O Super Bowl De Tabuleiro.

 

superbowl502

WP_20160227_16_13_25_Pro

Visão aérea do campo de jogo.

Entre os dias 27 e 28/02 foi realizado o 10º Encontro de Jogos Analógicos da Dungeon Capixaba, na praça de alimentação do Shopping Montserrat, em Serra/ES. Entre suas atrações aconteceu o 1º Board Bowl Capixaba, campeonato de futebol americano de tabuleiro usando o Pizza Box Football da On The Line Game Company, criado por Erik e Scott Smith, dois irmãos, fanáticos por futebol americano. O jogo é um dice game onde fichas estatísticas de cada time dão o resultado do rolamentos dos dados a cada jogada. A estratégia do jogo está em blefar contra o adversário sobre qual jogada seu time pretende executar no ataque para que ele pegue os dados errados para tentar bloquear a sua jogada com a defesa, e quando a situação se inverter que sua defesa seja capaz de interpretar corretamente a jogada de ataque do adversário e tentar impedi-la.

WP_20160227_16_13_29_Pro

Fichas personalizadas dos times disponível para downloads.

Eu já fiz um review do jogo aqui mesmo no blog quando participei do 10th Annual Prediction for the Big Game, no qual o site da empresa incentiva aos donos do jogo a simularem o Super Bowl de cada ano para saber se o resultado no tabuleiro bate com o resultado da vida real. Todo ano eles disponibilizam as fichas dos dois times que chegaram a final inteiramente grátis para serem baixadas no site, esperando que depois os jogadores postem os resultados e comentem como foi a partida. Quem quiser dar uma olhada como foi o resultado do ano passado clique AQUI.

Esse ano decidimos fazer mais do que somente a partida final, e resolvemos simular as finais de conferências e depois então fazer a grande final do Super Bowl. Começamos no sábado com Carolina Panthers x Arizona Cardinals, e Denver Broncos x New England Patriots. Vejamos como foram as partidas.

PANTHERS X CARDINALS

WP_20160227_16_13_56_Pro

Israel, a esquerda, Davi, de arbitro no meio, e eu na direita.

Pelo sorteio que fizemos eu fiquei com o Carolina Panthers e Israel Oliveira ficou com o Arizona Cardinals. A ficha do Carolina mostrava que a equipe era boa na corrida e com a defesa acima da média para evitar passes curtos. Já a do Arizona mostrava uma equipe equilibrada, sem nenhum destaque em particular, mas excelente na recuperação de bola em erros adversários.

O jogo começou complicado com os dois jogadores acertando as jogadas ofensivas adversárias e sendo capaz de bloqueá-las com suas defesas. Quando o ataque tinha uma boa oportunidade era a vez dos dados não colaborarem, e por isso o 1º Quarto do jogo terminou 0x0. No 2º Quarto o jogo melhorou um pouco e os Panthers abriram o placar com um field goal de 15 jardas, mas logo os Cardinals passaram a frente com um TD de corrida de 17 jardas, fazendo 7 a 3. Final de primeiro tempo.

WP_20160227_18_08_00_Pro

O choro dos derrotados.

No segundo tempo os Panthers começaram a apostar um pouco mais no jogo de passes longos e deu certo. Logo no início do 3º Quarto, com um TD de 32 jardas, os Panthers passaram a frente, mesmo o kicker tendo errado o extra point. O placar ficava 9 a 7. Ainda no final do 3º Quarto mais um TD de passe, dessa vez de 16 jardas, deixava os Panthers com uma boa vantagem de 16 a 7. O último e decisivo quarto mostrou um Cardinals nervoso tentando tirar a desvantagem no placar de qualquer jeito, enquanto os Panthers confiavam em sua defesa e faziam jogadas de corrida para gastar o tempo. Final de jogo Panthers na grande final, aguardando seu adversário que sairia do confronto seguinte.

