Breaking Bad, O Boardgame.

Lançado recentemente pela Galápagos Jogos, Breaking Bad Boardgame é um jogo de tabuleiro baseado na famosa série de TV que fez e faz sucesso no mundo inteiro. Ele usa construção de baralho como sua mecânica, sendo designado para 3 a 8 jogadores com mais de 18 anos, com tempo estipulado de 1-2h.

O jogo tem 3 facções criminosas com dois criminosos para cada jogador, e 1 equipe de agentes do DEA com 2 agentes, para serem escolhidos, sendo necessário que sempre haja agentes do DEA na mesa. Com 3 a 5 jogadores pelo menos um jogador deverá ser agente do DEA, e com 6 ou mais jogadores dois deverão ser agentes do DEA. O jogo pode ser jogado de maneira individual ou em equipe, quando 5 ou mais jogadores estão presentes.

O jogo permite a escolha de personagens da série para cada jogador. Na facção Heisenberg o jogador pode ser Walter White, o tímido professor de química de Albuquerque cuja vida muda quando ele é diagnosticado com um câncer inoperável e enfrenta seus últimos meses de vida, ou pode escolher entrar na pele de Jesse Pinkman, um ex-aluno de White que, apesar de sua inteligência, acabou mergulhando no mundo das drogas como consumidor e depois vendedor.

Já a opção pela facção de Los Pollos Hermanos, permite jogar com o misterioso e rico Gustavo Fring, respeitado pela comunidade local por suas obras de caridade e proprietário de uma próspera rede de restaurantes que serve de fachada para sua verdadeira ocupação: a distribuição de metanfetamina. Ao lado dele, como não poderia deixar de ser, está Mike Ehrmantraut, um ex-policial que cuida dos interesses de Gus Fring e faz o que for necessário, e até moralmente repreensível, para manter as coisas em ordem.

Cartel Juarez tem o poderoso Tuco Salamanca, um criminoso de caráter imprevisível, que não tem escrúpulos ao romper alianças sob a mira de uma arma, e os primos Leonel e Marco Salamanca, os Sicarios implacáveis, temidos por sua aparente falta de escrúpulos ou emoções. Se optar por ser um agente da DEA, pode escolher o Hank Schrader, o cunhado de Walter White, ou com Steve Gomez, parceiro e braço direito de Hank no DEA.

Além deles quem aparece no jogo quando tudo está dando errado é Saul Goodman, uma carta que liberta criminosos da cadeia ou impede do laboratório ser apreendido pelo DEA.

A mecânica do jogo é bem simples, sendo composta de compra de cartas e ações escolhidas pelos jogadores baseadas nas cartas que possuem, que vão desde produzir blue sky até atacar adversários e mandá-los para o hospital. Cada jogador possui um tabuleiro individual de personagem e um da sua facção, que deve ser utilizado pelos sócios da mesma facção, para produzir blue sky.

Em seu turno, cada jogador pode fazer 2 das seguintes ações, em qualquer ordem podendo repetir a mesma:
– Comprar uma carta.
– Jogar uma carta de sua mão.
– Usar  a Habilidade do personagem
– Ocupar um laboratório com um Químico.
– Produzir blue sky (se tiver um Químico no laboratório).
– Vender 1 blue sky que está no tabuleiro de sua facção.
– Realizar uma ação extra caso descarte 2 cartas da mão, gaste 2 blue sky do seu estoque individual ou perder um de vida.

Jogadores que escolhem as facções criminosas ganham o jogo quando eliminam todos os adversários ou acumular blue sky em seus tabuleiros de fação, sendo 12 para vitórias individuais e 18 em dupla. Já aqueles que optam por serem um agente da DEA ganham quando removem de circulação todos os personagens de facções criminosas, eliminando-os ou mandando-os para a cadeia, ou quando tomam posse de todas as cartas de laboratório das facções criminosas.

É jogo de treta, galera, e apesar de parecer que os criminosos vão levar vantagem sobre os agentes do DEA já que estão em maior quantidade, é bom lembrar que apenas uma facção vence. É possível fazer alianças temporárias e negociações fora do jogo, assim como traições são permitidas e bem vindas. Além disso jogar com os personagens icônicos da série dá um grande barato e a sessão com fãs da série fica mais divertida. Aliás garanto que o jogo será melhor aproveitado por aqueles que já viram a série e vibraram com seus plot twists e complicações.

Se você é fã da série garanto que irá gostar de jogar com seus amigos, mas cuidado que o DEA tá de olho em vocês.

2 pensamentos sobre “Breaking Bad, O Boardgame.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s