Metamorfos Nas Crônicas Das Trevas (Parte I).

 

crc3b4nicas-das-trevas-logo

As Crônicas das Trevas, da Onix Path, antigamente chamado de Novo Mundo das Trevas, para diferenciar do antigo cenário da White Wolf (Vampiro: A Máscara, Lobisomem: O Apocalipse, Mago: A Ascensão, entre outros) possui muitas criaturas que desafiam a lógica humana. Entre elas a mais intrigante, e que atrai mais a atenção dos jogadores, é sem dúvida a dos Metamorfos. Homens e mulheres capazes de mudar de uma forma humana para uma forma animal, ou até mesmo de insetos.

Um post publicado esta semana no grupo de discussão do cenário no Facebook, feito por um dos seus membros, me fez querer fazer um artigo sobre estas misteriosas criaturas. O post comentava sobre os suplementos “Changing Breeds” e “Skinchangers“, ambos da chamada “Linha Azul” do Novo Mundo das Trevas, que descrevem esses Metamorfos e sua sociedade. Vamos então destrinchar um pouquinho sobre essas criaturas e sua participação nas Crônicas das Trevas.

51e42xat9tl-_sx378_bo1204203200_Changing Breeds” é um suplemento stand-alone (ou seja, pode ser usado sozinho) que nos apresenta os Ferals, Metamorfos como os Urathas (Lobisomens), mas que não compartilham das mesmas regras de criação da prole do Pai Lobo. Existem vários tipos de Metamorfos, inclusives outros Lobisomens além dos Urathas, mas estes não possuem qualquer conexão com Luna, sendo conhecidos como “Wolfkin” ou “Vagrr“.

O Nahual é o espírito animal que governa um Feral. Ele vem de uma palavra azteca que significa “alma da sombra animal” e às vezes é usado para se referir aos Ferals em geral, mas descreve com mais precisão o totem que cria o vínculo entre Animal e Homem em um Feral. Isso faz dos Ferals muito próximos dos Urathas por serem também feitos de carne e espírito.

imagesOs Ferals possuem uma série de raças diferentes, e dentro delas várias espécies. As raças não são como as tribos dos Uratha, ou até mesmo como os clãs dos vampiros, mas em vez disso são afiliações muito mais frouxas de espécies que estão relacionadas tanto na perspectiva quanto através de seus parentes animais. As espécies da mesma raça podem se dar muito bem umas com as outras, lutar amargamente entre elas ou ter pouco ou nenhum conhecimento mútuo, dependendo das histórias específicas destas raças. Existem nove raças conhecidas:

  • Bastet: Nomeados assim devido a deusa egípcia com cabeça de gato, esses Ferals são encontrados em formas desde simples gatos até tigres magnificos.
  • Land Titans: O mais raro, mas o mais poderoso metamorfo, esses elefantes e rinocerontes parecem mais como deuses em extinção do que seres mortais.
  • Laughing Strangers: Raposas, lebres, coiotes, guaxinins e gambás. Trapaceiros, ladrões, lindos, excêntricos. . .
  • The Pack: Wolfkin, cão-folk, hienas e wolverines.
  • Macacos reais: Macacos, gorilas e coisas semelhantes a homens. Apesar do seu estereótipo brutal, essas bestas desconfortavelmente semelhantes a homens incluem Místicos sagazes.
  • Spinner-Kin: Povo-aranha. A Grande Mãe Aranha tece sua teia em todo o mundo, e enquanto seus filhos parecem bastante sinistros, eles criam os mais belos designs imagináveis.
  • Ursara: De tímidos a ferozes ursos, esses werebears possuem uma potente medicina e uma fúria assustadora.
  • Wind-Runners: Cavalos, alces, cervos e outras criaturas magras e rápidas. Misturam graça, velocidade e força com astúcia humana e um desejo de liberdade.
  • Wing-Folk: Pássaros e morcegos. Metamorfos que tem suas asas estendidas para o céu aberto.

