Ação.
. Barulhento (Loud) – Uma vez por turno, pode fazer mais barulho que qualquer outra zona do tabuleiro. O efeito vale até o seu próximo turno. Se mais de um usar o efeito, vale o último a usar.
. Sortudo (Lucky) – Em cada Ação pode rolar novamente todos os dados de uma rolagem (o novo resultado deve ser usado). Efeito cumulativo com quaisquer outros bônus de re-rolagem.
. Líder Nato (Born Leader) – Durante o Turno dos Sobreviventes, pode dar 1 Ação extra para outro sobrevivente. Esta Ação deve ser usada durante o próximo turno do alvo, ou é perdida.
. +1 Ação: Combate (+1 free Combat Action) – Tem uma Ação extra para realizar uma Ação de Combate, que pode ser Corporal ou à Distância.
. +1 por dado rolado: Combate (+1 to dice roll: Combat) – Adiciona 1 ao resultado de cada dado rolado em uma Ação de Combate (Corporal ou à Distância). O resultado máximo é sempre 6.

 * Daphne (Daphne Blake, cartoon character) – A Turma do Scooby-Doo (Scooby-Doo).

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. PERÍCIAS (skills):
. +1 por dado rolado: Corporal (+1 to dice roll: Melee) – Adiciona 1 ao resultado de cada dado rolado ao realizar um Combate Corporal. O resultado máximo é sempre 6.
. +1 Ação (+1 Action) – Tem uma Ação extra, que pode ser usada para realizar qualquer Ação.
. +1 Ação: Movimento (+1 free Move Action) – Tem uma Ação extra para realizar uma Ação de Movimento.
. Discreto (Low Profile) – Não é considerado um alvo quando outros sobreviventes realizarem ataques à distância contra a sua zona, nem é atropelado por carros.
. +1 dado: Combate (+1 die: Combat) – Rola 1 dado extra em cada Ação de Combate (Corporal ou à Distância).
. +1 Ação: Combate (+1 free Combat Action) – Tem uma Ação extra para realizar uma Ação de Combate, que pode ser Corporal ou à Distância.
. Ensaboado (Slippery) – Não gasta Ações extras ao mover-se através de zonas que contenham zumbis.

* Velma (Velma Dinkley, cartoon character) – A Turma do Scooby-Doo (Scooby-Doo).
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. PERÍCIAS (skills):
. 2 molotovs é melhor que 1 (2 cocktails are better than 1) – Ao usar 1 garrafa e 1 gasolina faz 2 coquetéis molotovs, ao invés de apenas 1.
. +1 Ação (+1 Action) – Tem uma Ação extra, que pode ser usada para realizar qualquer Ação.
. 1 re-rolagem por turno (1 re-roll per turn) – Uma vez por turno, pode rolar novamente todos os dados de uma rolagem (o novo resultado deve ser usado). Efeito cumulativo com quaisquer outros bônus de re-rolagem.
. Ensaboado (Slippery) – Não gasta Ações extras ao mover-se através de zonas que contenham zumbis.
. +1 por dado rolado: Distância (+1 to dice roll: Ranged) – Adiciona 1 ao resultado de cada dado rolado ao realizar um Combate à Distância. O resultado máximo é sempre 6.
. +1 dado: Distância (+1 die: Ranged) – Rola 1 dado extra ao realizar um Combate à Distância.
. Sortudo (Lucky) – Em cada Ação pode rolar novamente todos os dados de uma rolagem (o novo resultado deve ser usado). Efeito cumulativo com quaisquer outros bônus de re-rolagem.

* Salsicha (Norville “Shaggy” Rogers, cartoon character) – A Turma do Scooby-Doo (Scooby-Doo).
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. PERÍCIAS (skills):
. Scooby Nível 1 (Scooby Level 1) – Pode escolher uma perícia do nível apropriado para o Scooby-Doo (coloque um marcador sobre a perícia escolhida).
. +1 Ação & Scooby Nível 2 (+1 Action & Scooby Level 2) – Tem uma Ação extra, que pode ser usada para realizar qualquer Ação.
. Scooby Nível 3 (Scooby Level 3) – Pode escolher uma perícia do nível apropriado para o Scooby-Doo (coloque um marcador sobre a perícia escolhida).
. Fedorento (Rotten) – Se ao final do seu turno não houver realizado nenhuma Ação de ataque, nem dirigido um carro, nem produzido barulho, coloque um marcador “Fedorento” ao lado da sua miniatura. O sobrevivente é totalmente ignorado pelos Zumbis (exceto por Zombivors) e não é considerado como um Barulho. Continua tendo que gastar Ações extras para sair zonas que contenham Zumbis. Perde o marcador se realizar qualquer ação de Combate ou se fizer qualquer barulho.
. Scooby Nível 4 (Scooby Level 4) – Pode escolher uma perícia do nível apropriado para o Scooby-Doo (coloque um marcador sobre a perícia escolhida).
. Fechar portas (Lock it down) – Pode gastar 1 Ação para fechar uma porta.
. Ensaboado (Slippery) – Não gasta Ações extras ao mover-se através de zonas que contenham zumbis.

