Entrevista com Ron Halliday.

 

Nos dias 23 e 24/06 aconteceu o 22º Encontro de Jogos de Mesa da Dungeon Capixaba, na praça de alimentação do Shopping Montserrat, em Serra/ES. Nesta oportunidade o evento recebeu a participação especial de Ron Halliday, Game Designer do jogo Revanche Futebol Cards, jogo de cartas que simula uma partida de futebol que será lançado em breve pela Conclave Editora. Ele esteve presente ao evento respondendo a um convite da organização para a realização da Copa do Mundo de Revanche, que contou com 32 jogadores e que teve cobertura deste blog (clique AQUI para ler sobre ele).

Durante o evento o Game Designer capixaba André Negrão, autor dos jogos “Duelos de Dados” e “Anjos e Dragões” teve a oportunidade de conversar com o Ron Halliday sobre as decisões de design do Revanche, e compartilhou a conversa conosco:

Negrão: O jogo possui 4 cópias de cada jogador. Por que tantas cartas se, teoricamente, daria para joga-lo com apenas metade das cartas?

Ron Halliday: Essa é a a quantidade de cartas ideal para que o número possível de gols em um duelo seja o mais semelhante aos valores reais das partidas de futebol. Esse número garante que raramente uma partida ficará no 0x0, tendo ao menos um gol, enquanto evita que o número de gols não exceda um 3×2 com frequência, por exemplo. Essa quantidade de cartas também permite jogar prorrogação, em que a partida completa usa até 44 cartas (11 cartas por tempo, 6 no banco, 4 por cada prorrogação, e até 8 para acréscimos).

Negrão: Os craques (Atacante 10 e Goleiro 1) são muito superiores do que o restante dos jogadores. Por que o jogo permite que um jogador possa comprar todos os craques e o outro jogar sem nenhum deles?

Ron Halliday: Para que os jogadores sintam a pressão de jogar nessas condições, como uma partida de futebol real. Ter que garantir um bom resultado sem os craques, ou ser obrigado a vencer quando eles estão na mão. Os craques são importantes, mas qualquer carta pode ser um herói, fazendo gol ou evitando um ataque, e isso é muito legal. Algumas cartas, como o 15, são importantes em jogadas específicas, então rola aquela tensão em prever se o jogador usará essa carta para quase garantir uma jogada ou arriscar uma carta comum.

Negrão: O jogo, de forma geral, é muito aleatório. Ele é baseado em informação escondida que não pode ser decifrada devido a pouca informação sobre o que pode ter nas mãos dos jogadores. Isso foi intencional?

Ron Halliday: O Revanche foi projetado para qualquer jogador possa se divertir. Eu posso jogar contra uma criança de 8 anos e me sentir pressionado enquanto ela parte para o ataque e me goleia, pois a combinação de cartas para essa ofensiva é bem simples. O mercado já possui uma boa oferta de jogos abstratos baseados em habilidade, como o Xadrez, e o Revanche é para ir em uma direção oposta. A intenção é que em uma loja o Revanche esteja na prateleira junto ao Uno e Red7.

Negrão: A arte do jogo é realmente bem abstrata. Você acredita que essa arte sofrerá mudanças até o lançamento pela Conclave?

Ron Halliday: Possivelmente a editora irá mudar alguma coisa, como o verso da carta e dar uma repaginada em alguns elementos, mas acredito que o visual das camisas dos jogadores vai permanecer. O Revanche não precisa de imagens de jogadas nas cartas, então não seria necessário. Eu realmente curto o visual das camisas pois isso permite que o jogador se identifique com os personagens de sua própria imaginação enquanto joga, criando suas próprias narrativas a cada partida.

Queremos agradecer a participação de Ron Halliday ao evento e dizer que Revanche Futebol Cards é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores jogos de cartas lançado nacionalmente, sendo um sucesso absoluto entre todos que jogaram. Aproveitamos a oportunidade e convidamos outros designers de jogos a vir até o ES e participar também de um dos eventos da Dungeon Capixaba e trazer seus jogos para que os capixabas conheçam seu produto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s