A Loucura Dos Cultos Innombrables.

Resultado de imagem para cultos innombrablesA editora Redbox deu uma excelente notícia para todos os fãs dos Mitos de Cthulhu, do escritor H.P. Lovecraft. Anunciou o lançamento até o meio do ano de Cultos Innombrables, escrito por M. J. Sueiro, L. Barbero e R. Dorda y J. García, com ilustrações magníficas de B. Pindado, M. Donaire e J. Charro, e publicado pela editora espanhola Nosolorol Ediciones usando as regras do HITOS, sistema genérico que usa 3D10 em seus testes. Eu tive a oportunidade de ver a edição espanhola durante o DOFF, ocorrido final de semana passado em SP, e ela está linda. A Redbox promete a mesma qualidade na edição. Assim esperamos!

Mas para quem não sabe do que este RPG se trata, vamos as informações. Antes de você pensar, “Poxa mais um cenário de Cthulhu? Pra quê? Já temos Rastro de Cthulhu e o Chamado de Cthulhu por aqui”, queria dizer que ao contrário destes dois jogos, onde os jogadores interpretam investigadores que combatem o culto a essas criaturas, agora os jogadores serão os cultistas! Isso mesmo. Os jogadores estarão do outro lado da história, atuando como pessoas que colaboram conscientemente, ou inconscientemente, com as forças além da compreensão humana, sejam em busca de poder, de riqueza, imortalidade, ou apenas para se vingar de alguém ou da própria humanidade.

Resultado de imagem para cultos innombrablesOs jogadores estarão fazendo parte de um culto, ou vários cultos, que estão em busca de seus objetivos insanos, sejam lá quais forem. Pode até mesmo ocorrer a disputa entre cultos rivais em busca de quem será o primeiro a alcançar o que deseja. Este culto será formado levando em conta regras que lhe proporcionará recursos, influência, acesso a pessoas influentes, etc. O culto é formado por pessoas de todos os tipos de extratos sociais que terão uma certa importância dentro da organização, e que tiveram contato em algum momento de sua vida com os Mitos, mas ao invés de rejeitar sua influência, eles querem saber mais, ter acesso ao poder prometido, conseguir alcançar o que procuram em sua busca.

Diferentemente do que se pode imaginar os jogadores não irão necessariamente interpretar personagens “maus”, mas pessoas que buscam algo os quais os Mitos parecem oferecer-lhes. Imagine-se entrando para um grupo de estudo, ou religioso, que promete a pessoas que estão desesperadas, ou angustiadas, ou sem orientação, que vão lhes ajudar caso façam aquilo que os Mitos pedem ou que entrem em contato em essas entidades misteriosas que podem devolver aquilo que perderam ou procuram. Conforme eles forem sabendo mais sobre os Mitos eles irão ganhando importância dentro do culto, tendo acesso a artefatos e conhecimento que nunca imaginaram existir e ter acesso a poderes ocultos que podem lhes custar caro (já sabemos o destino dos personagens neste tipo de cenário, né?). Isso tudo enquanto levam suas vidas normalmente, com relacionamento amorosos, família, trabalho, amigos, etc.

Resultado de imagem para cultos innombrablesO culto pode ser a alta cúpula de uma empresa multinacional que tem alcançado riqueza e influência no mundo servindo a uma entidade antiga que obriga seus executivos a envenenar rios, solo, ou mesmo a comida, das pessoas no terceiro mundo. Pode ser um grupo extremista que vem cultuando uma criatura da morte e por isso praticam terrorismo em várias partes do mundo, em troca de terem sua pátria livre novamente e suas crianças livres da guerra. Ou pode ser simplesmente um grupo de moradores de uma cidade pequena que a noite, durante seus sonhos, reencontram pessoas amadas, ou viajam para lugares onde gostariam de estar, graças a uma criatura fora deste mundo que cobra viver em suas mentes, e que precisam manter isso escondido dos forasteiros que chegam a cidade e não querem fazer parte do culto. O limite é a imaginação do Narrador.

Imagem relacionadaO sistema HISTOS usa níveis de dificuldades para os testes, começando com fácil, que tem dificuldade 10, chegando a extremante difícil que tem dificuldade 30. O personagem tem 4 características (Força, Reflexos, Força de Vontade e Inteligência) onde deve distribuir 20 pontos e um grupo de habilidades, comuns ou arcanas, ao qual recebem 40 pontos para distribuir entre elas, sendo 10 o nível máximo. Rola-se os 3D10 e dependendo da dificuldade do teste usamos o maior valor dos três, o menor ou o valor intermediário para ser somado a uma característica e uma habilidade. Em caso de valor igual ou maior do que o número alvo houve sucesso, em caso de resultado menor, houve falha. Em caso de três resultados 10 houve um sucesso excepcional, enquanto três 1 é uma falha crítica. Existem ainda pontos de drama que podem ser usados para influenciar o resultado obtido.

Eu nem preciso dizer que estou muito empolgado com o anuncio deste RPG e doido pra ver a edição nacional. Logicamente vai ter resenha novamente quando o livro chegar e dicas de aventuras para os narradores. Aliás quem quiser já ir se preparando clica AQUI e AQUI para baixarem aventuras gratuitas de Cultos Innombrables com qualidade incrível. Quem quiser dar uma olhada na ficha de personagem do livro original clique AQUI.

Abaixo deixo imagens tiradas do livro original que estava no stand da Redbox durante o DOFF. Deixe a loucura tomar conta de você…

WhatsApp Image 2019-04-30 at 17.23.46WhatsApp Image 2019-04-30 at 17.23.47WhatsApp Image 2019-04-30 at 17.23.48WhatsApp Image 2019-04-30 at 17.23.49

 

2 pensamentos sobre “A Loucura Dos Cultos Innombrables.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s