Ecos Do Diversão Offline 2018.

Ocorrido nos dias 22 e 23/09, no Centro de Convenções Sulamérica, no centro do RJ, o evento de jogos de mesa do Diversão Offline foi um sucesso, tanto de público, quanto de crítica. Pela primeira vez a Dungeon Capixaba e o Velhinho do RPG participaram do evento, que vem crescendo ano a ano e atraindo mais expositores e participantes, e irei tentar mostrar para vocês o que rolou por lá.

WhatsApp Image 2018-09-25 at 14.05.59

O local escolhido pro evento foi perfeito, com fácil localização, perto de estação de metrô, e com um espaço muito bom para acomodar todas as grande editoras que estiveram presentes. Quando digo todas tô exagerando um pouco, porquê faltaram algumas, mas era como se tivessem todas por lá devido a grande quantidade de expositores espalhados pelo salão principal.

Além das editoras estavam presentes também várias lojas, associações e grupos de jogos e representantes das mais diversas mídias que cobrem nosso hobby, desde canais de Youtube até blogueiros. Aliás uma coisa bacana foi poder encontrar essas pessoas, conhecê-las pessoalmente e trocar ideias, já que na maior parte do tempo nos falamos apenas pelas redes sociais.

WhatsApp Image 2018-09-25 at 14.05.51

A Conclave trouxe uma grande surpresa para o evento: os desenvolvedores do jogo Capitão Sonar que teve o lançamento oficial durante o DOFF. Muitos simpáticos e solícitos eles autografaram os jogos de quem comprou no evento, tiraram fotos e jogaram uma sessão com a galera. Roberto Fraga ficou particularmente satisfeito com o interesse dos jogadores brasileiros pelos jogos, assim como Yoham Lemmonier estava animado com os jogadores em sua mesa.

WhatsApp Image 2018-09-25 at 14.05.07

A Galápagos trouxe um stand enorme onde além da divulgação dos jogos que ele está trazendo para o Brasil, como Downforce, Tigres e Eufrates, Ticket to Ride NY, Sagrada (que teve o lançamento oficial no evento), Battle for Rokugan, entre outros, levou o Jack Explicador para fazer um quiz com os participantes, e um meet and play com Didi Braguinha, do site Matando Robôs Gigantes.

WhatsApp Image 2018-09-26 at 09.14.53

A Brutus, que vem produzindo mesas próprias para jogos, também esteve presente e além das suas mesas e acessórios em madeira para as sessões de jogatinas levou também alguns jogos que vem desenvolvendo baseados em peças de madeira e a experiência de lidar com ela. Levou, por exemplo, uma torre de blocos, no estilo Jenga, para ver quem conseguia formar a maior torre, sem deixá-la tombar, e um jogo no qual as peças de madeira deveriam ser colocadas em um pêndulo e mantê-las equilibradas.

WhatsApp Image 2018-09-26 at 09.14.45WhatsApp Image 2018-09-26 at 09.14.48

Houve torneios de boardgames sendo realizados ao longo do evento, como o de Grasse – Mestre Perfumista, da Ludens Spirit, na qual Jefferson e Luiz, da Dungeon Capixaba, venceram cada um suas mesas e vão receber uma cópia do jogo. Houve também um torneio de Flamme Rouge, jogo trazido para o Brasil pela Conclave, e que a Dungeon Capixaba irá fazer um torneio no ES reproduzindo as 21 etapas da Volta da França. Aguardem notícias.

WhatsApp Image 2018-09-25 at 14.05.34

E não faltou RPG! Além das editoras de jogos que estavam presentes, também as editoras de RPG, como a New Order, que já estava distribuindo aos financiadores de Shadowrun as primeiras cópias, se fizeram presentes. As grandes figuras do meio também estavam lá, e era possível jogar com Jefferson Neves narrando Belregard, Luciano Paulo Giehl narrando Call of Chutlhu, ou Jorge Valpaços narrando Arquivos Paranormais, por exemplo. Deu vontade de ter elaborado algo para narrar também, mas como fui na expectativa de conhecer tudo o que eu poderia, isso vai ficar para o próximo ano.

WhatsApp Image 2018-09-25 at 14.05.17

Enfim, foi um grande evento e nós ficamos maravilhados com tudo que vimos. Principalmente porque há muito tempo eu não ia a um desses grandes eventos de jogos. Lembro dos anos 90 quando existia o Encontro Internacional de RPG, promovido pela Devir, que acontecia anualmente em SP, e que eu ia sempre, mas depois que o cenário deu uma esfriada nos anos 2000 eu deixei de participar. Agora que o hobby de jogos de mesa ganhou força novamente sentia falta de estar presente a um desses evento. Agora quero ir em todos!

Pra não ficar repetitivo sobre os lançamentos de jogos que foram anunciados durante o evento, convido todos a conferirem a lista feita pelo Ricardo Gama no site do Ludopedia, clicando no link abaixo, porquê eu acho que é a mais completa.

Lista de Anúncios de Jogos.

Sigam a Dungeon Capixaba e o Velhinho do RPG no Instragram

https://www.instagram.com/dungeoncapixaba/

https://www.instagram.com/velhinhodorpg/

Curta nossas páginas no Facebook

https://www.facebook.com/DungeonCapixaba/

https://www.facebook.com/beplano/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s