Luz e Trevas em In Nomine.

Finalmente chegou ao Brasil, com algumas décadas de atraso, um dos RPGs de horror mais famosos dos anos 90: In Nomine. Escrito por Derek Pearcy e publicado em 1997 pela Steve Jackson Games, In Nomine é baseado no jogo francês In Nomine Satanis/Magna Veritas, que foi projetado por Christophe Réaux (mais conhecido no meio de RPG e Board Games pelo apelido de Croc), e publicado pela empresa francesa Siroz. A versão francesa do jogo dividia o cenário em dois livros: In Nomine Satanis, de capa toda preta, que seria o livro destinado aos jogadores que desejavam jogar com personagens demoníacos, e Magna Veritas, de capa branca, destinados aos jogadores que iriam jogar com personagens angelicais. A versão americana, que é a versão publicada no Brasil através da Editora Dimensão Nerd, trás os dois livros juntos. Além disso a Steve Jackson Games também produziu uma versão de GURPS para o cenário (visite a sessão de downloads e na página do In Nomine baixe a conversão do sistema, em inglês).

O livro está impecável, com capa dura e todo colorido no seu interior. As ilustrações de Dan Smith, já muito conhecido pelos jogadores de RPG, estão lindas como sempre, e a tradução do material original em inglês feita pela Yada Yada Yada, com revisão da equipe da Dimensão Nerd, está excelente.

O livro abre com um conto para dar um exemplo para mestres e jogadores sobre os dois lados da batalha eterna. Primeiro mostra-se o lados dos Anjos e em seguida o que aconteceu no lado dos Demônios dentro da mesma história. O conto é bem divertido e consegue colocar jogadores e mestres no clima do cenário, mostrando que a guerra celestial não tem lado bom e lado mal, e que ambos os lados irão usar de todos os meios para vencer a guerra.

CÉU X INFERNO

Mas sobre o que é o cenário? Ele explora o mito judaico-cristão da disputa eterna entre o Céu e Inferno praticada por Anjos e Demônios. Deus escreveu a Sinfonia, o poder que emana em todo o universo e com o qual ele criou a Terra, os bene-elohim (Anjos) e os homens. Os Anjos nasceram com uma natureza pura e bondosa e sua ressonância é sentida em toda Sinfonia, mas alguns deles começaram a se tornar egoístas, acreditando que a Sinfonia e todo o Universo deveriam servi-los, e não o contrário. Eles provocaram uma dissonância que ecoou por toda criação e fez com que 1/3 dos Anjos se rebelassem contra Deus e seus pares. Acabaram derrotados e expulsos do Paraíso, se tornando os auto-proclamados Demônios que agora trabalham para corromper o homem provocando mais dissonância que tira a harmonia da Sinfonia, enquanto os Anjos procuram acabar com os planos demoníacos, nem tanto porque acreditam no que fazem, mas simplesmente porque não querem perder a batalha contra seus antigos desafetos. Vários Anjos e Demônios retratados ao longo do livro eram da época da grande revolta, e muitos eram amigos, ou amantes, que acabaram ficando de lados opostas da batalha. Esse ressentimento mútuo é mostrado em vários exemplos ao longo do livro.

QUEM SOU EU?

Mas antes de tudo jogadores e mestre devem escolher que tipo de personagens farão parte da campanha ou aventura: Anjo ou Demônio? Existem 7 espécies de Anjos descritos no livro: Serafins, Querubins, Ofanins, Elohins, Malakins, Kyriotetes e Mercurianos; e 7 espécies de Demônios: Balserafins, Gênios, Calabins, Habbalah, Lilins, Shedins e Impuditas. Há também uma espécie misteriosa de Anjo chamados de Gregori, mas que servem mais como NPCs, já que eles se recusam a lutar por um lado ou pelo outro dessa batalha, seguindo uma agenda própria. Além disso podem ser feitos personagens Mortos-Vivos (Vampiro, Múmia ou Zumbi são as possibilidades), Banidos (Anjos expulsos do Céu), Renegados (Demônios que fugiram do Inferno), Soldados de Deus (humanos que possuem poderes especiais, como paladinos ou magos, por exemplo), ou simplesmente um humano normal. Ao escolher um dos lados da batalha o jogador deverá escolher também um Arcanjo ou Príncipe Demônio ao qual ele serve e que lhe dirá qual é sua missão na Terra. Existem treze Arcanjos e Príncipes Demônios no livro básico, para que os mestres possam começar uma campanha, cada um relacionado a um aspecto da realidade, chamado no cenário do jogo de “palavra“, como o Arcanjo do Comércio, ou o Demônio da Mídia. Além disso podem ser criados mais Arcanjos ou Príncipes Demônios a critério dos mestres caso precisem para suas aventuras.

O sistema de construção de personagem é simples, mas a primeira vez que o jogador for tentar construir seu personagem pode ficar meio perdido nas referências, porque as informações estão espalhadas em várias partes do livro. Eu mesmo tive um pouco de dificuldade no início para entender o gasto de pontos explicado em exemplos de personagens prontos que vem no livro. Nada que uma boa lida algumas vezes não solucione o problema, mas realmente pode ficar confuso a primeira vez.