AnanasiAlém disso eles devem possuir um Acordo. O acordo de um Feral é um arquétipo, onde seu instinto humano e instinto animal se conectam, um terreno comum que ambos os lados de sua alma podem concordar. Eles muitas vezes enfatizam os papéis sociais e fornecem um sentido de propósito para os ferals além dos desejos superficiais de seu eu animal e mente humana. Existem cinco diferentes acordos:

  • Den-Warder: Leal, provedor, protetor.
  • Heart-Ripper: Feroz, voraz, implacável.
  • Root-Weaver: Inteligente, inventivo, imaginativo.
  • Sun-Chaser: Errante, apaixonado, complicado.
  • Wind-Dancer: Volúvel, inquisidor, estranho.

Assim como os lobisomens, a condição Feral não é contagiosa e os Ferals possuem três formas que podem adotar, onde essas formas são equivalentes a Hishu , Gauru e Urhan do Uratha.

  • Man-Guise: A forma humana é geralmente indistinguível dos seres humanos, exceto por algumas características animais. Wereracoons pode ter círculos mais escuros sob seus olhos, wererhinos pode ter narizes grandes e proeminentes, weremice pode ter olhos rápidos e ardentes, etc.
  • War-Beast: É uma forma híbrida que permite aos ferais serem brutalmente efetivos e violentos, destruindo inimigos com preas, garras e lâmina maciça. A forma War-Beast só pode ser mantida por um período limitado, e determinada pela vantagem Feral Heart do personagem.
  • Besta Primordial: A expressão plena do Eu Animal é uma versão maior do animal. A forma da Besta Primária pode ser mantida sem limites, ao contrário da forma War-Beast, mas o personagem corre o risco de se perder no Animal, mantendo-se muito tempo.

Existem outras formas menos comuns, semelhantes a Dalu e Urshul entre lobisomens.

  • Throwback: Mais animal que o Man-Guise, esta forma é mais pesada e mais forte que um humano e se assemelha a um homem de caverna bestial. Esta forma pode passar por um ser humano em luz fraca seja claramente outra coisa.
  • Dire Beast: De volta aos dias primordiais do mundo, quando os animais eram fortes e perigosos, esta forma evoca uma união mais animal e mais perigosa da alma humana e animal. Não será confundido com um membro normal de uma espécie e aterroriza a maioria dos humanos.

Uma determinada espécie Feral tem alguma combinação dessas formas, mas geralmente não todas. Isso é algo que os diferencia dos lobisomens.

f50a8e194deba29139e395e352888ee7Enquanto os lobisomens são protegidos pelos efeitos do Aluamento, os Ferals são protegidos por um efeito conhecido como Delusion que evita que os humanos reconheçam a natureza sobrenatural dos ferals. Os seres humanos são afetados por Delusion quando testemunham um feral na forma de War-Beast, Throwback, Dire Best ou quando vêem uma mudança feroz de uma forma para a outra. Ao contrário de Lunacy, no entanto, esse efeito requer um rolamento da testemunha (Raciocínio + Auto-Controle – Feral Heart do Feral) que pode ser afetado pelos Aspectos dos Ferals (algo como vantagens sobrenaturais dos Ferals). Não importa a força de vontade humana, eles podem ser completamente superados pelo medo ou superar os efeitos. Falhas neste teste geralmente significam que a pessoa racionaliza o que viu e esquecerá o sobrenatural, de modo semelhante ao aluamento.

Acredito ser um suplemento muito interessante, independente do cenário das Crônicas das Trevas escolhido por Mestres e jogadores, que permite usar uma variedade enorme de Metamorfos, adicionando muitas ideias e novos desafios para os jogadores em suas aventuras. Quem quiser baixar a ficha para montar um Feral clique AQUI e será direcionado para a página da ficha.

No próximo artigo irei falar sobre os Skinchangers, ou “Troca Peles”, como são conhecidos estes Metamorfos nas Crônicas das Trevas, e o suplemento que nos conta sobre eles. Até lá.

Obs: Esse artigo usou uma tradução livre do artigo “Changing Breeds” do blog White Wolf Wiki.

Deixe um comentário