Arquivo X Nas HQs: Você Precisa Ler.

the-files-x

Por Gustavo Tenório.

hq-x-files-n-24-silver-lining-topps-comics-importada-d_nq_np_981175-mlb25735766908_072017-fCom a 11ª temporada de Arquivo X entrando em sua reta final (faltam três episódios), os fãs do seriado ainda não tem nenhuma previsão se haverá continuidade das missões dos agentes Fox Mulder e Dana Scully. Enquanto os atores, produtor e criador do programa Chris Carter, e o canal Fox não entram num acordo, uma possibilidade de não ficar sem acesso a um dos melhores programas de TV já feitos é migrar para as HQs.

A IDW Publishing tem os direitos de publicação de Arquivo X e faz um bom trabalho expandindo o cânone da série. Além de histórias novas, seguindo a mesma linha do que tem sido visto com o retorno do programa, as aventuras mais antigas também fazem parte do catálogo da editora americana.

Originalmente Arquivo X, durante o auge do seriado, ganhou uma HQ pela Topps Comics. Foram 41 edições, dois anuais e uma adaptação do episódio piloto. Anos mais tarde, a IDW Publishing adquiriu o direito de publicação dessas histórias e lançou tudo em quatro encadernados, chamados de X-Files: Classics. Algumas dessas histórias chegaram a sair no Brasil pela Mythos Editora, e, em 2016, a Editora New Order publicou o primeiro encadernado traduzido (trazendo a edições de 1 a 9).

xfiless10_21_cvrCom roteiros de Stefan Petrucha, John Rozum, Kevin J. Anderson e desenhos de Charles Adlard (antes da fama pelas HQs de The Walking Dead), Gordon Purcell e Alex Saviuk, as histórias publicadas poderiam render, sem sombra de dúvida, bons episódios para Arquivo X. Na época, Chris Carter, no auge do sucesso do seriado (estamos falando do período entre 1995 e 1998, entre a segunda e quinta temporadas), não queria que as HQs abordassem a mitologia da série, restando aos autores trabalhar com os famosos “Monstros da Semana”.

Em 2008, a editora Wildstorm (hoje um selo da DC Comics) publicou a mini-série X-Files/30 Days of Night. Frank Spotnitz, Steve Niles, Marv Wolfman e Doug Moench participaram da criação do encontro em seis partes dos agentes do FBI com os vampiros de Barrow. O resultado pode ser visto no encadernado de mesmo nome, também parte do catálogo da IDW.

Em 2013, a IDW Publishing, possuindo todos os direitos dos materiais antigos de Arquivo X, inicia sua própria série, buscando expandir o seriado em uma 10ª temporada, que durou 23 edições, escritas por Joe Harris e desenhada por vários artistas, contando com Chris Carter como consultor. O sucesso rendeu uma 11ª temporada, com oito edições, e finalizada com o anúncio de que o seriado ganharia mais uma temporada televisiva. Esse material é muito bom, mas, por conta do retorno do seriado, o que originalmente entraria no cânone de Arquivo X, passou a ser desconsiderado.

xfiles1-11

Aproveitando que estava com um escritor conhecedor da série e aprovado pelos fãs e por Chris Carter, a IDW faz um novo lançamento – The X-Files (2016). Desta vez, seguindo o que estava sendo apresentado na TV, Joe Harris utiliza parte da mitologia e escreveu 17 novas histórias, que foram compiladas em quatro encadernados (o último deles foi lançado nesta semana) – e o melhor, considerado como parte do cânone do seriado.

Ainda ficaram de fora as mini-séries X-Files Year One; Millenium; The X-Files Origins; The X-Files: JFK Disclosure; The X-Files: Deviations 2017; e The X-Files: Conspiracy. Esses títulos serão tema de um artigo futuro.

Se tiver um bom conhecimento de inglês e alguns reais sobrando, vale procurar os títulos acima na Amazon BR e comprá-los. São divertidos e apresentam boas histórias para os fãs de Arquivo X.

Um pensamento sobre “Arquivo X Nas HQs: Você Precisa Ler.

  1. Uma pena as edições de 2013 da IDW não serem consideradas canônicas. Considero aquelas histórias muito superiores a essas últimas temporadas da TV, que para mim foram um lixo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s