Coloque A Torcida Em Campo Com Camisa 12.

Taí o que você queria! Bola rolando para mais um clássico. As torcidas desfraldam sua bandeiras e já começam a cantar suas músicas tradicionais. Os mosaicos estão lindos, e a disputa para saber qual torcida está mais bonita está acirrada. Olho no lance! É goooooooollll. Cruel, muito cruel!”

Não tem coisa que eu mais gosto do que unir o tema esportes com jogos de mesa. Tenho vários, de futebol, futebol americano, baseball, corridas, surf, alpinismo, entre outros, e minha mais recente aquisição é o Camisa 12, da Dijon Jogos. Um jogo com tema de futebol onde ter a torcida mais organizada contribui para a vitória do seu time. Criado por Rodrigo Rego o jogo se chamava inicialmente Maracanã, mas mudou de nome devido a direitos autorais, imagino.

O Camisa 12 é um jogo de colocação de peças com diferentes habilidades e coleção de componentes. O jogo é feito para 1-2 jogadores (sim, pode ser jogado solo) com média de 20 minutos de duração cada partida. Dá pra fazer um campeonato com a família ou amigos rapidinho! O jogo é fácil de aprender, fácil de ensinar e com uma estratégia muito legal que o transforma em um xadrez interessante, principalmente quando você experimenta jogar com outros times que usam habilidades diferentes, necessitando mudar a estratégia da partida. Recomendo tanto para jogar em família como para grupo de jogadores que gostam de jogos mais estratégicos.

O jogo possui um tabuleiro que imita um estádio de futebol, enquanto as peças imitam a torcida entrando no estádio e preenchendo a arquibancada. São cinco tipos diferentes de peças: bandeirão, mosaico, fogos, canto e a tradicional ola. Conforme o jogador coloca essas peças no tabuleiro, e faz combinação de peças iguais para marcar mais pontos, um marcador em volta do anel do estádio vai anotando os pontos mostrando quando um dos lados marca gol. Quem tiver feito mais gols ao final do jogo, depois que todos os espaços do tabuleiro estiverem preenchidos, vence a partida. Caso tenha acontecido um empate começa a disputa por pênaltis para determinar um vencedor. Haja coração!

O jogo vem com 24 times com habilidades diferentes, sendo 12 times brasileiros e 12 seleções nacionais. Caso você compre o jogo na pré-venda receberá mais 8 times internacionais, sendo 6 europeus e 2 sul-americanos. Todos os times são paródias de times existentes. Veja a lista abaixo:

Academia (paródia do Palmeiras)
Cabuloso (paródia do Cruzeiro)
Colorado (paródia do Internacional)
Democracia (paródia do Corinthians)
Expresso da Vitória (paródia do Vasco)
Galo Vingador (paródia do Atlético Mineiro)
Glorioso (paródia do Botafogo)
Imortal (paródia do Grêmio)
Leão do Mar (paródia do Santos)
O Mais Querido (paródia do Flamengo)
Soberano (paródia do São Paulo)
Time de Guerreiros (paródia do Fluminense)

As seleções são as seguintes:
Alemanha
Argentina
Brasil
Espanha
EUA
França
Holanda
Inglaterra
Itália
Japão
Portugal
Uruguai

Os times internacionais que estarão disponíveis apenas na pré-venda são:
Bosteros (paródia do Boca Juniors)
Culés (paródia do Barcelona)
FC Hollywood (paródia do Bayern de Munich)
Les Parisiens (paródia do PSG)
Merengues (paródia do Real Madrid)
Millionarios (paródia do River Plate)
Red Devils (paródia do Manchester United)
The Reds (paródia do Liverpool)

Há ainda a possibilidade de criar mais times. A Dijon Jogos disponibilizou no site da pré-venda do jogo um arquivo para que os jogadores criem seus times para serem inseridos no jogo. Já é possível encontrar vários fãs do jogo criando times e seleções, todos com habilidades diferentes. Eu mesmo andei pensando na criação de alguns times, como por exemplo:

Furacão (Paródia do Atlético Paranaense) Redemoinho: O jogador do Furacão ganha 3 marcadores que ele gasta para mover o marcador no Rondel no sentido anti-horário até três movimentos.

Leão da Ilha (Paródia do Sport Recife) – Título Dividido: O clube foi campeão da Brasileiro em 1997 mas teve seu título contestado e dividido com um clube do RJ. Por isso quando o adversário terminar de colocar sua última peça, antes de somar os pontos, o jogador do Leão da Ilha pode escolher uma peça do adversário, virando-a e mostrando o outro lado. Esta peça conta para os dois lados para efeito de pontuação final. Se for uma peça de Mosaico o jogador do Leão pega UMA carta de mosaico e soma as suas existentes.

Esquadrão de Aço (Paródia do Bahia) – Primeirão: O Bahia foi o primeiro campeão brasileiro de futebol, em 1959 vencendo o poderoso Santos de Pelé. No jogo toda vez que o Esquadrão for o primeiro a colocar um tipo de peça no tabuleiro ele ganha mais 2pts além da pontuação dada pela peça. Se também for o primeiro a dar uma volta completa no rondel ganha mais 3 pts.

Vozão (Paródia do Ceará) – Você me deixa doidão: A torcida do time é conhecida por suas várias versões de músicas cantadas pela torcida nas arquibancadas; Por isso ele não precisa colocar suas músicas em ordem alfabética para ganhar os bônus, podendo serem colocadas no tabuleiro em qualquer ordem e ganhar pontos dos bônus como se estivessem em ordem.

Para quem curte customização de jogos, Camisa 12 vai te fisgar por esta característica também, afinal poder criar seus próprios times com suas próprias habilidades é muito legal.

O jogo está em pré-venda no site da Dijon Jogos com entrega prevista para Julho. Como informei antes quem comprar na pré-venda leva mais 8 times de brinde. Serão portanto 32 times para se divertir bastante. Até quem não gosta de futebol tem curtido bastante jogar Camisa 12.

Se quiser aprender a jogar, e ver youtubers se desafiando em um torneio online promovido pela Dijon Jogos, entrem no You Tube e procure o canal Coronel Mostarda. Tá rolando um torneio iradíssimo e muito divertido de assistir. O torneio ja está na semi-final, mas não vou dar spoiler pra quem deseja descobrir quem passou de fase.

Visite o site da Dijon Jogos clicando AQUI para comprar o jogo na pré-venda. O preço está excelente.

Se quiser baixar o manual e outros conteúdos sobre o jogo, para saber mais sobre ele, clique nos links abaixo.

Manual – 39mb

PSD editável da carta de time para criação do seu time – 16mb

FAQ e curiosidades temáticas sobre os times – 36mb

Se quiser aprender a jogar online crie uma conta no Tabletopia e experimente.

Jogue agora no Tabletopia!

Esse jogo não pode ser um a um, se meu time perder eu mato um!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s