Panthers: 23 corridas/183 jardas; 22 passes/13 completos/137 jardas/1 Int, 2TDs;

Cardinals: 25 corridas/136 jardas/1 TD/1 Fumble Perdido; 37 passes/15 completos/192 Jardas/1 Int/ 3 Sacks para perda de 12 jardas.

BRONCOS X PATRIOTS

WP_20160227_19_35_16_Pro

Waguinho, a esquerda, Fellipe de árbitro, e Marcelo a direita.

Pelo sorteio Waguinho ficou com os Broncos e Marcelo Santos com os Patriots. Essa partida teve muito mais emoção do que a primeira, até por conta das estatísticas dos dois times, principalmente dos QBs. Os Patriots eram bons no passe curto e sua defesa boa no pass rusher. Já a equipe dos Broncos era a única de todas que estavam nas finais que possuía uma estatística ruim em algum item, que nesse caso era nos passes curtos, mas em compensação sua defesa era melhor que os demais com as mais altas estatísticas de todos os times. Apesar de um certo equilíbrio quando começou o jogo a equipe de New England fez 14×0 rapidinho e terminava o 1º Quarto com uma grande vantagem. O primeiro TD veio de um passe longo de 24 jardas e o segundo após uma interceptação, retornada para TD, de 69 jardas! No 2º Quarto os Broncos diminuíram com um TD de 19 jardas, e foi para o intervalo com apenas um TD atrás no placar, terminando 14 a 7 para os Patriots.

WP_20160227_22_48_14_Pro

Tá tranquilo, tá favorável para os Broncos.

No 3º Quarto veio o empate da equipe de Denver com outro TD  de passe, dessa vez de 21 jardas, deixando tudo igual, 14 a 14. As equipes pouco tentavam jogadas de corrida e apostavam tudo em seus QBs, abusando das jogadas de passe. No último e decisivo quarto o jogo ficou doido e os Broncos fizeram 10 pontos em seguida, com um TD de 9 jardas e um FG de 17 jardas, mas os Patriots não desistiram e fizeram um TD de 15 jardas após um passe curto. O jogo ficava 24 a 21 para os Broncos e permaneceu com este placar até o final. Assim, como na vida real, Panthers e Broncos iriam fazer a grande final do Super Bowl no dia seguinte.

Broncos: 13 corridas/49 jardas; 28 passes/18 completos/239 jardas/2 Int/3TDs/5 sacks para -18 jardas.

Patriots: 6 corridas/24 jardas/1 Fumble recuperado; 37 passes/27 completos/325 jardas/2 Int/3TDs/3 sacks para -39 jardas.

PANTHERS X BRONCOS

WP_20160228_19_57_24_Pro

Marcelo, o árbitro, a esquerda, eu a direita, aguardando Waguinho.

A grande final foi disputada no dia seguinte, no domingo, no encerramento do evento da Dungeon Capixaba e atraiu atenção de outros jogadores sendo a partida mais emocionante de todas e digna da final!

Os Panthers, comandados por mim, começaram o jogo tentando estabelecer um jogo de passe, não tendo muito sucesso contra a defesa dos Broncos. Estes por sua vez não estavam conseguindo completar seus passes, apesar de enganar bem a defesa adversária. Então os Panthers mudaram sua tática e fizeram seu primeiro TD com uma corrida de 16 jardas ainda no 1º Quarto. No 2º Quarto as defesas tiveram mais sucesso sobre os ataques adversários as únicas pontuações no período vieram de field goals, um para os Panthers de 12 jardas, e outro para os Broncos de 25 jardas, terminando o primeiro tempo 10 a 3 para os Panthers.

WP_20160227_21_45_06_Pro

Começa do jogo.

O segundo tempo reservava muitas emoções para os dois times. Logo na primeira jogada dos Broncos no 3º Quarto, depois de um passe longo, a defesa dos Panthers rugiu mais alto e fez um TD de retorno após uma interpretação de 70 jardas, colocando 17 a 3 no placar. No seu ataque seguinte um outro field goal para os Panthers, dessa vez de 9 jardas, deixava o jogo 20 a 3. A impressão que se tinha ao início do 4º Período era que o jogo estava encerrado e era questão de tempo para terminar com a vitória dos Panthers. Então o improvável aconteceu.

