Adaptação da WWII e Mythos de Cthulhu.

Por Gustavo Tenório.

A primeira quinzena de novembro trouxe boas notícias para os participantes do financiamento de Achtung! Cthulhu. A editora Modiphius liberou o pdf do Keeper’s Guide to the Secret War, equivalente ao livro do Guardião para o cenário que alia os Mythos de Cthulhu com a Segunda Guerra Mundial.

Com 289 páginas (90 a mais que o previsto inicialmente), Keeper’s Guide chama à atenção pela qualidade do texto; criatividade na criação de uma campanha que misture a história real, o misticismo que permeou o conflito e os Mythos de Cthulhu; e belíssimas ilustrações. O resultado é, possivelmente, o melhor suplemento já feito sobre a Segunda Grande Guerra para um rpg de horror.

Achtung! Cthulhu tem um concorrente direto, com temática parecida, World War Cthulhu, publicado pela Cubicle 7. Considerando a avaliação de dois feras no assunto, Marcos Poli e Luciano Giehl, que trataram sobre o conteúdo do livro AQUI, posso dizer que o material de Achtung! é muito superior.

Chris Birch e os escritores da Modiphius tiveram muito cuidado ao escrever o livro. Seguindo a mesma linha do Investigator’s Guide to the Secret War (que foi avaliado AQUI), o Keeper’s Guide inicia com uma linha do tempo mostrando fatos reais e a história secreta da Segunda Guerra Mundial (com marcações diferentes das do livro do jogador).

Organizações ocultistas como Ordo Novi Templi, Sociedade Thule, Ordem do Sol Negro e Fraternidade da Luz Interior são descritas no Keeper’s Guide, além de figuras ligadas ao sobrenatural como Harry Price, Otto Rahn, Dennis Wheatley e reverendo Montague Summers, caçador de seres sobrenaturais e tradutor da primeira versão para inglês de Malleus Maleficarum (o famoso livro do século XV, Martelo das Bruxas).

O livro permite flexibilidade aos Guardiães para que sejam desenvolvidas histórias utilizando os alemães como protagonistas e uma linha do tempo mostrando a ascensão de Adolf Hitler e do Terceiro Reich foi incluída no material. O detalhamento é tanto, que até uma tabela de conversão das patentes militares europeias e americanas também faz parte do livro.

Uma grande sacada da Modiphius foi criar unidades sobrenaturais para o confronto com os investigadores. Seres como o Die Toten e o Die Auserwählten são oponentes interessantes para o combate no front e demonstram a ligação nazista com os Mythos de Cthulhu (além de outras novas criaturas contidas numa espécie de “bestiário”). Artefatos e tomos exclusivos para a Segunda Guerra também foram inseridos e apresentam bons ganchos de aventura.

Um capítulo de destaque trata das figuras históricas que foram determinantes para os rumos da Segunda Guerra Mundial. Personalidades emblemáticas como Dwight Eisenhower, Winston Churchill, Charles de Gaulle, J. Edgar Hoover, Josef Goebbels, Heinrich Himmler e até Adolf Hitler tem uma pequena biografia incluída para auxiliar aos Guardiães que não estão muito familiarizados com o conflito.

A parte final do Keeper’s Guide traz uma extensa lista de livros, filmes e sites que podem acrescentar ideias aos mestres e jogadores que farão uso de Achtung! Cthulhu com cenário de campanha. O melhor é que os dois livros básicos serão acrescidos de suplementos direcionados para outros palcos da Grande Guerra, com os vindouros Eastern Front Guide, North African Guide e Pacific Guide (além das aventuras Shadows of Atlantis e The Assault on the Mountains of Madness).

A Modiphius produziu a campanha Achtung! Cthulhu para Call of Cthulhu 6ª edition, Savage Worlds, Fate e, num futuro próximo, Trail of Cthulhu/Rastro de Cthulhu (embora, quem financiou os livros para CoC  possa converter para Trail sem muito trabalho).

Infelizmente, ainda não existe previsão de venda direta dos livros básicos, que devem ser despachados para os participantes do financiamento coletivo até o final de dezembro. De qualquer forma, vale ficar de olho no site da Modiphius e acompanhar a liberação deste material que deverá ser referência para quem pretende iniciar uma campanha aliando Segunda Guerra Mundial e os Mythos de Cthulhu.

Deixe um comentário