O Demogorgon, Príncipe Dos Demônios.

stranger-things-netflix-logo

Quem assistiu a série original da Netflix, Stranger Things, viu que um grupo de garotos se reuniam na casa de um deles, Mike, para jogarem RPG, mais especificamente Dungeons&Dragons. Entre as grandes ameaças da campanha elaborada pelo pequeno mestre estava um terrível monstro chamado Demogorgon, muito conhecido entre os jogadores de D&D. Entretanto para algumas pessoas ele foi apresentado pela primeira vez que desconhecem a história por trás dessa maléfica criatura. Vamos então conhecer um pouco mais sobre este monstro e como vc pode incluí-lo em sua campanha de RPG.

SURGIMENTO

Eldritch Wizardry.

Demogorgon surgiu pela primeira vez em 1976 nas páginas de Eldritch Wizardry, suplemento escrito por Gary Gygax e Brian Blume para a edição original do Dungeons & Dragons (D&D). Com 70 páginas ele foi o terceiro livro publicado como suplemento para o jogo original. Eldritch Wizardry introduziu novos conceitos ao jogo, como as classes de personagens psiônico e druida, além dos personagens demônios e seus senhores, Orcus e Demogorgon, como monstros a serem enfrentados pelos aventureiros.

Depois disso Demogorgon foi mostrado no Livro dos Monstros em 1977 como um poderoso demônio conhecido como Príncipe dos Demônios, um título auto-proclamado em virtude de seu poder e influência, reconhecido tanto pelos mortais quanto seus companheiros demônios. Ele governa uma camada abissal chamada Gaping Maw. Ele também é um dos maiores vilões da história do D&D. Depois disso ele aparece em todas as versões do jogo até a sua 5ª edição, com pequenas variações de estatísticas e poderes, mas mantendo o básico.

Demogorgon aparece também em alguns cenários do jogo, como em Dragonlance quando fez uma aparição no conto “A Stone’s Throw Away“, escrita por Roger E Moore. A história descreve Tasselhoff Pés Ligeiros inadvertidamente derrotando um mago malvado que tinha colocado temporariamente Demogorgon sob seu poder. Em Greyhawk, Demogorgon às vezes atende pelo nome antigo “Ahmon-Ibor“, ou “Besta Sibilante“. Ele é responsável por corromper o paladino Sir Kargoth transformando-o, e treze de seus companheiros Cavaleiros Protetores do Grande Reino em Oerth, nos primeiros Cavaleiros da Morte. O nome Demogorgon pode ter sido retirado de uma divindade pagã que já foi citado inúmeras vezes por escritores e estudiosos cristãos, como no livro “Paradise Lost” de John Milton.

APARÊNCIA

Demogorgon.

Demogorgon tem uma aparência no mínimo esquisita, com corpo de réptil, tentáculos como membros, cauda bifurcada e um par de cabeças de babuínos. Ele tem cerca de 6 metros de altura.

Ele é descrito assim:

“À primeira vista a figura gigantesca se assemelha a um babuíno de tamanho extraordinário, com um par de tentáculos longos no lugar de cada mão que projeta-se da parte traseira de seu corpo. No topo de sua forma repousa um par de cabeças ferozes, cada um possuindo caninos anormalmente longos, como dentes de sabre, pele marrom manchada com áreas de escamas verdes doentios, e cada par de olhos ardem com uma sanha que simboliza o conflito e ódio entre tanar’ri e obyrith.”

Demogorgon é na verdade dois seres fundidos num só, cada um representando uma de suas duas cabeças. A cabeça esquerda é Aameul, um tanar’ri, demônios caóticos que vivem no Abismo, que incitou a rebelião contra a rainha do caos e matou-a com a ajuda de Orcus e Fraz-Urb’luu. A segunda é Hethrediah, um obyrith, uma antiga raça de demônios anteriores aos tanar’ri, criado a partir do corpo da rainha que foi absorvida por Aameul. Elas lutam para dominar (e até matar) uma a outra, mas são incapazes de fazê-lo, pois são partes de um todo. Ele então se tornou um meio-tanar’ri, meio-obyrith, que ficou conhecido como Demogorgon.

PODERES

Estatísticas da 1ª Edição.

A lista de poderes do Demogorgon é grande, por isso irei listar apenas alguns mais importantes.

  • Ele pode hipnotizar até 100 criaturas com seu olhar com menos de 15 Hit Dice de vida sem teste de resistência!
  • A cabeça esquerda tem o poder do Cajado da Sedução.
  • A direita da cabeça pode causar demência, que dura 10-60 minutos.
  • Ele tem uma cauda bifurcada que drena 1-4 níveis das pessoas que bate!
  • Se ele acertar um alvo com seus tentáculos, um membro do corpo da vítima vai apodrecer em 6 rodadas, o que elimina de forma permanente 35% dos seus pontos de vida.
  • Ele tem todos os poderes psiônicos, 95% de resistência a magia e um parágrafo de habilidades similares à magia.
  • Demogorgon nunca sofre penalidades nas jogadas de ataque ao fazer um ataque total com todas as suas armas naturais. Uma vez por rodada, ele também pode adicionar o efeito de qualquer olhar de Aameul ou o olhar de Hethrediah, que muda o alinhamento do alvo, a um ataque corpo a corpo bem sucedido.

CULTO A DEMOGORGON

Demogorgon.

O culto a Demogorgon é pequeno em comparação com os de “verdadeiras” divindades, mas muito maior do que as da maioria dos demônios. Ele é adorado não só por seres humanos, mas também por criaturas aquáticas em forma de arraias conhecidas como ixitxachitlA maioria das pessoas que seguem Demogorgon são, em uma palavra, loucos, mas essa descrição é muito simples para a maioria dos membros de seitas demoníacas. Seus adoradores são estimulados por aquilo que acreditam serem práticas que irão torná-los mais próximos em sintonia com a vontade de Demogorgon, o que normalmente inclui o canibalismo ou rituais desagradáveis semelhantes.

