Correndo De Bicicleta Com Flamme Rouge.

logo

Está chegando ao Brasil, pela Conclave Editora, o jogo de tabuleiro que simula os famosos circuitos de ciclismo do mundo: Flamme Rouge. Criado por Asger Harding Granerud, com ilustrações de Ossi Hiekkala Jere Kasanen, ele é designado para 4 jogadores que controlam 2 ciclistas de uma vez, um Rouleur e um Sprinteur, formando uma equipe. Flamme Rouge tem tempo estimado de 30-45 minutos por corrida, e é indicado para jogadores com 8 anos ou mais.

Flamme Rouge é um jogo tático de corrida com mecânica de gerenciamento de mãos e seleção de ações simultâneas. Ele possui um tabuleiro modular que muda conforme os jogadores escolhem qual circuito irão correr. No jogo há 6 cartões com indicações para a montagem de 6 circuitos, mas é possível baixar outros na internet, alguns até criados por ciclistas profissionais. Os jogadores podem optar por jogar apenas uma corrida ou fazer todo um circuito, valendo pontos que se acumulam a cada uma delas.

PREPARAÇÃO

No início os jogadores escolhem qual circuito irão correr e começam a montar a pista seguindo as orientações descritas nos cartões que acompanham o jogo. Depois escolhem a cor dos seus ciclistas, pegam os dois daquela cor e o tabuleiro individual com a cor correspondente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Tabuleiro individual, com espaço para as cartas do Rouleur e do Sprinteur.

Deve-se pegar as 15 cartas do Rouleur as 15 do Sprinteur, embaralhá-las e colocá-las com a face virada pra baixo cada uma em seu próprio monte. As cartas possuem uma numeração na parte superior da mesma, variando de 2 a 9 para Sprinteur, e 3 a 7 para Rouleur. Essa numeração é diferente para cada ciclista para demostrar as formas diferentes de tática que os ciclistas usam na corrida. Depois devem determinar de maneira aleatória, combinada entre os jogadores, a posição dos ciclistas na linha de partida, e estão prontos para correr.

flamme-rouge-11

As cartas utilizadas para a movimentação.

JOGANDO

Cada jogador deve comprar 4 cartas do ciclista que ele ira mover primeiro, selecionar uma, e colocar as demais com a face virada pra cima, na parte de baixo do baralho de compra. Em um determinado momento da corrida essas cartas que estão com a face virada para cima irão aparecer. Deve-se pegá-las, embaralha-las novamente, e colocá-las com a face para baixo no tabuleiro individual do ciclista correspondente para poder voltar a comprá-las. Depois deve repetir o processo com o segundo ciclista que será movido. Todos os jogadores mostram agora suas cartas e começando pelo líder da prova eles movem seus ciclistas pela pista, respeitando a regra que diz que quem está do lado direito da pista move-se primeiro quando houver dois ciclistas empatados. As cartas utilizadas para a movimentação NÃO retornam para o jogo.

WhatsApp Image 2018-07-29 at 13.39.33

Ao final da movimentação, começando pelo ciclista mais atrás, todos os ciclistas, ou grupo de ciclistas, que estiverem a um quadrado de distância do ciclista da frente avançam uma casa, devido ao efeito da aerodinâmica. Agora todos os ciclistas, a partir do líder da prova que tiverem a sua frente um ou mais espaços vagos recebem uma carta de cansaço que deve ser colocada virada para cima na parte de baixo do baralho de compra do respectivo ciclista. Isso demonstra o esforço que ele está fazendo sem poder contar com o auxílio da aerodinâmica dos outros ciclistas a sua frente.

As sugestões de circuitos quem vem na caixa básica, e que são formadas juntando as pistas modulares. Dá pra se montar circuitos de várias maneiras.

Há partes do circuito que possuem marcações vermelhas, que indicam subidas. Nesses pontos os ciclistas não recebem o benefício aerodinâmico, e qualquer carta com valor acima de 5 moverá o ciclista apenas 5 espaços. Já nas partes azuis, que representam descidas, qualquer carta jogada abaixo de 5 moverá o ciclista 5 espaços. Dito isto você está pronto para replicar uma corrida com os amigos.

