Superman: O Maior Vilão Dos Quadrinhos.

 

Resultado de imagem para superman logo

Superman é o maior ícone das HQs em todos os tempos, sem sombras de dúvidas. Ele é apontado por vários historiadores como o primeiro super-herói dos quadrinhos, tendo aparecido pela primeira vez em 1933, nas páginas de Science Fiction: The Advance Guard of Future Civilization, em uma história publicada por Jerry Siegel, chamada de The Reign of the Superman, e ilustrada por Joe Shuster. A história era sobre um ser humano que havia adquirido superpoderes após entrar em contato com uma rocha extraterrestre e passava a ser chamado de Superman. Nesta primeira versão ele era um vilão cujos poderes eram usados para manipular outras pessoas e dominar a humanidade.

Depois Superman foi remodelado como um herói para as tiras de jornal e em junho de 1938 Jerry Siegel e Joe Shuster introduziram o Superman na primeira edição da revista Action Comics da National Allied Publications. A publicação marca o início da “Era de Ouro” das histórias em quadrinhos americanas. Superman possuía muitas das características que passaram a ser definidas como marcas dos super-heróis, como uma identidade secreta, poderes sobre-humanos e um traje colorido incluindo um símbolo e capa.

O sucesso de vendas foi tão grande, ultrapassando os 500 mil exemplares em sua quarta edição, que ele se tornou o primeiro super-herói a ter uma revista própria, com o lançamento de Superman #1 em 1939. Depois disso ele passou a ser adaptado para as mais diversas mídias, como cinema, rádio, televisão, literatura e video game, se tornando um dos mais importantes personagens da cultura pop ocidental, e um dos três super-heróis mais famosos do mundo, ao lado do Batman e Homem-Aranha.

Entretanto um estranho fenômeno passou a acompanhar o personagem mais heroico dos quadrinhos: a ideia de como seria se o Superman fosse mau. Essa ideia se tornou uma obsessão na cabeça dos mais variados roteiristas de quadrinhos, que começaram a imaginar o que aconteceria se alguém tão poderoso como o Superman existisse e como ele lidaria com seus poderes quase divinos. Surgiram várias versões do Superman não mais como um herói, mas como um vilão, tanto versões dele em si, como de personagens que lembram o Superman. Essas versões fazem do Superman o personagem dos quadrinhos que mais tem versões do mal, mais do que qualquer outro super-herói, se tornando, portanto, o maior vilão do quadrinhos de forma paradoxal ao seu legado. Vamos dar uma olhada e conhecer algumas dessas versões perversas do maior herói do planeta.

ULTRAMAN, OVERMAN E INJUSTICE

Resultado de imagem para ultraman sindicato do crimeA DC Comics, detentora dos direitos sobre o personagem foi a primeira a fazer mais de uma versão do “Azulão” malvado. Uma delas é o Ultraman, uma criação de Gardner Fox e Mike Sekowski, como um personagem que pertence ao Sindicato do Crime, um grupo de super-vilões que é a versão maligna da Liga da Justiça. Surgiram primeiramente em Justice League of America v1 # 29, em 1964. Originalmente, o grupo era nativo de outra dimensão chamada de Terra 3, onde tudo é o reverso da Terra-1. Ali. por exemplo, Kripton não explodiu e o Kal-IL, o nome verdadeiro do Ultraman, foi enviado a Terra para conquistá-la. Então na Terra 3 a kriptonita não lhe deixa mais fraco, mas aumenta seus poderes, as vezes até revelando outros que ele desconhece.

Para ajudá-lo em seu plano de domínio mundial o Ultraman conta com a ajuda do Homem-Coruja (versão do Batman), Superwoman (Mulher-Maravilha), Johnny Quick (Flash) e Anel de Poder (Lanterna Verde), sendo o herói desta Terra o gênio Alexander Luthor (versão heroica do Lex Luthor).

O Sindicato do Crime durou até a Crise nas Infinitas Terras, nos anos 80, quando a Crise chegou e a Terra-3 foi apagada, os vilões foram junto. O único sobrevivente desse universo foi o Alexander Luthor Jr, filho do herói do planeta – que não herdou o gene heroico do pai. Obviamente, estamos falando da DC e alguns anos depois o Sindicato e o Ultraman retornaram nos Novos 52.

Resultado de imagem para overman supermanOverman é uma versão alternativa do Superman, que desembarcou na região dos Sudetos, uma cadeia de montanhas na fronteira entre a República Checa, Polônia e Alemanha, em vez do Kansas, e tornou-se o campeão do Quarto Reich. Com ele Adolf Hitler ganhou a 2ª Guerra Mundial e conquistou o planeta, e Overman se tornou um membro da Liga da Justiça Nazista. Através de experimentos feitos com ele ele foi possível criar dois clones: a Overgirl,  que ele passou a considerar como uma prima e o Antihumano, que acabou sendo uma falha no experimento. Overman apareceu pela primeira vez em um especial em 2007, mas foi devidamente introduzido na Crise Final: Superman ao Infinito de Grant Morrison.