Todos os demônios preferem morrer do que segui-lo, no entanto, foi para compensar esta falta de seguidores demoníacos que Demogorgon criou retrievers, sentinelas irracionais que seguem suas ordens e guardam sua fortaleza fielmente.

Os seguintes seres são alguns dos servos mais infames do Demogorgon:

  • Belcheresk foi um balor potente e mão direita de Demogorgon.
  • Major Enderan um demônio
  • Secretário-Geral de Guerra Gromsfed, o Drowned, chefe estrategista de Demogorgon.
  • São Kargoth, O Traidor, o primeiro cavaleiro da morte e um dos principais generais de Demogorgon
  • Kazuul o exarch de Demogorgon
  • Arcipreste Nulonga era um antigo adorador de Demogorgon
  • Rozvankee um pirata lich do sexo feminino e um dos melhores criadores de monstros a serviço de Demogorgon.
  • Severik um balor potente que comandou o pelotão de elite de guarda-costas de Demogorgon.
  • Tharak um clone ettin de Demogorgon e uma de suas melhores criações.

NOVA VERSÃO.

Devido ao grande sucesso da série Stranger Things, a editora Red Box, que publica o RPG Old Dragon, decidiu fazer a versão de Demogorgon para o sistema de jogo que pode ser baixado clicando AQUI.

EM CAMPANHA

Usar Demogorgon em uma campanha de D&D é mais que óbvio. O desafio seria usá-lo em uma aventura de outro sistema. Seria possível? SIM! Aqui vão algumas ideias.

MUNDO/CRÔNICAS DAS TREVAS

Demogorgon pra versão MdT.

Demogorgon é uma entidade demoníaca com adoradores espalhados pelo país. Eles raptam crianças e as devoram em rituais de canibalismo para se aproximarem espiritualmente de seu deus. Os jogadores fazem parte de um grupo que está atrás desse culto para acabar com ele. Alguns dos personagens podem ter tidos seus filhos raptados pelo culto e querem vingança. Usem as regras para a criação de cultos e grupos de caçadores presentes no suplemento Antagonistas do Mundo das Trevas, publicado no Brasil pela Devir.

Talvez a própria criatura pode ser invocada de vez em quando para nosso mundo pelo seus seguidores e ela rapte as crianças, como aconteceu na série. A proposta da campanha seria trazer essa criança de volta da dimensão do Demogorgon para nosso mundo, além de impedir que ele seja trazido de novo.

KULT

Os jogadores encontraram um antigo livro de RPG de um dos seus pais e o pegam escondidos para jogar. O jogo trás descrição de magias que devem ser feitas recitando palavras em latim. Essas palavras acabam acidentalmente (ou não) abrindo um portal para Metrópolis, os quais os personagens veem por relance. Isso será suficiente para que eles comecem a serem caçados pelo Demogorgon, que é uma das criaturas que tem a missão de servir como um dos nossos carcereiros na “Ilusão” que vivemos. A criatura agora irá persegui-los para aprisiona-los em Metrópolis e poder torturá-los, até que esqueçam o que viram e reencarnem outra vez. Os jogadores devem encontrar um meio de escapar do Demogorgon.

GURPS HORROR

Versão mais moderna.

O Demogorgon é uma criatura que é cultuado pela Cabal, sendo uma das “Coisas Que O Homem Não Deveria Saber Que Existem“, e que é trazido para o nosso mundo pelo culto e começa a provocar mortes em uma pequena cidade. A Cabal tem planos de usar o Demogorgon para ampliar seus poderes e o conhecimento sobre o oculto. Cabe aos jogadores impedir os planos dos cultistas.

GUERRA DOS TRONOS RPG

O Demogorgon é uma terrível criatura que existia no mundo antes da chegada dos primeiros homens. Agora ouve-se mais uma vez dizer que ele está retornando. Culto a esta criatura está se espalhando pelos 7 Reinos, e o rei Robert Baratheon decide enviar os jogadores para saber mais sobre esse culto e se possível prender os envolvidos. Talvez a resposta esteja além da muralha, entre os selvagens, ou então além do Mar Estreito.

CHAMADO/RASTRO DE CTHULHU

Os personagens são alunos, ou professores, da renomada Universidade de Miskatonic que pesquisam sobre lendas locais. Eles descobrem que existe na região uma lenda sobre o Demogorgon, na qual uma entidade leva embora para sua dimensão uma criança. Eles descobrem que coincidentemente crianças desaparecem da cidade de Arkham desde os anos 20 seguindo um padrão. Ao se aprofundarem mais na investigação eles descobrem haver um culto na cidade de adoradores do Demogorgon que facilitam e escolhem as crianças que vão desaparecer para protegerem as outras crianças.

MAIS INFORMAÇÃO

Para aqueles que quiserem mais informações sobre o Demogorgon eu deixo aqui alguns links, em inglês, que podem ajudá-los a saber mais sobre essa terrível criatura, e que podem sugerir ideias para suas aventuras.

https://dnd-wiki.org/wiki/Demogorgon_(3.5e_Monster) – Site com descrição de monstros de D&D edição 3.5

http://dnd.wizards.com/articles/features/demogorgon-prince-demons – Site oficial da Wizards of the Coast.

http://thecampaign20xx.blogspot.com.br/2015/05/dungeons-dragons-guide-to-demogorgon.html – Blog para campanhas de D&D.

7 pensamentos sobre “O Demogorgon, Príncipe Dos Demônios.

  1. Pingback: Mega Prosa | Ep. 06 - Stranger Things - Rota42

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s