Preacher Para In Nomine.

Resultado de imagem para in nomine logo

Imagine juntar uma das melhores HQs da linha Vertigo da DC Comics, que possui vários títulos adultos cheios de violência, com um dos RPGs mais motherfucker que já foi lançado por aqui e que aborda a velha guerra do bem contra o mal, do céu contra o inferno, e teremos uma adaptação de Preacher para In Nomine. Curtiu a ideia? Então se liga nesse artigo.

PREACHER

Imagem relacionadaPreacher é uma série de HQs publicadas a partir de 1995 pelo selo Vertigo da DC Comics, criada pelo roteirista Garth Ennis e pelo desenhista Steve Dillon (falecido em 2016), com capas feitas por Glenn Fabry. A série teve 75 edições no total – 66 edições mensais, 5 edições especiais e uma série limitada em quatro edições.

A série narra a história de Jesse Custer, um ex-pastor (preacher em inglês) que foi possuído por uma entidade sobrenatural que lhe confere o poder de fazer com que qualquer pessoa o obedeça. Essa entidade, chamada Gênesis, fugiu de seu cativeiro no Paraíso onde era estudado pelos anjos. Agora coros de anjos a procuram para prendê-la novamente. Várias teorias e especulações foram veiculadas na época sobre a origem de Gênesis, já que o roteirista Garth Ennis um ano antes de lançar Preacher escreveu uma história no título de Hellblazer, intitulada, “Natividade Infernal”, onde o mago John Constantine ajudava um casal formado por um anjo, de nome Tali, e uma demônio, de nome Chantinelle, que se apaixonaram e tiveram um filho. O resultado dessa união profana foi levado pelos agentes do Paraíso logo após seu nascimento e daí surgiram especulações que Gênesis seria o fruto dessa relação proibida, e que Deus teria medo do seu enorme poder e por isso tinha mandado que ela ficasse presa.

Como não conseguiram trazer Gênesis de volta os anjos libertaram um espírito chamado Santo dos Assassinos para ir atrás de Custer e de Gênesis. Enquanto isso Custer percorre os EUA atrás de Deus que teria abandonado o Paraíso e estava escondido em algum lugar por ali. Para lhe ajudar nessa missão ele conta com o apoio de Tulipa, uma ex-namorada que trabalha como mercenária, e um Vampiro escocês de nome Cassidy. Cheio de piadas de humor negro, críticas a tradição judaico-cristã e a religião em si, Preacher logo se tornou um grande sucesso de vendas da Vertigo. A Panini que é responsável pelo título no Brasil lançou vários encadernados de capa dura que trazem todas as edições já publicadas.

Preacher acabou virando série de TV pelo canal AMC tendo estreado nos EUA em maio de 2016, com Dominic Cooper (que nos cinemas interpretou o pai de Tony Stark mais novo) como Jesse Custer, Ruth Negga como Tulipa e Joe Gilgun como Cassidy. A série teve bons índices de audiência estando em sua terceira temporada. No Brasil ela pode ser vista pelo canal de streaming da Amazon Prime Vídeo.

Lembrando também que já fiz uma adaptação de Preacher para o RPG Dust Devils, que pode ser vista clicando AQUI.

IN NOMINE

Imagem relacionadaIn Nomine é um RPG projetado por Derek Pearcy publicado em 1997 pela Steve Jackson Games baseado no jogo francês In Nomine Satanis / Magna Veritas. Os jogadores assumem o papel de anjos e demônios em um cenário que se baseia fortemente no mito judaico-cristão tradicional. Sua versão brasileira foi lançada em 2017 pela editora Dimensão Nerd.

