Full Metal Alchemist – Adaptação E Aventura Completa Para ECM.

351147-full_metal_alchemist_logo

Fullmetal Alchemist é uma série de mangá escrita e ilustrada por Hiromu Arakawa baseada em um universo no qual a alquimia é uma das mais avançadas técnicas científicas conhecidas. A série conta a história dos jovens irmãos alquimistas Edward e Alphonse Elric, moradores da vila de Rizenbul. que querem restaurar seus corpos após uma desastrosa tentativa de trazer a mãe falecida de volta à vida através da alquimia.

A alquimia é uma ciência na qual se compreende a estrutura da matéria para que se possa, então, quebrá-la e reconstruí-la. No entanto, por se tratar de uma ciência, a alquimia também é regida pelas leis da natureza: cria-se algo com determinada massa apenas a partir de outro objeto com massa semelhante (princípio da troca equivalente), utilizando-se, para isto, de um círculo de transmutação. Não se pode criar algo do nada, é preciso que alguma outra coisa seja sacrificada neste processo.

Full_Metal_Alchemist_by_digitalninja

Os irmãos Elric.

Além da lei da equivalência, a alquimia possui dois grandes tabus que não devem, de forma alguma, ser violados: é proibido transformar qualquer metal em ouro e, o tabu dos tabus, não se deve tentar, em hipótese alguma, a transmutação humana… em outras palavras, tentar criar um corpo humano para recuperar a alma de alguma pessoa já falecida. Sem pensar nas conseqüências, Edward e Alphonse tentam realizar uma transmutação humana para trazer a mãe falecida de volta do mundo dos mortos. O experimento, uma das seqüências mais arrepiantes já vistas em um anime, se transforma em um completo fracasso e, para completar, ainda cobra um preço altíssimo dos dois irmãos. Edward perde uma perna, e Alphonse, todo o corpo. No desespero para salvar seu irmão mais novo do desaparecimento completo, Edward fixa a alma de Alphonse com seu próprio sangue em uma armadura que estava próxima. O preço a pagar? Seu próprio braço direito. Edward passa a utilizar próteses mecânicas conhecidas como “auto-mails”, ligadas diretamente ao sistema nervoso do usuário, enquanto Alphonse se tranforma em um ser humano sem corpo, uma armadura ambulante e falante mas sem nenhum conteúdo palpável. Os irmãos Elric decidem que tentarão recuperar o que perderam e, para isto, saem pelo mundo em busca da lendária Pedra Filosofal, a qual permitiria ao usuário a realização de qualquer tipo de transmutação sem a necessidade de respeitar o princípio da troca equivalente. Se conseguirem colocar as mãos na Pedra, objeto cuja existência é colocada em dúvida por muitos especialistas, talvez Edward e Alphonse possam recuperar, respectivamente, os membros e o corpo perdidos.

O mangá foi licenciado no Brasil pela Editora JBC em 2007, que o publicou, diferentemente da versão original, em 54 volumes. A primeira versão do anime, foi dublada pelo estúdio Álamo para a transmissão no Brasil, e em 2005 a série começou a ser exibida no Animax, terminando sua exibição em 2006, mesmo ano em que passou a ser transmitido no bloco TV Kids da Rede TV! Sua sequência foi disponibilizada no site do SIC Radical a partir de 2010, com o áudio original e legendas em português, enquanto no Brasil foi exibida pelo Sony Spin em 2011.

Recentemente no Rio de Janeiro aconteceu um encontro chamado RPG Urnano no qual o mestre Jorge Valpaços adaptou os personagens da série para o sistema de Este Corpo Mortal. Publico aqui suas fichas e também a aventura narrada por ele durante o encontro.

Introdução

A aventura toma por base o a adaptação de FullMetal Alchemist para Este Corpo Mortal, disponível na revista Retropunkers #4. As adequações relacionadas às fichas de personagem dos protagonistas, alterações na Ficha-Tema e demais alterações, relacionam-se com a aventura, que ocorre após o término do mangá/série FMA Brotherhood.

Ficha-Tema

(deve ser lida brevemente no encontro e poderá ser modificada através do uso de marcadores de magia)

Tom

  • Cenário sobre Alquimia prática, com ar científico, porém realista;
  • Baixo teor de investigação, alto nível de ação;
  • Leve tom de humor, focado no comportamento humano.

