Suicidas: Das HQs Para O RPG.

vertigo

Como muitos sabem sou um apaixonado por histórias em quadrinhos (culpa da minha mãe) desde que eu era apenas uma criancinha, sendo alfabetizado através de tirinhas de jornais e revistas. Dentre as histórias que mais curto atualmente são as do selo Vertigo da DC Comics, que contém histórias adultas alternativas para um público cansado de ler histórias de heróis com superpoderes que andam por aí com collants apertados e coloridos.

suicidas_capaRecentemente a Panini do Brasil lançou a série da Vertigo “Suicidas”, escrita por Lee Bermejo (Coringa e Lex Luthor: Homem de Aço), que além do roteiro ficou encarregado dos desenhos também. Eu quase deixei passar essa série por falta de informações sobre a mesma, mas como é da Vertigo decidi comprar, e que surpresa meus amigos!

A história gira em torno da cidade de New Angeles, antiga Los Angeles, que foi atingida por um terremoto, chamado “Tremendão” pelos sobreviventes, provocada pela famosa falha de San Andreas (quem quiser saber mas sobre essa falha geológica que já foi motivo de vários filmes, inclusive do Super-Homem, clique AQUI). Trinta anos após a catástrofe a cidade está isolada do restante do mundo, cercada por um muro fortemente fortemente vigiado por soldados armados que impedem que os “pula-muros” venham tentar a sorte na cidade. Massa de pobres, sujos e indesejados, que utilizam os serviços de “coiotes” para tentar entrar na cidade através de túneis subterrâneos, já que as coisas em Lost Angeles, a parte que ficou fora dos muros e também foi atingida, não é nada fácil.

A cidade se reergueu dos escombros sem contar com a ajuda de ninguém. Não fica muito claro no roteiro se o mundo todo foi atingido pelo terremoto ou se o governo dos EUA se omitiu mesmo de ajudar, mas o fato é que New Angeles é um mundo à parte, que tem uma indústria de entretenimento forte, baseada em lutas de gladiadores modificados cirurgicamente através de implantes biomecânicos até a morte. Essas lutas são transmitidas pela TV e rádio, sendo um espetáculo para as massas e enriquecimento dos empresários que dominam os gladiadores. Estes lutam em arenas cheias de perigos que pode resultar até na morte de ambos, se não tomarem cuidados. A arte de Bermejo é excepcional, e sua sequência de quadros dão luz e movimento a cena, parecendo que estamos vendo um filme. As cores utilizadas pelo colorista Matt Hollingsworth contribuem ainda mais para dar realismo às cenas.

suiciders

Não vou falar muito sobre a história porque ela tem um desfecho interessante em seu volume 1, que contém as ediçoes #1 a #5 da publicação original americana e conta a história do Santo, campeão de New Angeles e que diz desejar purificar a cidade dos indignos. O volume 2 acabou de sair nas bancas, e continua contando a história de New Angeles, agora com novos personagens em foco, e como fazem para sobreviver aqueles que estão fora das grandes lutas da cidade.

Pensando em adaptar a história de “Suicidas” para o RPG temos duas opções muito interessantes. A primeira será para o cenário “Anjos do Asfalto” de Dust Devils, RPG publicado no Brasil pela Retropunk Publicações. Ele é perfeito para criação de histórias no cenário brutal de New Angeles.

As Pontuações permanecem as mesmas (Ofício, Recursos, Violência e Emoção), mas os arquétipos ficariam assim:

O Mágico = Empresário – O empresário é um dos membros das corporações que controlam as lutas de New Angeles e os negócios, sejam lícitos ou escusos. Ele que investe na descoberta de novos gladiadores, que controla o crime organizado, as apostas ilegais, etc.

O Sobrevivente = Pula-Muros/Sobrevivente – Aqui tanto pode ser um cara que tá tentando a sorte em New Angeles e conseguiu uma maneira de entrar clandestinamente na cidade, quanto pode fazer parte da grande massa de pessoas que sobreviveram ao “tremendão” e agora vivem pelas ruas de New Angeles tentando sobreviver, fazendo tudo o que for necessário. Até coisas ilegais. Ou pode ser alguém que deseja tomar o controle das ruas das mãos dos empresários das grandes corporações, criando uma oposição ao poder deles.

