Ideias Para Jogar RPG No Halloween.

halloween

halloweenimageO Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é uma festa de origem irlandesa comemorada no dia 31 de outubro, véspera da data católica do Dia de Todos os Santos, dedicado a lembrar os mortos, incluindo os santos (hallows) e mártires cristãos. Antigamente, no dia 31 de outubro, acontecia uma vigília de preparação para esta data chamada de “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos). A forma de falar foi mudando com o tempo chegando ao modelo atual.

Essa data é na verdade uma cristianização de uma festa mais antiga, o Samhain, festa de cunho pagão celebrada pelos celtas nas ilhas britânicas há mais de 2 mil anos. Nesta data os celtas comemoravam o último dia do ano com uma festa para celebrar o fim da colheita e a chegada do inverno. No século VIII, o papa Gregório IV transferiu para o 1° de novembro o Dia de Todos os Santos, destinado a homenagear os mortos, a fim de cristianizar a festa celta de Samhain. Apesar disso o Halloween continuou sendo celebrado durante séculos na Irlanda católica.

Os celtas acreditavam que nesse dia o mundo dos vivos se encontrava com o mundo dos mortos e os espíritos voltavam para suas casas para rever parentes e entes queridos, mas às vezes alguns espíritos que saiam do mundo dos mortos eram perigosos e estranhos demais para se deixar entrar em casa. Os Sacerdotes celtas tentavam expulsar esses epíritos com uma grande fogueira e usavam máscaras amedrentadoras para se proteger deles.

de7c3a47f0b3dec5e8d0ba2d7a47506aUm dos maiores símbolos da festa de Halloween é a abóbora na forma de uma cabeça fazendo careta e iluminada com uma vela por dentro. Ela é a lembrança da lenda irlandesa do Jack O’Lantern (Jack da Lanterna), um ferreiro que enganou o Diabo duas vezes, escapando do Inferno através de seus truques, mas que também não pôde entrar no Céu. Em vez disso, o Diabo lhe entregou um pedaço de brasa que ele escondeu em um nabo (muito comum nas colheitas da Irlanda naquela época). Desde então, o ferreiro vaga pelo mundo como um fogo-fátuo sem descanso. Quando os imigrantes irlandeses trouxeram a festa do Halloween para os Estados Unidos, no século XIX, perceberam que as abóboras eram mais abundantes que os nabos e melhor para serem talhadas em forma de cabeça para se colocar uma vela dentro. A ideia de se colocar uma cabeça para espantar os espíritos vem da lenda de São Jorge e o Dragão que ele matou. Para saber sobre essa lenda clique AQUI.

Aqui no Brasil a tradição do Halloween é bem conhecida através dos filmes americanos, mas só na última década é que se começou a comemorar a data através de festa de grupos de amigos, em família, ou escolas de língua inglesa, não sendo ainda um festa comemorada a nível nacional. A data é perfeita também para se jogar RPG, já que os amigos vão estar por perto, aproveitando-se a data para se contar histórias de terror. Vejamos então algumas ideias de histórias que podem ser contadas nesse dia e sugestões de sistemas e cenários de RPG.

b40d90ba3c6a4bfc8b72ccd4c1ba0cb61ed838af_hqTerra Devastada: Edição Apocalipse – Alguns amigos viajam até a Irlanda para comemorar juntos a festa de Halloween. Eles se hospedam em um hotel antigo em uma cidadezinha do interior, onde ali próximo as bruxas celtas faziam seus rituais no halloween, segundo as lendas locais. Eles encontram um antigo grimoire de uma das bruxas no porão do hotel e um resolvem fazer um ritual descrito nele, só por diversão, e acabam abrindo as portas do inferno para a entrada dos espíritos em nosso mundo. Os mortos voltam a caminhar entre os vivos e agora eles têm até o dia dos mortos, em 02/11, ou seja apenas dois dias depois, para reverter o ritual ou o Apocalipse tomará conta definitivamente da Terra. O problema é que o único livro capaz de desfazer o ritual está na Igreja de Saint James, em Dublin, a alguns dias de distância de onde estão.