Cenário

  • País (Amestris) com conflitos latentes prestes a explodir, interna e externamente;
  • Sérios problemas na política internacional em virtude de pretensões militaristas de Amestris;
  • Alquimia como foco das relações de poder;
  • Governo de Amestris comandado por uma elite militar;
  • Busca do reequilíbrio das relações internacionais;
  • Reestruturação do país destruído por guerras intestinas;
  • Políticas de promoção social de minorias perseguidas (ishvallianos);
  • Fronteiras: norte – Dracma, sul – Aerugo, oeste – Creta, leste – deserto e Xing. Ver mapa 1;
  • Divisão política – Ver mapa 2*.

O sobrenatural

  • A alquimia (magia) pode ser praticada por qualquer pessoa disposta a estudar;
  • A alquimia consiste na compreensão, decomposição e reconstrução de algo;
  • A alquimia é tratada como ciência, não extrapolando as leis mais fundamentais das ciências naturais;
  • Axioma: lei da troca equivalente;
  • Tabus: transmutação humana; sintetização de pedras filosofais; criação de metais preciosos (geram inflação).

Nível de Magia e demais marcadores

Média Magia – 4 marcadores para cada jogador. Para o moderador, 4 marcadores + 1 para cada 2 jogadores.

Reserva de poder do moderador – 1 + 1 para cada jogador.

Construção de Personagens

Todos personagens, com excessão de May Chang, são veteranos: 11 pontos para Capacidades, 9 pontos para Aptidões, 5 para Paixões e 3 pontos de Poder. May Chang, por ser novata, possui 10 pontos para Capacidade, 7 pontos para Aptidões, 5 para Paixões e 5 pontos de Poder. A distribuição de pontos será dada no dia do jogo, a fim de que os jogadores personalizem suas personagens, porém as Aptidões e as Paixões já estarão previamente distribuídas.

Situações de conflito

  • Guerra entre potências estrangeiras e Amestris;
  • Sobrevivência da população em virtude da sintetização de pedras filosofais;
  • Conflitos sociais em um país com conflitos internos ainda não totalmente resolvidos.

Vilões

  • Alquimistas dissidentes; forças de outros países; quimeras; homúnculos.

Resumo da Aventura

Ações terroristas começaram a desestabilizar a ordem na Cidade Central, capital de Amestris. Sequestros, quimeras sintetizadas e… PEDRAS FILOSOFAIS?! Os irmãos Elric receberão a ajuda de Ling Yao, May Chang e Olivier Mira Armstrong para encontrar a solução para este caso. Trata-se de uma aventura one-shot, pensada para um evento/convenção, ou seja, com a duração máxima de 4 horas.

Eventos – Favor não ler caso queira jogar, obviamente

Mapa 1 - Mapa de FMA

Mapa de localização de Amestris.

Fluxograma das Cenas (Mapa de eventos)

Cena 1 – Festividades em Amestris

“Nobres cidadãos de Amestris, estamos aqui comemorando mais um aniversário de nosso país. E, para provar nossa nova fase de paz interna e externa, convidamos todos os líderes dos países fronteiriços! Vamos dar as boas vindas ao Príncipe Claudio de Aerugo, ao Imperador Ling Yao de Xing, aos Conselheiros da União Federativa de Creta e à família real de Drachma.”

Esta fala é feita do alto de uma grande estrutura montada no centro da cidade central. Roy Mustang, o alquimista das chamas e novo Fuher de Amestris é aquele que se comunicando do alto de um grande palanque. Sua voz é amplificada por amplificadores transistorizados. Caixas de som estão sobre os postes da cidade e o clima de festa é contagiante. Afinal, foram meses aguardando essa grande festa de acolhimento. Já é possível ver ishvallianos junto à amestrinos sem muitos problemas. Ling está junto aos demais chefes de Estado, já os demais personagens progonistas estão em um camorote logo acima.

Em meio às festividades os jogadores possuem sua ação livre individual: como cada um está se sentindo? Interajam livremente e explorem o cenário. O moderador pode criar quaisquer diálogos, conflitos simples e explicar as regras de ação fora de conflitos, bem como outros detalhes de Este Corpo Mortal durante essa esta.

