Os Mythos na 2ª Guerra Mundial.

Por Gustavo Tenório.

Um dos períodos mais controversos e interessantes da história mundial, a Segunda Grande Guerra, recebeu poucos suplementos sobre o tema para aventuras de Call of Cthulhu e Rastro de Cthulhu.

Aproveitando esta lacuna, a editora Modiphius tem lançado produtos voltados para a investigação dos Mythos durante a Segunda Guerra Mundial. Depois da aceitação de sua primeira aventura – Three Kings (que ganhou a prata no Ennies nesta categoria), a empresa tem dado passos mais largos e realizou com sucesso um financiamento para a publicação de um cenário específico com dois livros principais e três suplementos cobrindo todo o conflito.

Enquanto a série principal não é publicada, a Modiphius lançou duas aventuras da série Zero Point: Three Kings e Heroes of the Sea; e um suplemento chamado The Trellborg Monstrosities, que dão um gostinho do que será a abordagem da Segunda Guerra pela empresa.

Ao invés de criar um sistema próprio, a Modiphius tem lançado os suplementos para os sistemas consolidados no mercado – Call of Cthulhu 6th, Savage Worlds e Rastro de Cthulhu. Basta comprar o pdf para seu grupo de jogo e baixa-lo.

Para os Guardiães e jogadores interessados no tema, segue uma pequena resenha das aventuras da série Zero Point.

Three Kings é uma aventura que se passa em 1939, em uma Checoslováquia recém invadida pelas forças do Terceiro Reich. Os personagens devem fazer contato com a resistência checa (os três reis do título), encontrar um agente infiltrado que tem informações sobre experiências nazistas numa cidade ao sul de Praga e, claro, impedir que as atrocidades continuem. Falar mais é entregar os segredos.

Pontos positivos:

– Apesar de parecer pequena (a aventura tem 40 páginas), Three Kings apresenta boas surpresas em seu desenrolar. O velho clichê de “nazistas realizando experimentos com um toque de misticismo” encaixa bem e deve ser bem divertido para os jogadores (não joguei a aventura ainda, mas ao ler, achei muito legal). 

– O suplemento tem vários mapas e handouts para auxiliar o Guardião na imersão dos participantes. 

– Informações e estatísticas de soldados nazistas, oficiais da Gestapo e da resistência checa. 

– Interessante perceber o interesse da autora em dar um embasamento histórico, incluindo figuras históricas reais na aventura, além de explicar rapidamente o processo de invasão alemão na Checoslováquia. 

Heroes of the Sea pode ser jogado de forma independente ou como sequência das ações da primeira aventura (se os personagens sobreviverem, claro). Situada durante os eventos da evacuação de Dunkirk em 1940, leva os jogadores para situações mais ligadas aos Mythos do que em Three Kings. 

A missão é muito parecida com a primeira. O grupo deve encontrar um agente infiltrado que tem informações sobre uma arma secreta nazista. Assim que souber o que é, devem localizar a arma e incapacitá-la. Mais uma vez, falar mais alguma coisa é entregar as inúmeras surpresas do suplemento.

Pontos positivos:

– Aventura com mais páginas (60), mais mapas, handouts e estatísticas de personagens.

– Novas habilidades (Artillery, Command, Cryptography, Demolitions, Heavy Weapons, Jury Rig, Scrounge e Strategy), novas magias e regras para uso e combate de veículos de guerra.

– Mais uma vez, a autora utiliza elementos históricos para criar os ganchos para aventura. Mesmo com ideias batidas (arma secreta que precisa ser encontrada e inutilizada), a pesquisa realizada dá um toque de realidade para o suplemento.

Advertisements

2 pensamentos sobre “Os Mythos na 2ª Guerra Mundial.

  1. Considero o período muito interessante para histórias envolvendo os Mythos.
    Tá na minha lista de campanhas a narrar uma história que envolva os universos de Lovecraft, Hellboy e Tannhäuser (boardgame).
    Parabéns pelo blog!
    É sempre muito inspirador!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s