Simulando O Super Bowl (Parte I).

Tom Brady levantando o troféu Vince Lombardi.

Que o Super Bowl é o maior evento esportivo do mundo, muitos já sabiam, mas agora os brasileiros começam a ficar sabendo disso também, principalmente depois que uma das maiores modelos do mundo, a brasileira Gisele Bündchen, se casou com aquele que vem sendo apontado como o maior jogador de futebol americano de todos os tempos, o Quarterback Tom Brady, e passou a atrair a atenção da mídia brasileira.

Brady tem 5 títulos do Super Bowl, o último conquistado a pouco menos de duas semanas, após uma virada histórica e fantástica do seu time, o New England Patriots, sobre o Atlanta Falcons, por 34 a 28 depois de estar perdendo por 28 a 3! Tom Brady foi decisivo na virada com passes precisos, comandando sua equipe para uma vitória incrível.

Com isso cada vez mais pessoas vem procurando saber sobre o futebol americano e suas regras, aumentando o número de fãs deste esporte apaixonante no país. Eu acompanho há muito tempo o esporte, e sou narrador de partidas de futebol americano válidas pelo campeonato brasileiro, tendo o prazer de já ter dividido a cabine de transmissão com o Everaldo Marques e o saudoso André José Adler durante a final do Torneio Touchdown entre o Vila Velha Tritões e o Vasco da Gama Patriotas, na Vila Belmiro.

O tabuleiro do Pizza Box Football.

Mas gosto muito também de jogar futebol americano no tabuleiro. Eu há três anos venho fazendo a simulação da final com um dos jogos de tabuleiro que tem como tema futebol americano, o Pizza Box Football. Os criadores do jogo distribuem todo ano uma ficha com as estatísticas dos times que vão para o Super Bowl para que os jogadores façam a simulação da grande final e enviem o resultado para eles. Nos anos anteriores o resultado virtual da minha simulação sempre foi diferente do resultado oficial, mas este ano eu tinha uma novidade: adquiri mais um jogo de tabuleiro de futebol americano, o 1st & Goal, e decidi fazer duas simulações, uma com cada jogo.

O 1st & Goal.

1st & Goal, entretanto, não é como o Pizza Box Football, que utiliza as estatísticas dos times profissionais da NFL, a liga profissional americana, usando ao invés disso as estatísticas de times fictícios. Para resolver este problema recorremos a um arquivo feito por um fã do 1st & Goal que simulou as equipes americanas comparando as estatísticas dos times profissionais com as versões fictícias, procurando encontrar a melhor combinação de dados para serem utilizados por cada time e assim poder criar todos as equipes da liga. Esse arquivo pode ser encontrado AQUI.

De posse desse arquivo decidi fazer primeiro a simulação do 1st & Goal. Chamei meu fiel companheiro de jogos, Waguinho, e fomos para o jogo. No cara ou coroa decidimos os times escolhidos por cada um. Ele ficou com Atlanta Falcons, de Matt Ryan e Julio Jones, e eu com o New England Patriots de Tom Brady. Vamos então comentar sobre a partida.

1º QUARTO

wp_20170214_22_28_50_pro

Waguinho, a esquerda, com os Falcons, e eu, a direita, com os Patriots.

Na primeira campanha ofensiva do jogo os Patriots, que começaram com a posse de bola, foram interceptados na altura do meio campo. Na jogada seguinte os Falcons conseguem chegar na redzone adversária, mas a defesa dos Patriots fala mais alto, saca Matt Ryan para uma perda de 7 jardas e depois força um fumble recuperado por ela. Os Patriots com a posse de bola faz um field goal na linha de 39 jardas, com o kicker Gostkowski abrindo o placar, 3×0.

A partida prossegue com as duas equipes se alternando no ataque, até que LeGarrette Blount, RB dos Patriots, comete um fumble recuperado pela defesa dos Falcons, que em seguida, com o ataque em campo, termina em touchdown de Julio Jones para a equipe de Atlanta, 7×3.

No ataque seguinte os Patriots, com uma jogada de screen pass, faz um touchdown de 51 jardas com James White virando a partida, mas Gostkowski erra o extra point, ficando 9×7 para os Patriots. Final do 1º quarto.