Em meio à festa duas grandes explosões são ouvidas. Dois focos de incêndio começam: um na direção Norte e outro na direção Oeste. Caso haja dúvidas sobre o território, esclareça que há províncias de Amestris nas 4 direções, sendo que cada uma possui uma capital. O norte faz fronteira com Drachma e oeste com Creta.

As explosões ocorrem novamente. A população começa a gritar. O próprio Fuher coloca os líderes em sitação de segurança, escoltados pelos melhores soldados. Ele irá sair e propõe a divisão entre os jogadores. Para onde vocês vão? Para o Norte ou para o Oeste? O grupo de protagonistas segue por uma direção, enquanto Hawkeye, o Fuher e demais personagens irão para o outro caminho.

Caso queira, estimule o conflito entre os jogadores que querem ir em direções opostas para simular uma situação de conflito social, adensando a imersão no sistema de ECM.

Mapa 2 - Amestris - Mapa político

Mapa de Amestris e suas localizações.

Cena 2 – Explosões na direção da cidade do Norte

Seguindo para o norte, as explosões vão aumentando. Parece que há várias bombas colocadas. Prédios começam a ruir. Há muitos civis em perigo. Eles precisam da ajuda de vocês!!!

CONFLITO

Cidade em chamas! (8 marcadores de Ação)

  • Força: 4; Graciosidade: 4; Sagacidade: n/a; Vontade: n/a
  • Explosões flamejantes 3; Civis em Perigo 3; Desmoronamentos 4 (todas Aptidões sobrenaturais)

Estratégia

Civis em perigo + Graciosidade para ataques psicológicos

Explosões flamejantes + Graciosidade/Força

Resolução: Qualquer resolução abaixo de +5 ocasiona a morte de 1 civil. Caso todos superem o conflito, a chama se extingue, subindo um forte cheiro de queimado e cinzas.

Investigação: Testando Sagacidade + alguma aptidão para encontrar pistas e superando 8 (Problema Complicado em ação fora do Conflito) para encontrar alguma pista após o conflito, encontram um vestígios de material utilizado para criação de bombas e um endereço anotado… o endereço do Quinto Laboratório! (Cena 4). Caso não consigam superar 8 ou não desejam investigar a cena, podem ser conduzidos ao outro foco de explosões para terem mais informações (Cena 3)

Cena 3 – Explosões na direção da cidade do Oeste

Alphonse Elric - desenho

Alphonse Elric.

As explosões ocorrem em uma casa que aparenta estar abandonada, mas… assim que vocês se aproximam são atacados por armaduras vivas, como o Alphonse no passado!

* Obs, se os protagonistas vieram da Cena 2, Hawkeye, Roy Mustang e os demais reforços do exército se preocupam em salvar a população das cercanias que está sendo atacada. Eles falam para vocês seguirem em frente. Nota para intepretação do Fuher, não se esquecer de chamar Edward Elric de “O… do aço!” (a dublagem eternizou a expressão). Utilizar expressões do universo FMA.

CONFLITO

Armaduras Vivas (1 marcador de Paixão // 7 marcadores de Ação)

  • Força: 4; Graciosidade: 2; Sagacidade: 2; Vontade: 3
  • Brutais 3; Mente Vazia 3; Assassinas 4
  • Ódio: Todos aqueles que possuem um corpo! 5

Estratégia

Força + Brutais (ou Assassinas); Graciosidade + Assassinas -> Ataque ou defesa físicas.

Sagacidade + Mente Vazia; Vontade + Assassinas -> Ataque ou defesas mentais.

Resolução: Derrotando essas espécies de guarda-costas, possuem acesso a casa… (Cena 5).

Cena 4 – O Quinto Laboratório

Edward Elric - desenho

Edward Elric

Os protagonistas, ao chegarem no Quinto Laboratório, deparam-se apenas com as ruínas, já que o mesmo foi demolido/explodido durante os acontecimentos do período de governo do Fuher King Bradley. Revirando as Ruínas (Força + Capacidade x dificuldade 5 – trabalhosa) ou buscando rastros e pistas externas (Sagacidade + Capacidade x dificuldade 6 – difícil) é possível identificar uma espécie de alçapão, algo recentemente construído.