O cenário do jogo explora a disputa eterna entre o Céu e Inferno praticada por Anjos e Demônios. Deus escreveu a Sinfonia, o poder que emana em todo o universo e com o qual ele criou a Terra, os bene-elohim (Anjos) e os homens. Os Anjos nasceram com uma natureza pura e bondosa e sua ressonância é sentida em toda Sinfonia, mas alguns deles começaram a se tornar egoístas, acreditando que a Sinfonia e todo o Universo deveriam servi-los, e não o contrário. Eles provocaram uma dissonância que ecoou por toda criação e fez com que 1/3 dos Anjos se rebelassem contra Deus e seus pares. Acabaram derrotados e expulsos do Paraíso, se tornando os auto-proclamados Demônios que agora trabalham para corromper o homem provocando mais dissonância que tira a harmonia da Sinfonia, enquanto os Anjos procuram acabar com os planos demoníacos, nem tanto porque acreditam no que fazem, mas simplesmente porque não querem perder a batalha contra seus antigos desafetos. Caso queira saber mais sobre este RPG clique AQUI e leia o artigo feito pelo Velhinho sobre ele.

JUNTANDO TUDO

Já dá pra ver que os dois cenários tem muito em comum e pode-se juntar ambos para fazer uma baita campanha. Mas como seria isso? Vamos alguns exemplos:

  • Caçada infernal – Os jogadores são demônios a serviço de Asmodeus, o Príncipe da Caça, que deseja ter Gênesis a qualquer custo. Para eles participar da caça a Custer já vale a pena, principalmente se encontrarem algum anjo e puderem dar uma surra nele, quanto mais conseguir tomar Gênesis de volta. Mas lembrem-se, Custer não vai dar de mão beijada o poder que ganhou, então talvez táticas radicais sejam necessárias para convencer o ex-pastor a entregar o que desejam…
  • Assim na Terra como no Céu – Os jogadores formam um coro de anjos enviados a Terra por Gabriel, o Arcanjo da Guerra, tentando recuperar Gênesis. Gabriel quer o poder de Gênesis para si e se tornar de fato quem manda no Paraíso na ausência de Deus. Além disso com o poder de Gênesis ele poderá lançar um ataque final contra os bandos infernais e destruir de uma vez por toda seus odiosos inimigos. Acontece que O Santo dos Assassinos foi liberado por Dominic, o Arcanjo do Julgamento, e isso pode ser um problema.
  • Comprando minha passagem de volta – Os jogadores formam um grupo de Banidos, anjos que foram expulsos do Paraíso por terem provocado dissonância mas não se tornaram demônios. Eles acreditam serem capazes de retornar ao Paraíso caso consigam tomarem Gênesis de Custer e negociar, ou obrigar, seus antigos Arcanjos a os aceitarem de volta.
  • Na estrada com meus amigos – Outra alternativa é jogar com os personagens de Custer, Tulipa e Cassidy tentando fugir dos anjos e demônios e encontrar Deus para ter algumas respostas das perguntas que Custar quer lhe fazer. Nesse tipo de cenário os personagens enfrentam os dois grupos e o Santo dos Assassinos também.
  • Unindo forças – Tanto o Céu quando o Inferno entendem o perigo que é deixar Gênesis nas mãos de um mundano, e como nem um lado nem outro querem ver o inimigo com esse poder nas mãos decidem formar uma aliança momentânea para retornar Gênesis para sua prisão, onde ele deve ficar por toda a eternidade sem que nem um lado nem o outro se aproveite do seu poder.

Logicamente outras ideias podem surgir, como por exemplo colocar John Constantine para tirar Gênesis de Custer (já pensaram que crossover foda!) a pedido do Céu ou do Inferno. Ou então Chantinelle sentir que seu filho está na Terra e quer vê-lo, indo atrás de Custer para libertá-lo, tornando-se mais um problema. Chantinelle é uma Lilin Renegada, uma Demônio que desertou do Inferno e vaga pela Terra. O problema maior que ela é procurada pelo seu Príncipe Demônio, Triskille, Demônio da Sedução. Até mesmo o Papa Midnite pode aparecer na história, já que sua irmã Cedilla, que ele matou e mandou para o Inferno para que ela se tornasse sua informante, pode lhe contar que os demônios estão atrás de Custer para pegar Gênesis, e o ganancioso feiticeiro vodu pode ficar interessado. Para uso de feiticeiros e magos no jogo sugiro lerem o artigo que publiquei sobre o assunto clicando AQUI.