. REGRAS ESPECIAIS (special rules):
. Começa com Scooby: O Salsicha começa o jogo acompanhado do personagem Scooby, no Nível 1 – ensaboado (slippery). Quando o Salsicha alcança o Nível 2 (amarelo), o Scooby também ganha a sua perícia de Nível 2 – +1 Zona por Movimento (+1 Zone per Move). A partir de então, sempre que o Salsicha subir de Nível ele deverá optar entre escolher uma perícia para si próprio ou uma perícia para o Scooby. Neste caso, coloque um marcador na perícia “Scooby Nível [X]” da ficha do Salsicha, e outro marcador na perícia apropriada da carta do Scooby.

 * Scooby-Doo (Scooby-Doo, cartoon character) – A Turma do Scooby-Doo (Scooby-Doo).

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. PERÍCIAS (skills):
. Ensaboado (Slippery) – Não gasta Ações extras ao mover-se através de zonas que contenham zumbis.
. +1 Zona por Movimento (+1 Zone per Move) – Pode se mover por mais 1 Zona a cada vez que realiza uma Ação de Movimento. Efeito cumulativo com quaisquer outros bônus de movimento.
. +1 por dado rolado: Corporal (+1 to dice roll: Melee) – Adiciona 1 ao resultado de cada dado rolado ao realizar um Combate Corporal. O resultado máximo é sempre 6.
. +1 dado: Corporal (+1 die: Melee) – Rola 1 dado extra ao realizar um Combate Corporal.

. REGRAS ESPECIAIS (special rules):

1. Níveis de Experiência: O Salsicha começa o jogo acompanhado do personagem Scooby, no Nível 1 – ensaboado (slippery). Quando o Salsicha alcança o Nível 2 (amarelo), o Scooby também ganha a sua perícia de Nível 2 – +1 Zona por Movimento (+1 Zone per Move). A partir de então, sempre que o Salsicha subir de Nível ele deverá optar entre escolher uma perícia para si próprio ou uma perícia para o Scooby. Neste caso, coloque um marcador na perícia “Scooby Nível [X]” da ficha do Salsicha, e outro marcador na perícia apropriada da carta do Scooby.

2. Ativação e Ações: Scooby pode realizar até 3 ações, antes da ativação do Salsicha ou depois da ativação do Salsicha (as ações do Scooby e do Salsicha jamais podem ser intercaladas). Apenas 1 destas ações pode ser uma ação especial (as demais só podem ser ações de movimento). As ações especiais do Scooby são:
– Farejar: Só pode ser usada se o Scooby estiver na mesma área que o Salsicha. Para realizar esta ação o Scooby deve ser ativado antes do Salsicha, e só terá efeito se uma das ações do Salsicha for Procurar. Efeito: Salsicha compra 2 cartas de equipamento quando realizar a ação Procurar.
– Carregar/Entregar Item: O Scooby pode carregar 1 item (coloque a carta do item embaixo da carta do Scooby). Para isso um outro personagem precisa gastar 1 ação para dar o item para o Scooby (ambos devem estar na mesma área). Enquanto estiver carregando um item o Scooby não pode realizar nenhuma outra ação especial (mas pode se mover normalmente). O Scooby gasta 1 ação para entregar o item carregado para outro personagem, ou o personagem gasta 1 ação para pegar o item que o Scooby está carregando (ambos devem estar na mesma área).
– Atacar (Mordida): Só pode ser usada se o Scooby ocupar a mesma área que o Salsicha em algum momento da ativação corrente e antes do ataque (tematicamente, o Salsicha ordena que ele ataque). A Mordida é um ataque corporal e obedece a todas as regras normais de ataque corporal. As estatísticas da Mordida vão melhorando automaticamente, conforme o Nível do Scooby vai subindo.

3. Ferimentos: Cão de Guarda – se houverem outros personagens na mesma área que ele, o Scooby sempre será o primeiro a ser ferido. Caso algum deles possua a perícia Resistente (Tough), esta pode ser usada antes que o Scooby seja ferido. Scooby morre ao levar 1 Ferimento.

. Observações: Exceto pelas regras citadas acima, Scooby é um personagem como qualquer outro. Ele equivale a 1 ruído (noise token), pode continuar em jogo mesmo que o Salsicha morra (embora não possa mais realizar as ações de Atacar e Farejar), etc.

Espero que tenham gostado. Em breve colocarei mais fichas produzidas pelo Marcelo Groo para Zombicide. Aproveito e quero agradeço por tem permitido a divulgação de suas fichas e das regras produzidas por ele,

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