Descendo o alçapão, eles se deparam com Quimeras reptilianas! (número igual ao número de jogadores)

CONFLITO

Quimeras reptilianas (2 marcadores de Paixão // 7 marcadores de Ação)

  • Força: 3; Graciosidade: 3; Sagacidade: 2; Vontade: 3
  • Treinamento militar 3; Artistas Marciais 3; Educação formal em Aerugo (fazer sotaque sotaque) 3
  • Dever: Cumprir o plano de Lottar Nielsen 3
  • Amor: Aerugo e Guerras 2

Estratégia

Força + Artistas Marciais; Graciosidade + Artistas Marciais -> Ataque ou defesa físicas.

Vontade + Treinamento militar; Sagacidade + Educação formal em Aerugo -> Ataque ou defesas mentais.

Resolução: Derrotando as quimeras, descobrem que trata-se de um plano de Lottar Nielsen, um alquimista que investigou secretamente tudo o que aconteceu em Amestris e decidiu revelar o poder das pedras filosofais e dos homúnculos ao príncipe de Aerugo, que está apenas como um fantoche no cerimonial. Aerugo deixaria de ser a menor nação e, com o conhecimento da Alquimia de Amestris, dominaria todos os países! O ataque verdadeiro ocorrerá na noite de hoje. Vidas humanas estão sendo ceifadas em vários pontos da cidade central, a fim de sintetizar os homúnculos! Uma quimera começa a fugir, seguindo em direção do que seriam os mais fortes. O Quinto Laboratório era apenas um local de reunião, um QG em que todos estavam se organizando há tempo antes desse grande levante. E as quimeras foram sintetizadas por Lottar, provando a real evolução da espécie humana!

Seguindo a quimera, chegarão à Cena 7, caso busquem saber mais sobre Lottar Nielsen, descobrirão onde é o laboratório ilegal do alquimista.

Cena 5 – A casa do misterioso alquimista…

Ling Yao - desenho

Ling Yao.

Chegando à casa, identificam alguém saindo pela portas dos fundos e entrando em um carro, saindo com a máxima velocidade. Se buscarem mais informações (Sagacidade + Capacidade x dificuldade 6, e depois Vontade + Capacidade 7), descobrirão que se trata de um estudo sobre a fabricação de pedras filosofais (apenas alquimistas podem descobrir isso, os demais observam apenas um plano de extermínio de cidadãos).

Resolução: Todos notam que as Armaduras Vivas estão se dirigindo aos pontos de explosão e começaram a recolher o sangue de uma forma muito macabra. Há informações que “outros amigos” que trabalham para o plano estão em um determinado endereço… o extinto Quinto Laboratório (Cena 4).

Repentinamente, gritos da população são ouvidos. Todos apontam para o céu, alguns não conseguem encarar a verdade. O sangue dos mortos com os ataques terroristas que foi colhido pelas Armaduras Vivas começa a flutuar pelos céus de Amestris, indo para uma direção diferente da do Quinto Laboratório. (Cena 7)

Cena 6 – Um novo laboratório ilegal, o conflito com Lottar Nielsen

May Chang - desenho

May Chang.

Um prédio branco, limpo. Uma companhia comercial. Um entreposto de importações dos produtos de Aerugo, anexa ao Consulado do país. Esta construção opulenta emana um forte desequilíbrio sentido pelo povo de Xing. Vazio, escuro e temeroso, repleto de corpos-experiência  pelo chão. Esta é a bizarra base de Lottar Nielsen, o alquimista que deseja reviver a maldição das pedras filosofais e dos homúnculos…

Entrando nas dependências, vocês se deparam com Lottar terminando de efetuar um círculo de transmutação. Aliás, é apenas uma parte do círculo. O que ele deseja?

CONFLITO – Lottar Nielson – O alquimista espião de Aerugo  (2 marcadores de Paixão // 7 marcadores de Ação)

  • Força: 1; Graciosidade: 3; Sagacidade: 4; Vontade: 2
  • Treinamento militar 3; Alquimista 3; Automail (arma de fogo no braço) 3; Portão da Verdade 2
  • Dever: Cumprir o plano 3
  • Amor: Aerugo e Guerras 2

Estratégia

Graciosidade + Treinamento Militar; Graciosidade + Automail -> Ataque ou defesa físicas.