Para que isso tudo funcione precisamos definir o papel de cada personagem no cenário. Vamos então ver como ficariam suas estatísticas sugeridas. Lembrando que os narradores e jogadores podem alterar o que quiserem e acharem melhor nas fichas abaixo.

JESSE CUSTER

Resultado de imagem para jesse custer poderesEle é um Soldado de Deus (pag 190 do livro de regras de In Nomine) apesar de sua falta de fé, o que lhe faz ir atrás de Deus e de respostas. Entretanto durante muito tempo esteve pregando em nome do Senhor e por isso, e pelo fato de ter Gênesis dentro de si, pode ser colocado nessa categoria.

Energia Corpórea: 2  Força 4   Agilidade 4

Energia Etérea: 2   Inteligência 5  Precisão 3

Energia Celestial: 2  Vontade 5   Percepção 3

Status: 3 (Figura Religiosa)

Carisma: +1

Perícias: Abrir Fechaduras/2, Arma de Distância/3, Condução/3, Conhecimento (Teologia)/2, Detecção de Mentira/2, Lábia/3, Luta/4.

Desvantagem Mental: Vício (Cigarro)

Desvantagem Mental: Vício (Bebida alcoólica)

Gênesis: Seu funcionamento será como uma Canção Celestial de Encanto/6

TULIPA

Resultado de imagem para tulipa preacherUma Mundana que emprega seus conhecimentos como mercenária e assassina, com grande conhecimento sobre armas de fogo.

Energia Corpórea: 2  Força 2   Agilidade 6

Energia Etérea: 2   Inteligência 3  Precisão 5

Energia Celestial: 1  Vontade 2   Percepção 2

Status: 2 (Mercenária)

Perícias: Armar de Distância/5, Condução/2, Furtividade/2, Lábia/4, Sedução/3, Luta/2.

Lembrando que a imagem colocada aqui para representar a Tulipa é a dos quadrinhos, mas devido ao grande sucesso de Ruth Negga no seriado interpretando a personagem fica a critério do narrador escolher qual irá usar.

CASSIDY

Resultado de imagem para cassidy preacherUm Morto-Vivo, na categoria de Vampiro (página 193), que tem como uma de suas desvantagens o fato de beber muito.

Energia Corpórea: 2  Força 4   Agilidade 4

Energia Etérea: 2   Inteligência 4  Precisão 4

Energia Celestial: 1  Vontade 2   Percepção 2

Perícias: Condução/2, Esquiva/3, Lábia/4, Fuga/3, Luta/5, Mentira/3.

Discórdia de Vulnerabilidade/3 (Luz do Sol)

Desvantagem Mental: Bebidas Alcoólicas

 

SANTO DOS ASSASSINOS

Resultado de imagem para santo dos assassinosO Santo dos Assassinos é um Espírito da Vingança, uma máquina assassina implacável e sombria, com habilidades sobrenaturais que se concentram em matar indivíduos por ordens dos Anjos. Ele era um assassino sem coração em vida que foi transformado no Anjo da Morte sob a condição de que ele assuma o papel de colecionar as almas daqueles que morrem pela violência. 

Energia Corpórea: 4  Força 4   Agilidade 12

Energia Etérea: 2   Inteligência 2  Precisão 6

Energia Celestial: 2  Vontade 6   Percepção 2

Status: 3 (Santo dos Assassinos)

Função: Caçador

Perícias: Arma de Distância/6, Detecção de Mentira/4, Luta/4, Rastrear/6.

Recurso: Pistola Sagrada: 7 pontos (Só pode ser usada pelo Santo dos Assassinos)

Recurso: Balas Sagradas (Destrói vestes humanas e dá dano em Anjos e Demônios)

Discórdia Etérea: Obrigação

Discórdia Celestial: Assassino

Espero que tenham gostado da sugestão e se quiserem contribuir com alguma coisa sobre este ou outro artigo é só deixar comentários abaixo. Um abraço pra todos e boa caçada!

2 pensamentos sobre “Preacher Para In Nomine.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s