Após um fumble cometido pelo RB dos Panthers, recuperado pela defesa dos Broncos, resultou em um TD de passe de 35 jardas logo no início do último período, deixando o placar 20 a 10. Na jogada seguinte, tentando estabelecer um jogo de corrida para gastar o tempo, os Panthers tiveram um punt bloqueado pelos time de especialistas dos Broncos e que se tornou um TD de retorno de 55 jardas, após a bola ter sido recuperada pelo time de Denver. O placar ficava perigosamente em 20 a 17, mas ainda com os Panthers em vantagem. Na sua jogada de ataque seguinte os Broncos conseguiram o impossível, e apos um passe de 58 jardas os Broncos faziam seu TD para virar o jogo e deixar o placar 24 a 20!

WP_20160228_21_56_05_Pro

Final vitória dos Panthers e Waguinho com cara de poucos amigos.

Faltavam apenas 3 minutos para o fim do jogo e os Panthers começam a provável última campanha ofensiva do jogo. Alternando passes curtos, com jogadas de corrida, os Panthers chegam a linha de 12 jardas adversária, mas não conseguem um grande avanço nas 3 primeiras jogadas, faltando 6 jardas para permanecer no ataque ou devolver a bola para os Broncos, o que selaria o resultado final do jogo. Agora era tudo ou nada. 4ª descida, faltando 6 jardas. O resultado da jogada da defesa deu uma penalidade para o rolamento de dados do ataque e ainda fazia o QB dos Panthers sair do pocket. Passe curto feito, de 8 jardas, completo! Panthers permanecia com a bola a 4 jardas para a área de TD! Na jogada seguinte um novo passe curto deixa os Panthers na frente após um TD. 27 a 24!

Faltando perto de 1 minuto os Broncos iriam para a campanha decisiva, sem tempo para pedir no relógio, já tinham gasto todos seus time outs, e com sua campanha começando na área de 20 jardas do seu campo! Um passe de 40 jardas já deixava os Broncos no campo adversário e com outro passe de 17 jardas os Broncos ficavam na área de field goal, podendo empatar o jogo e levá-lo para a prorrogação. Mas a vontade de ganhar era grande e o técnico dos Broncos tentou um passe para TD para vencer o jogo. Então a defesa dos Panthers falou mais alto e um sack para -7 jardas deixava os Broncos mais distantes de tentar um FG. A solução foi tentar mais um passe para TD que foi interceptado pela defesa dos Panthers na linha de 1 jarda! Depois foi só os Panthers ajoelharem para comemorar o título do 1º Board Bowl!

Super_Bowl_logo.svgPanthers: 36 corridas/135 jardas/2 fumbles, 1 recuperado/1 TD; 31 passes/18 completos/188 jardas 1TD/QB Run 2 jardas.

Broncos: 21 corridas/98 jardas; 39 passes/17 completos/351 jardas/2TDs/1 Int/ 4 Sack para -22 jardas.

O torneio foi bem legal e já estamos pensando no próximo e quem sabe em até uma liga! Em breve traremos mais notícias.

Anúncios

5 pensamentos sobre “O Super Bowl De Tabuleiro.

  1. Parabéns pela matéria cheia de emoção, ainda digo para o pessoal que ainda tem medo de jogar o Pizza Box Football mas gosta do esporte fica a dica para assistir um jogo e ver como é Emocionante uma partida deste jogo.
    Hail Mary rolou nesse jogo!
    Nota: Este jogo foi melhor que a final do SB original , não acredita?
    Passe na Dungeon Capixaba e pergunte aos espectadores!

    • Nossa! Muito emocionante mesmo….
      O resultado ficou bem proximo do dado pelo Madden para esse ano. *Pena que na real foi tão diferente. Parabéns a todos o jogdores!

      *Não tão doloroso quanto poderia ser, pq foi o Denver de Peyton Manning.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s