WhatsApp Image 2018-07-29 at 13.39.38

A EXPANSÃO

Já existem algumas expansões e promos do jogo no mercado, mas a que eu espero que a Conclave traga é a Pelotón. Ela foi publicada ano passado e adiciona mais 4 ciclistas ao jogo aumentando o número de jogadores para 6 ou 12 (explico mais adiante), conforme preferirem, além de trazer mais traçados de pistas, com terrenos diferentes, como os de paralelepípedos que não dão aerodinâmica para quem vem atrás e regras alternativas para algumas situações de jogo.

AVALIAÇÃO

Eu sou suspeito de falar, já que sou apaixonado por jogos de tabuleiro que simulam esportes, sejam eles quais forem, e portanto vai parecer mais do mesmo meu comentário, mas amei Flamme Rouge. Suas regras fáceis, poucas e simples, fazem que o jogo seja explicado em poucos minutos para uma pessoa que irá começar a jogar neste momento. E seu desenvolvimento pelo tabuleiro, e a maneira como simula uma corrida de bicicleta, é muito agradável e divertido.

00f2c_ilh3d8

A parte tática do jogo também é bastante interessante, porque não adianta apenas selecionar de sua mão a carta mais alta para jogar e mover seu ciclista, porque coisas como o efeito aerodinâmico, o cansaço de quem fica isolado ou na frente durante muito tempo, o “ataque” que se faz nas subidas, e estratégia de descida, tornam o jogo bem estratégico, sem ser chato e demorado. Aliás a duração de cada corrida não é longa, variando em torno de 40 minutos com 4 jogadores, o que faz com que várias corridas possam ser jogadas em uma sessão, para aqueles jogadores que curtem uma jogatina mais longa, simulando todo um circuito, como a Volta de France ou o Giro da Itália, famosos circuitos de ciclismo no mundo.

A respeito disso deixo ao final desta resenha dois links que podem interessar bastante aos jogadores. Um é o link do PDF que adiciona sistema de regras para um campeonato com os amigos, com pontuação para quem chega primeiro, quem fica com menos tempo acumulado no somatório de cada corrida, quem “ataca” melhor as subidas e pontos para premiar quem fica mais tempo na liderança em cada corrida. Deixo também uma sugestão para quem for fazer seu campeonato, sugestão aliás que já foi dada pelos autores do jogo na expansão Pelotón, de jogar com 8 jogadores ao invés de 4, com cada jogador ficando com um dos ciclistas, ao invés dos dois, formando uma equipe. A vitória seria portando da equipe, e não apenas do quem chega primeiro. Nesta expansão que adiciona mais 4 ciclistas, de duas cores diferentes, eles sugerem jogar dessa forma, com 6 jogadores, cada um com dois ciclistas, ou 12, formando equipes de 2 jogadores, um com o Rouleur e outro com o Sprinteur.

O outro link que vou deixar é de um arquivo de impressão de novos circuitos para montagens das pistas, que simulam a Volta da França. Essas cartas podem ser usadas ao invés das que acompanham o jogo simulando este famoso torneio de ciclismo.

Le Grand Tour 2018 – Cartões promocionais que foram oferecidos pela Gigamic na França antes do início do Tour de France 2018. Existem 12 cartas, incluindo 21 designs de pistas em lados alternados. Os projetos representam os últimos 70 km das etapas reais corridas no Tour 2018 usando o sistema de terreno Flamme Rouge.

Regras do Grand Tour 2018 Esta é uma composição de 2 páginas no estilo do livro de regras original, versões inglesa e francesa juntas. É baseado principalmente nas grandes regras de Asger, com algumas opções adicionais.

E como sempre acontece quando eu adquiro um jogo com temática de esporte eu irei realizar um torneio de Flamme Rouge aqui no ES, simulando a Volta da França. Já tenho os 8 ciclistas inscritos e contaremos com o patrocínio da Oakenshield Jogos, a sua loja de jogos online. Visite o site da Oakenshield clicando na imagem abaixo.oakenshield

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s