Conhecendo Os Vencedores do ENnies 2019: Ironsworn.

 

Resultado de imagem para ironsworn rpg logo

Continuando nossa série de artigos sobre os vencedores do ENnies deste ano vamos conhecer um RPG que diferente dos anteriores mostrados no blog, que tinham o horror como referência, é baseado na Dark Fantasy, ambientado em um cenário medieval: Ironsworn, de Shawn Tomkin, que ganhou medalha de ouro na categoria de Melhor Jogo Gratuito. Vamos saber mais sobre ele.

A HISTÓRIA

Resultado de imagem para ironsworn rpgGerações atrás o seu povo se instalou em um continente com ambientes hostis, invernos brutais, feras selvagens e os misteriosos Primogênitos  – elfos, gigantes e criaturas que habitaram as terras bem antes. Os jogadores pertencem a uma comunidade que vive em aldeias isoladas de madeira e sapê na borda de florestas sombrias, ou como nômades entre as colinas do norte,  muitas vezes assumindo o manto de heróis que através de poderosos Votos de Ferro,  juraram defender suas terras e o seu povo.

Estas comunidades separadas, e desesperadas, chegaram a estas terras há duas gerações para escapar das atrocidades que se abateram sobre  o Velho Mundo. O que essas atrocidades são, e a natureza da própria sociedade Ironlander, são deixadas para o grupo de jogo imaginar através de uma construção coletiva. Sua versão do Ironlands será única porque você definirá aspectos da história do seu povo, magia, bestas míticas e muito mais. As escolhas que você fizer também ajudarão a inspirar os votos pessoais que impulsionam seu personagem.

Ironsworn é um cenário de magia muito baixa, onde a maioria dos efeitos sobrenaturais são sutis e discretos. Os místicos procuram afastar a escuridão através da prática da magia, mas muitas vezes sucumbem a ela. Os rituais podem ser selecionados conforme você ganha experiência e podem ser atualizados ao longo do tempo para torná-los mais flexíveis ou poderosos. Esses rituais são freqüentemente usados ​​para proteger os habitantes das terras de ferro dos horrores sobrenaturais e bestas monstruosas. No Velho Mundo, eles eram superstição e lenda. Aqui, eles são pesadelos reais.

OS VOTOS

Resultado de imagem para ironsworn rpgNas terras de ferro, um voto é sagrado. Quando você declara sua promessa solene de servir ou ajudar alguém, ou de completar uma missão pessoal, sua honra está vinculada a esse voto. Abandonar ou retratar um juramento é o pior tipo de falha.

Quando você faz um voto, toca um pedaço de ferro. Pode ser uma moeda de ferro, uma arma ou sua armadura. É uma tradição antiga. Alguns dizem que o ferro, um pedaço do mundo primitivo, serve como um canal para os antigos deuses – então eles podem ouvir melhor sua promessa. Votos são o núcleo de Ironsworn. São seus votos que te guiam. Esses votos criam o contexto para suas aventuras e desafios. Ao cumprir os votos, você ganha experiência e novas habilidades.

O SISTEMA

Inspirado no sistema de movimentos de Apocalipse World e Dungeon World, Ironsworn tem três maneiras de se jogar:

  • Guiado: da maneira tradicional, com um narrador e jogadores;
  • Co-op: sem um narrador. Você e seus amigos jogam juntos para superar desafios e completar missões;
  • Solo: você interpreta um personagem solitário dirigido a cumprir votos em um mundo perigoso;

Oracles IronswornJogar sem um Mestre utiliza o uso dos Oracles, um conjunto de situações aleatórias projetadas para responder ou inspirar resultados – desde simples respostas Sim ou Não (com chances variadas), até descritores de localização e de personagens, reviravoltas, nomes e muito mais. Qualquer coisa que você normalmente perguntaria a um narrador, ou quando os resultados não forem claros, você pode consultar um oráculo. E muito parecido com oráculos reais, as respostas muitas vezes são vagas para você interpretar.

Em Ironsworn , os movimentos ajudam a decidir o que acontece quando você faz algo perigoso ou incerto. Há um movimento para cada ação ou situação mais comum que você encontrará em Ironsworn. Quando você faz um movimento representando uma ação arriscada ou incerta, jogue três dados de uma vez: um dado de ação (D6) e dois dados de desafio (D10). Adicione sua estatística relevante e qualquer bônus ao seu dado de ação. Esta é a sua pontuação de ação. Em seguida, compare sua pontuação de ação para cada um dos dados do desafio e verifique se há um acerto forte, acerto fraco ou falta. O movimento irá dizer-lhe como interpretar o resultado.

Acerto Forte: Sua pontuação de ação é maior do que ambos os dados do desafio. Você consegue o que você está tentando fazer.

Acerto Fraco: Sua pontuação é maior apenas de um dos dados do desafio. Você provavelmente conseguiu, mas com menor efeito ou custo.

Falha: A pontuação não é maior do que qualquer um dos dados do desafio. Você falhou, e precisa fazer algumas concessões sérias.

CRIANDO PERSONAGENS

A criação de personagens é direta – você tem 5 atributos (Edge, Heart, Iron, Shadow, Wits) e uma variedade de pontos que variam de 3 a 1 para atribuir a eles. Você escolhe então três Ativos (o termo para habilidades especiais). Os ativos são categorizados como: CaminhosCompanheirosTalentos de Combate e Rituais. Cada Ativo concede um modificador ou talento interessante e, à medida que você avança em uma campanha, é possível fazer o upgrade para desbloquear mais recursos relacionados ao Ativo (além de adquirir mais).

Folha de Personagem Ironsworn

DE GRAÇA!

Mas o melhor de Ironsworn é que ele é COMPLETAMENTE GRATUITO! Tanto o módulo básico como vários outros módulos extras. Basta visitar a página de downloads do livro, clicando AQUI, e baixar tudo o que você desejar. Existem também suplementos pagos e a opção se você quiser encomendar o livro impresso, mas se não quiser pode adquirir tudo o que precisa pra jogar de graça mesmo. Então visite o site do livro e comece sua campanha nas Ironlands, mas lembre-se de cumprir sempre com seus votos de levar a diversão para seu grupo de jogo!

Resultado de imagem para ironsworn rpg

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s