Em Injustice – God Among Us, a versão do mal do Superman é criada quando o Coringa mata Lois Lane,  que estava grávida, fazendo com que o personagem se torne um tirano que passa não mais perdoar crimes e todos que se opuserem a ele, governando o mundo como um ditador, sendo oposto pelo Batman e um grupo de super-heróis rebeldes. Inicialmente Injustice foi criado como um jogo de luta, produzido pela NetherRealm Studios e publicado pela Warner Brothers Games em Abril de 2013, para Wii U, PlayStation 3 ,Xbox 360 e PC.

Resultado de imagem para injustice quadrinhos

Nos quadrinhos a saga Injustice já se encontra no Ano 5 nos EUA, e no Brasil o lançamento é por conta da Panini Comics, que está trazendo a saga no formato Deluxe. Nos games até o momento foram lançados 2 jogos, todos eles em português do Brasil.

IRREMEDIÁVEL

Escrita por Mark Waid, e desenhada por Peter Krause, essa série foi lançada nos EUA pela BOOM! Studios em 38 edições a partir de outubro de 2009, enquanto no Brasil foi publicada pela Devir a partir de agosto de 2013. A ideia por trás da série é “O que aconteceria se o Superman se tornasse o maior vilão do planeta”?

Imagem relacionadaCom isso em mente Waid procurou mostrar o que acontece quando um ser super poderoso, com os mesmos poderes do Superman, perde o senso de escrúpulos, responsabilidade e justiça. Surge então o Plutoniano, uma criança que chega ao planeta e aqui não se encaixa porque todos são mais fracos e frágeis do que ele. Ele acaba sendo posto em adoção pela família que o encontrou e cada vez que é adotado acaba devolvido ao orfanato pelo pais adotivos assustados com o que a criança é capaz de fazer. Com isso ele cresce cheio de problemas emocionais e carente de amor. Quando mais velho cria pra si a identidade do Plutoniano e passa a ser um herói para conquistar adoração pública, mas quando é rejeitado pela mulher que o ama, uma repórter que revela na TV sua identidade secreta, ele enlouquece e passa usar seus poderes para dominar todos que se opõem contra ele.

Os heróis da Terra se aliam para detê-lo, e até os vilões tentam ajudar, mas ele é muito poderoso e ninguém consegue derrotá-lo. Irremediável é uma série fantástica com uma narrativa forte e um final que emociona qualquer um que goste do Superman e das histórias em quadrinhos. Ela mostra de maneira clara o que aconteceria se um ser superpoderoso virasse para o lado do mal.

HIPÉRION

Até a Marvel, concorrente direto da DC Comics no mercado de quadrinhos, já imaginou o que aconteceria se o Superman se tornasse mal. Com roteiro de  J. Michael Straczynski e o desenhado por Gary Frank, a Marvel criou o selo Marvel Max e de outubro de 2003 a outubro de 2005 publicou as 18 edições que contam o surgimento de seres super poderosos na Terra e como os mesmos poderiam afetar radicalmente toda a sociedade. Entre eles estava Hipérion, um alienígena que chega a Terra ainda bebê em uma nave que cai em meio a um milharal no Kansas, mas logo após ser resgatado por uma família de fazendeiros simples que pensam em ficar com ele, são visitados por agentes do governo que levam a criança para estudos e passam a monitorá-lo para poder usá-lo como uma arma no futuro. Não preciso dizer que as coisas saem do controle e Hipérion se volta contra seus “tutores”.

Resultado de imagem para hipérion hq marvel max

Hipérion é capaz de voar, dispara raios pelos olhos e atinge velocidades inimagináveis para um humano, além de ser invulnerável. Além dele versões alternativas de Flash, Batman, Lanterna Verde, Aquaman e Mulher-Maravilha aparecem ao longo da história, que é cheia de implicações políticas e mostra como seria se os governos soubessem da existência desses seres, manipulando-os e usando para suas ações políticas. Muito mais verdadeiro e cruel, mas uma leitura deliciosa de acompanhar.

HOMELANDER

Resultado de imagem para HOMELANDERChegamos a versão do Superman malvadão que tem feito a galera ultimamente comentar bastante. É o Homelander, ou como ficou conhecido no Brasil, devido a tradução da Amazon Prime Vídeo, Capitão Pátria. Ele é o líder de Os Sete, uma equipe de superpoderosos sem escrúpulos ou pudor, que posam de herói apenas para lucrar com brinquedos, camisetas, tênis, filmes para o cinema, etc. Eles surgiram primeiro nas páginas das HQs e agora se tornaram série para TV. Pra saber um pouco mais sobre a série “The Boys”, cliquem AQUI.