COM GRANDES PODERES VEM…

No cenários os jogadores podem realizar feitos fantásticos através de poderes concedidos pelos superiores chamados de Canções. Ela é uma habilidade sobrenatural com a qual pode-se alterar a Sinfonia, ou seja, a própria realidade. No livro são mostradas as 14 Canções mais conhecidas: Atração, Cura, Encanto, Entropia, Forma, Harmonia, Línguas, Luz, Movimento, Possessão, Projeção, Proteção, Sonhos e Trovão.

Existem também Artefatos, objetos encantados que podem armazenar uma Canção ou Essência, o combustível usado para realizar efeitos sobrenaturais no jogo. Esses artefatos podem ser desde itens comuns, como uma arma, até objetos místicos que são procurados pelos dois lados da batalha.

D666

O sistema de regras também é simples e fácil de entender. Chamado de D666, por usar três dados de seis lados, ele não é como o sistema de GURPS, apesar ser da Steve Jackson Games, como eu cheguei a pensar uma vez. Na verdade um dos três dados tem que ser diferente dos outros dois, porque ele é o chamado Dado Verificador. Ele determina através do seu resultado qual foi a margem de sucesso ou de fracasso do personagem no teste. Quanto mais perto do 6 melhor, ou pior, em caso de falha, o resultado.

Já os outros dois dados servem para verificar se o teste foi bem sucedido ou não. O jogador soma uma de suas Características (atributos físicos ou mentais) com uma Perícia e precisa tirar um número nos dados menor que a soma deles, modificada por situações que podem tornar a tarefa mais fácil ou difícil. Por exemplo: Iapetus, um Demônio Gênio, está fugindo de um Coro de Anjos que querem matá-lo. Ele precisa pular o muro de uma fábrica para poder se esconder deles lá dentro. O Mestre pede que o jogador faça um teste da Característica Agilidade com a Perícia Escalada. Ele possui 5 em Agilidade e 2 em Escalada, ou seja 7 no total que passa a ser o número alvo. Ele joga os três dados e tira 4 e 1 nos dois dados iguais, dando 5 na soma, que é menor do que 7 que era o número alvo, e 6 no Dado Verificador, o melhor resultado possível nesse dado. O mestre diz então que ele consegue saltar pelo muro com grande facilidade, ganhando uma dianteira dos Anjos e se escondendo dentro da fábrica sem que seus perseguidores consigam saber pra onde ele foi.

O detalhe é que caso o resultado dos rolamento seja 111 acontece uma intervenção divina e algo extraordinariamente bom acontece para os Anjos, já se o resultado for 666 acontece uma intervenção demoníaca e algo muito bom acontece para o lado dos Demônios. Isso torna o resultado dos dados algo bem divertido.

QUE HISTÓRIA EU CONTO?

A possibilidade de aventuras são enormes, desde aventuras simples onde os jogadores fazem parte de um Coro de Anjos ou um Bando de Demônios, tendo que cumprir uma missão na Terra a mando de um dos seus superiores, até uma união improvável entre agentes do Céu e do Inferno contra um inimigo em comum, como por exemplo atrapalhar os objetivos de um Anjo ou Demônio o qual o grupo de jogadores é um opositor.

Pra quem não sabe a Dimensão Nerd está organizando uma campanha oficial de In Nomine, onde aventuras oficiais serão enviadas para os mestres. As aventuras poderão ser reportadas na página da editora, onde Mestres e Jogadores terão a sensação de estar em uma história viva, com os atos dos seus personagens valendo para a campanha como um todo, e eles sendo premiados por feitos bem sucedidos. Quem quiser saber mais sobre essa iniciativa clique AQUI.

Eu já estou pensando em várias aventuras e campanhas baseadas no Brasil. Aventuras no Rio de Janeiro seriam excelentes, explorando os dois maiores símbolos da Cidade Maravilhosa: O Cristo Redentor e o Carnaval, símbolos do sagrado e do profano, onde poderemos encontrar Demônios nos morros cariocas controlando o tráfico de drogas espalhando a violência e os Anjos fazendo parte da polícia que não é corrupta querendo por fim a dissonância provocada pelos Demônios. Ou então uma aventura em Salvador, com o misticismo local sendo utilizado para explorar a busca por um artefato poderoso, que interessa tanto ao Céu, quanto ao Inferno. Ou um grupo de Renegados agindo na cidade de Cuiabá, e tendo um grupo de Demônios os caçando. As possibilidades são enormes.

COMENTÁRIOS FINAIS

Se você está em dúvidas se deve comprar ou não o livro, espero que este artigo tenha ajudado e que você vá na loja online da Dimensão Nerd e adquira logo seu In Nomine. Eu achei o livro, o cenário, o sistema de regras, as possibilidades de aventuras, realmente tudo muito acima da média do que vemos no mercado de RPG, e portanto este livro deve estar na sua prateleira o mais rápido possível. Em breve irei publicar material próprio para que mestres e jogadores tenham ideias para suas campanhas. Visitem também a aba de Downloads deste blog e confiram os links na sessão destinada ao In Nomime. Tem muito material oficial de boa qualidade. Confiram.

Visitem a página da Dimensão Nerd clicando AQUI. Se quiserem conhecer a página oficial de In Nomine, com muito material em inglês, cliquem AQUI.

Anúncios

Um pensamento sobre “Luz e Trevas em In Nomine.

  1. Resenha interessante… Adquiri o livro recentemente e comecei a ler, estou ansioso para jogar uma partida, faz tempo que a leitura de um livro de RPG não me cativava por si só, à parte da possibilidade de jogar em si.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s