2º QUARTO

Os Falcons passam novamente a frente com uma campanha que termina em field goal do kicker Matt Bryant na linha de 12 jardas. Falcons 10×9. A partida prossegue até que os Patriots recebem a bola na linha de 19 jardas do seu campo após um punt dos Falcons. A campanha termina em touchdown de Amendola faltando 2 minutos para o fim do primeiro tempo e os Patriots passam de novo a frente, mas o técnico Bill Bellichick pede conversão de 2 pontos, que acontece com Chris Hogan, e os Patriots terminam o primeiro tempo na frente, 17×10.

3º QUARTO

A primeira campanha dos Falcons no terceiro quarto termina em um punt que coloca a bola na linha de 1 jarda dos Patriots, com Tom Brady tendo que sair do buraco. Mas a defesa dos Falcons “bicam” o RB James White dos Patriots, e forçam um safety, dando dois pontos para o time de Atlanta e a posse de bola na reposição. Patriots ainda na frente, 17×12.

No retorno o time de especialistas dos Falcons colocam o time na linha de 42 jardas do campo de ataque, e duas jogadas depois os Falcons fazem um touchdown com Julio Jones, colocando os Falcons novamente a frente, 19×17.

Com a posse de bola os Pats decidem correr, e James White se redime, fazendo uma corrida de 45 jardas colocando os Pats na redzone adversária. Um Read Option na jogada seguinte e LeGarrette Blount faz um touchdown, mas Gostkowski erra mais um extra point, deixando o placar 23×19 para os Pats. Final de 3º Quarto.

4º QUARTO

Entramos no último período do jogo e a indefinição sobre o campeão é grande! No retorno de bola os Falcons fazem uma jogada de corrida de 45 jardas para virar o jogo novamente com um touchdown de Devonta Freeman, mas a conversão de dois pontos falha e o placar fica 25×23 para os Falcons.

Faltando apenas dois minutos para o fim do jogo (oito cartas ofensivas) a campanha dos Pats termina na linha de 22 jardas e eles decidem ir para o field goal. Se fizerem passam a frente e ficam muito próximo da vitória, mas Gostkowski já errou dois extra points na partida. Ele caminha se posiciona e… ERRA!

Na jogada seguinte Matt Ryan é interceptado na linha de 34 jardas do campo de ataque e os Pats ganham uma sobrevida!! Agora é só gastar o tempo e chutar para a vitória, mas… Tom Brady também é interceptado após uma blitz da defesa dos Falcons!! A chance dos Pats agora é sua defesa forçar o ataque dos Falcons a cometer erro.

wp_20170214_23_05_05_pro

Final de jogo e vitória dos Falcons, 28 a 23.

A defesa dos Pats trabalha bem, para o tempo no relógio e deixa os Falcons em uma quarta descida para 8 jardas, e curiosamente o técnico dos Falcons mantêm o time de ataque em campo! Os Falcons armam uma jogada de passe, mas fazem um play action que consegue as 8 jardas necessárias!! Com isso os Falcons garantem a vitória, mas antes ainda fazem um field goal de 35 jardas com Matt Bryant, terminando o jogo 28×23 para os Falcons! Atlanta Falcons campeão do Super Bowl LI.

RESUMO:

A simulação do 1st & Goal também terminou com um resultado diferente do Super Bowl real, assim como aconteceu nos anos anteriores quando fizemos com o Pizza Box Football, mas foi tão emocionante quanto! A alternância no placar entre os dois jogadores, e os erros cometidos durante o jogo, deram uma emoção toda especial a partida. Fica agora a expectativa para a simulação que iremos fazer usando o Pizza Box Football, mas que será realizada durante o próximo encontro de jogos analógicos da Dungeon Capixaba. Assim que acontecer eu posto aqui também.

Se quiser saber como foi a simulação do ano passado, clique AQUI. Se quiser saber como foi a simulação de 2015, clique AQUI.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Simulando O Super Bowl (Parte I).

  1. Um jogo emocionante para as pessoas que tem coração forte, Um Super Bowl como deve ser várias reviravoltas, risos e muita diversão como todo BG deve ter.
    1ST&Goal um Jogo para todos amantes de Futebol Americano.
    Hahaha Eu Ganhei ,Ganhei ! XD

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s