O Guerreiro = Gladiador – Estes são os lutadores que arriscam suas vidas nas arenas em troca de glória e dinheiro. Eles são adorados por todos, e para permanecer lutando precisam treinar e melhorar de vez em quando seu aprimoramentos biomecânicos, o que só é possível ganhando mais lutas para ter mais dinheiro.

O Tolo = Jornalista – Estes são os que trabalham nas ruas tentando descobrir os podres de todos mundo, inclusive dos empresários e gladiadores, em busca de um furo de reportagem que lhes dará fama e reconhecimento.

suicidas-pg007-032-19

Feita essas modificações os jogadores podem criar várias histórias, como por exemplo:

O Novo Campeão: Um pula-muros chega na cidade e mostra grande habilidade nas lutas clandestinas. Ele desperta a cobiça de alguns empresários que o querem lutando para sua facção, mas acaba caindo nas garras do maior empresário de lutas da cidade. Depois de um tempo vencendo várias lutas o empresário o coloca para lutar contra o Santo, o grande campeão de New Angeles, mas deverá perder a luta, ou a vida de sua família estará em risco. E agora? O que ele fará?

A Vida Nos Escombros: Talvez a história gire em torno de Sobreviventes e de Capangas que estão nas ruas enfrentando o dia-a-dia cruel da cidade, negociando e fazendo serviços para alguns empresários tentando apenas poder acordar mais um dia vivo. De repente uma oportunidade de ouro de sair das ruas em grande estilo aparece, quando eles descobrem algo que os deixariam ricos, como uma mala cheia de dinheiro de jogo ilegal esquecida dentro de um carro com capangas mortos. Será que isso vai dar a tranquilidade que eles desejavam ou é apenas o início de problemas?

O Furo: Um jornalista descobre algo sobre o campeão da cidade que ninguém deveria saber, como por exemplo, usar implantes ilegais, as lutas serem manipuladas, ou que um dos empresários, famoso na cidade, é na verdade um pula-muros que escondeu isso de todos. Agora seu grande furo de reportagem está correndo risco, já que ele virou alvo de uma das corporações, que querem usar o segredo para chantagear o outro lado, ou então do próprio alvo da reportagem, que deseja o jornalista morto antes que a notícia saia.

capa_produto

Além de Dust Devils outro excelente jogo para se adaptar “Suicidas” é o Story Game “Desafiantes”, publicado no Brasil pelo Pensamento Coletivo. Em Desafiantes os jogadores são pugilistas que estão tentando a sorte para conseguir chegar ao título máximo de campeão. As histórias aqui ficam melhores, e praticamente exclusivas, de Gladiadores saindo do anonimato para as grandes lutas televionadas nas arenas de New Angeles. Não é necessário fazer nenhuma adaptação ou modificação nas fichas dos personagem. Ele cabe certinho para o cenário de “Suicidas”. A única modificação ficará sendo no resultado das lutas, já que elas vão até a morte, e na opção pelos Movimentos Ilegais, que neste cenário não gera desclassificação, mas só pode ser utilizado uma vez por luta. Uma vez usado o cartão com a opção de Movimentos Ilegais fica indisponível para o Gladiador até a próxima luta. Neste tipo de cenário os Movimentos Ilegais representam os implantes usados pelos Gladiadores, ou armas usadas em suas armaduras, que tentam por um fim a luta.

Trabalhe com personagens que possuem um passado que pode ser manipulado ou ameaçado pelos empresários que desejam controlar as apostas na cidade, obrigando-os a ganhar ou perder lutas. Esses gladiadores podem também serem usados em serviços ilegais quando não estão lutando, como chantagem e ameaças de violência física.

Quem tiver o board game de Spartacus, publicado no Brasil pela Kronos Games, pode usar o tabuleiro, no formato de uma arena, para simular o local da luta, assim como as minis representando os Gladiadores que irão lutar até a morte. Pode até mesmo usar as regras das apostas para ver quem ganha dinheiro com os lutadores. Use as regras normais dos RPGs para a simulação de movimento e de golpes de cada lutador. Não use as regras de Spartacus, a menos que o mestre e os jogadores assim queiram.

Final de semana está chegando e domingo, 04/03, é dia de se comemorar o Dia Internacional do Mestre de RPG. então junte sua galera, pule o muro da cidade, e parta para as glórias das lutas em New Angeles.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s