5fca8d4a53467d1575e865115438cd9585557eca_hqLobisomem: Os Destituídos  Guardar os loci, os portais entre nosso mundo e o mundo espiritual, e impedir a entrada dos espíritos no nosso mundo é dever dos Urathas, mas talvez esse dever seja demais quando em um Halloween um grupo de idigam, espíritos muito antigos e poderosos, que estão vivendo escondidos entre nós resolvem tentar trazer outros iguais a eles para nosso mundo. Há cerca de 30 anos atrás um grupo desses espíritos, exilados da Terra na época de Pai Lobo, fugiu para nosso mundo saindo das mais profundas prisões espirituais. Vários foram destruídos, mas os que sobreviveram conseguiram ficar escondidos entre nós e agora querem soltar os demais que ainda estão presos, e vão usar o dia do Halloween, quando o Dromo está mais fraco, para trazer seus companheiros para nosso mundo. A alcatéia dos jogadores está neste dia em um local ermo, uma cidade onde o loci talvez seja mais fácil de ser tomado na visão dos idigam, e os lobos terão que lidar sozinhos contra essas temíveis criaturas.

2e545bcbdfbeb00e4ada274915dab1c0Witchcraft – O Halloween faz parte de um dos Quatro Dias de Poder onde essência extra  livre está dando “sopa” para ser canalizada no ambiente por qualquer um que tenha conhecimento para usá-la. Um grupo de Gifteds de Covens diferentes recebem os mesmos sonhos premonitórios de que alguma coisa terrível irá acontecer em um local onde segundo as lendas locais a presença de bruxas foi intensa no passado (Salem, nos EUA, alguma cidade Irlandesa, Málaga ou Baraona na Espanha, Ilha de Chiloé no Chile, ou mesmo Santa Catarina, no Brasil). Um grupo de Gifteds, que fizeram pactos com espíritos dos mortos, estão tentando abrir as portas para nosso mundo para seus patronos espirituais que querem caminhar entre os vivos outra vez. Uma história interessante poderia colocar de um lado Sentinelas da Igreja Católica e Médiuns da Ordem do Crepúsculo contra Wicces, que querem vingança contra a perseguição que as bruxas sofreram no passado pela Igreja.

f60308424747bd875e71ce927f048b11Mago: O Despertar – Tendo como cenário oficial a cidade de Boston, Mago é uma excelente pedida para contar uma história nessa data, já que a cidade foi povoada por  uma grande leva de imigrantes irlandeses. A história poderia envolver a caçada por parte dos jogadores ao espírito de Jack-O’-Lantern que está cansado de vagar pela Terra sozinho e agora quer abrir a porta do mundo dos mortos (Reino das Sombras) para que outros espíritos venham para a Terra lhe fazer companhia. Para isso Jack precisa recolher duas moedas de prata, utilizadas por ele para enganar o Diabo duas vezes, e que agora são objetos encantados, que fazem parte de um acervo do Mysterium na cidade. Um dos jogadores pode ser o responsável pelo acervo e permitiu que Jack levasse as moedas. Agora ele vai precisar da ajuda dos outros jogadores para impedir que Jack consiga seu intento e devolver as moedas de volta para o acervo antes que seu superiores notem a falta delas.

5d516b810826ae5bd7a72a28034a7d32_largeSavage Wolds – Compêndio de Horror. Usando o Compêndio de Horror podemos bolar uma aventura onde os personagens dos jogadores são um grupo de estudiosos que estão fazendo uma pesquisa sobre as bruxas de Salem em Boston, quando em uma noite de Halloween são misteriosamente transportados para o ano de 1692, assumindo os corpos de antepassados seus, moradores da cidade e que precisam evitar que um grupo de mulheres sejam mortas injustamente acusadas de bruxaria. Se a morte delas acontecer uma antiga maldição vai cair sobre a cidade e os mortos vão caminhar entre os vivos outra vez e eles ficam presos ali para sempre. Caso consigam evitar a morte delas, eles voltam ao presente. Caso tenham o suplemento Accursed, podem usá-lo em conjunto com o Compêndio de Horror.

Quem quiser mais ideias de aventuras podem acessar a página da Vila do RPG, clicando AQUI, ou então para uma ideia usando o Jack-O’-Lantern em Arton, na página do Rolando os Dados, clicando AQUI.

Fiquem de olho também porque várias lojas online estarão dando descontos para compra de livros e suplementos neste dia, como por exemplo a loja da Retropunk que está dando 10% de desconto e frete grátis em vários de seus produtos.

Bom Halloween para todos, bons sustos e boa diversão!

2 pensamentos sobre “Ideias Para Jogar RPG No Halloween.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s