Ele é uma mistura sombria do Super-Homem com o Capitão América, mas transformado em um vilão bem perverso. Enquanto a maioria dos super-heróis são falhos, mas em última instância, seres benevolentes, Homelander é exatamente o oposto – um super-ser altamente malicioso que fará tudo o que desejar, desde ser um predador sexual até criminoso arbitrário que todos temem e ninguém consegue se opor.

BRIGHTBURN

Resultado de imagem para brightburnRecentemente o cinema também explorou a ideia de um ser com os poderes do Superman que se volta para o mal. Lançado em 2019, Brightburn – Filho das Trevas é um filme de David Yarovesky, com roteiro de Mark Gunn e Brian Gunn, que conta a história de uma criança alienígena que cai no terreno de um casal, Tori e Kyle, que vive no Kansas e decide criar o menino como se fosse seu filho. Porém, ao descobrir seus poderes, Brandon Breyer, interpretado por Jackson Dunn, ao invés de se tornar um herói, passa a aterrorizar a pequena cidade onde vive por conta da maneira como é tratado pelos outros onde mora: bullying dos colegas na escola por ser inteligente demais, a frustração de uma primeira paixão, e um “não” recebido do pai.

O filme é considerado violento em algumas partes, e foi rejeitado por parte da crítica, mas teve uma aceitação de 78% daqueles que o assistiram e arrecadou cerca de US$ 33 milhões nas bilheterias.

PARA SEU RPG

Uma versão malvada do Superman seria bem interessante para um RPG de Supers, ou não. Seria possível, por exemplo, colocar os jogadores como personagens de Terra Devastada onde uma versão do Superman enlouqueceu e destruiu quase todo o planeta. Os personagens agora teriam que se virar para sobreviver, disputando com outros humanos os escassos recursos do planeta, ao mesmo tempo que precisam evitar que o Superman saiba onde estão. Talvez eles mesmos sejam tenham alguns super poderes, mas estão assustados demais para bater de frente com o Super.

Mas as versões mais interessantes para uma campanha de RPG onde um herói superpoderoso se volta para o mal seriam construídas em Savage Worlds, com auxílio do Compêndio de Superpoderes e Mutantes&Malfeitores. Vamos ver algumas sugestões.

Savage Worlds

homem superO Homem-Superior é um super herói no estilo do Superman. Ele voa, é super resistente, tem visão de calor, super forte e com apenas uma fraqueza: Não pode ficar muito tempo sem a exposição dos raios de sol, já que seu corpo funciona como uma bateria de luz solar, armazenando a energia e liberando conforme faz ações que precisam de suas habilidades. Muito tempo sem o sol ele “descarrega” e precisa ser novamente reabastecido para voltar a ter seus superpoderes.

Inicialmente ele era um super herói como os demais no planeta, mas depois que o Mestre Mental entrou em sua mente, e liberou as amarras que o impediam de ser mal, ele se juntou ao Juiz, Mulher Fantástica e Falcão Arqueiro e decretaram uma ditadura, onde todos devem seguir suas regras ou serão punidos. Os outros super tentaram se opor a este grupo, mas foram mortos por eles. Agora a única chance do mundo são os supervilões que receberam indulto do governo na tentativa de parar esta ameaça. Se quiser saber mais sobre essa campanha clique AQUI.

 

 

Mutantes&Malfeitores

Collider by dartbaston.deviantart.com on @DeviantArtNeste cenário o governo começou a fazer experimento com crianças e adultos na década de 40 com objetivo de criar supersoldados. Até mesmo fertilizou mulheres com embriões híbridos humano/alienígena, mas os resultados não foram satisfatórios e o projeto encerrado. Agora os netos dessas pessoas começaram a desenvolver poderes e o governo, se dizendo “dono” dessas pessoas, querer usá-las para uso militar e político. Alguns desses superpoderosos reagiram contra o governo e entre eles está Carlos Costa, ou como é conhecido, Hiperman. Ele não gostou de saber que é diferente dos demais porque o governo usou seus avós como experimentos sem o conhecimento delas. Ele acaba matando sua namorada do colegial, durante seu primeiro, e único, ato sexual, por não saber que na puberdade seus poderes começariam a aparecer e podem ferir inocentes. Ele quer vingança contra todos que o transformaram no que ele é sem pedir seu consentimento. Os heróis que se aliaram ao governo tentam derrotá-lo antes que ele destrua tudo.

Uma campanha neste estilo seria legal começando com os personagens sem poderes descobrindo aos poucos suas habilidades, assim como veêm surgir outros superpoderosos. Depois coloque os jogadores no dilema de se aliarem ao Hiperman ou combatê-lo. A sessão ficará bem interessante.

Espero que tenham gostado do artigo e caso se lembrem de alguma outra versão do Superman na qual ele é mal deixem nos comentários abaixo. Um super abraço a todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s