Tales From The Loop – Fora Do Tempo – Resenha.

Tales From the Loop RPG se tornou de maneira rápida um dos queridinhos da minha coleção, não só pela qualidade do material publicado até aqui no Brasil pela Galápagos Jogos e Sagen Editora, mas também pela quantidade de material de apoio para narradores, facilitando a criação de aventuras e montar campanhas. A última novidade é o suplemento Tales From the Loop – Fora do Tempo, que traz novas aventuras para serem usadas em uma grande campanha, ou usar para aventuras únicas e também fazer uma transição para o Tales From the Flood, já resenhado por este blog.

AS AVENTURAS TEMPORAIS

Tales From the Loop – Fora do Tempo tem 127 páginas trazendo três aventuras que envolvem viagens no tempo, além de novos mistérios e dicas para criar novas aventuras, e embora as aventuras sejam interligadas elas também podem ser jogadas separadamente, apesar de que haverá necessidade do narrador fechar algumas pontas que ficarão soltas. As aventuras são A Arca dos Animais, Acampamento de Verão e A Tempestade na Ampulheta.

Em A Arca dos Animais a molecada procura animais de estimação perdidos, e acabam descobrindo um cientista que estão criando um rasgo no espaço-tempo. O cientista vem construindo e colocando chaves temporais por toda a cidade, seja ela qual for que você está usando em sua campanha de Tales From the Loop. 

Em Acampamento de Verão, as crianças acordam em outro lugar e outro tempo. O que é pior, não estão mais em seus próprios corpos. Eles estão em um acampamento de verão no ano de 1969 e precisam descobrir quem está fazendo experimentos nas crianças para depois voltar ao seu próprio tempo.

O módulo final, A Tempestade na Ampulheta, encerra tudo. Estranhas bolhas de tempo aparecem na área. As crianças precisam encontrar a fonte das bolhas de tempo e corrigir o paradoxo temporal. Quem curtiu a série Dark, da Netflix, vai gostar das aventuras.

OUTROS MISTÉRIOS

O capítulo seguinte, Lugares Secretos, apresenta nove lugares ou fenômenos para serem adicionados a uma aventura ou campanha em andamento ou até mesmo para expandir uma que irá começar, tornando os mistérios apresentados na aventura original maiores e mais perigosos, servindo tanto para Tales From the Loop quanto Tales From the Flood.

São ideias/ganchos de aventuras com várias temáticas diferentes, desenvolvidas em uma pagina ou pouco mais, descrevendo o mistério, o antagonista da aventura e sugestão de desfecho. Todas as ideias são pensadas para o cenário de Boulder City quanto das Ilhas Malaren.

Em A Máquina de Mistérios é dado sugestões de componentes fantásticos e cotidianos para que o narrador possa criar seus próprios mistérios além de disponibilizar tabelas randômicas, usando rolamento de dados, para inspiração do narrador, como tabela de antagonista da aventura, objetivo do antagonista, fenõnemo misterioso, etc. São várias tabelas que ajudam ao narrador na falta de ideias para construir toda uma aventura ou parte dela.

Em CD de Mistérios são apresentados oito mistérios que podem ser usadas como partes de uma aventura ou para expandir mistérios de uma campanha atual. Esses mistérios são mais indicados para Tales From the Flood, mas também podem ser usados em Tales From the Loop. Os mistérios usam nomes de músicas dos anos 80 e 90 como tema, como Beetlebum, do Blur, Possibly Maybe, de Björk, Lovefool, dos The Cardigans, e Smells Like Teen Spirit, do Nirvana.

AVALIAÇÃO FINAL

Sou muito suspeito de falar sobre o material de Tales From the Loop lançado no Brasil porque sou muito fã do cenário e da qualidade do material da Free League, editoria oficial do jogo, que foi mantido nos livros nacionais. Poucos RPGs tem tanto material de apoio tão rico quanto de Tales From the Loop. O narrador que optar por este cenário terá a sua disposição material com aventuras prontas, possibilidade de campanhas e ferramentas para expandir suas aventuras e criar suas proprias campanhas. Recomendo demais tanto este quanto os outros livros já lançados no Brasil. Ah, recomendo a série de TV que tem na Prime Vídeo, apesar do tom das histórias contadas na série serem bem diferentes da que narradores e jogadores irão encontrar nos livros de RPG.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s