Usar Alquimia + Automail + Portal da Verdade -> Exatamente como Edward Elric fazia.

Vontade + Treinamento militar; Sagacidade + Alquimista  -> Ataque ou defesas mentais.

Ao ser derrotado, Lottar revela que não atingiu a perfeição na sintetização de almas humanas. Ele transmutou seu parceiro de laboratório em Aerugo para criar a primeira pedra filosofal. Assim, perdeu seu braço e conheceu o Portal da Verdade. Agora ele revela que o sangue dos civis sacrificados está fluindo na direção do que será o primeiro “novo homúnculo”, que é apenas um reflexo da sua própria vontade, e não um homúnculo de verdade. Ainda não foi dada a completa autonomia para os homúnculos, há apenas um reflexo passional das reais intenções, no caso, do príncipe Claudio!

Nota: Vencer mentalmente um conflito com o Príncipe Claudio destroi o homúnculo, revelado na cena 7, mas os jogadores deverão agir sozinhos para isso, não deve-se dar a pista claramente de forma simples aos jogadores. O príncipe Claudio está na cena 1 será simples levá-lo (escoltado) até a cena 7, onde o homúnculo está.

Cena 7 – O retorno dos homúnculos – Ganância!

Olivier Mira Armstrong - desenho

Olivier Mira Armstrong.

No centro de um grande círculo de transmutação previamente acionado, uma forma de vida bizarra é formada. Uma espécie de verme disforme que vai tomando a forma humana. Ganância, o homúnculo, renasce!

Vocês estavam esperando meu retorno triunfal! Então aqui estou. Vou acabar com todos vocês, pois todo o mundo é meu! Amestris me pertence! Drachma me pertence! Creta me percente! Aerugo, ah, Aerugo já meu há muito tempo!!!!

Aí está uma boa pista para associar Ganância ao Príncipe Claudio de Aerugo. Mas, se eles não tiverem essa pista antes, terão de combater o homúnculo antes de buscar o Príncipe.

Obviamente lutar contra Ganância não será fácil sem pistas necessárias de Lottar Nielsen, o alquimista espião. Caso os jogadores cheguem até este conflito sem terem passado pela Cena 6 e perderem sem serem completamente arrasados (- 5 na resolução dos conflitos, fracasso miserável), poderão fugir e investigar melhor, chegando à Cena 6. Obviamente todos que tiverem fracassos miseráveis no conflito estarão “fora de jogo” até que interpretem seu “retorno”.

CONFLITO: Ganância! (1 marcador de Paixão // 7 marcadores de Ação)

  • Força: 4; Graciosidade: 4; Sagacidade: 4; Vontade: 3
  • Artista Marcial 4; Escudo Supremo 4; Humúnculo 5; Portão da Verdade 3
  • Amor: O MUNDO ME PERTENCE!!!!!!!! 5

Estratégia

Graciosidade + Artista Marcial; Força + Escudo Supremo -> Ataque ou defesa físicas.

Força + Homúnculo; Vontade + Portão da Verdade -> Ataques ou defesas alquímicos.

Sagacidade + Homúnculo -> Ataque ou defesas mentais.

Resolução: Amestris tem seu pior pesadelo, a sintetização de pedras filosofais, terminado. Mas… se o segredo dos tempos de King Bradley vazaram, quantos serão os que o possuem em todo o mundo? Como ficará a organização social de Aerugo, agora que seu Príncipe está sob corte marcial, por apoiar os atentados terroristas? Drachma começou a se movimentar para anexar Aerugo ao seu território, movimento seguido por Creta, a mais jovem nação da região. Será a hora de Xing e Amestris cooperarem para impedir um grande confronto de proporções nunca antes vistas!

Quero agradecer ao Mestre Jorge Valpaços por ter permitido a publicação da aventura e pedir aos leitores que façam comentários e digam o que acharam dela, principalmente depois de terem jogado. Boa diversão para todos.

2 pensamentos sobre “Full Metal Alchemist – Adaptação E Aventura Completa Para ECM.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s