Especial De Natal: Conheçam Klaus, A HQ Do Papai Noel.

 

klaus-1-3rd-ed

Capa de uma das edições.

Capa de uma das edições.

Todo mundo conhece a figura do Papai Noel, o bom velhinho que distribui presentes para as crianças na noite do Natal viajando em um trenó voador puxado por renas e levando brinquedos em um saco. Sua barba branca, gorro e roupas vermelhas, e sua figura bonachona, são marcas registradas que o identificam em qualquer lugar. Mas pouco ou nada se fala sobre o seu passado e sua história antes de se tornar quem ele é na atualidade. Pensando nisso o genial escritor escocês Grant Morrison, autor premiado e controverso de títulos como Os Invisíveis, Homem-Animal, Os Sete Soldados, Batman, All Star Superman, entre outros, decidiu contar a história do Papai Noel no melhor estilo Batman: Ano Zero, ou seja, contando sua história antes dele ficar conhecido no mundo inteiro, procurando responder algumas perguntas que muitas pessoas devem se fazer, do tipo: Onde ele começou? Como ele era quando era jovem? Por que ele faz o que faz? Como ele faz o que faz? Surgiu então Klaus, mini serie em sete edições que conta a história da origem do Papai Noel na qual ele é uma mistura de herói e guerreiro da mitologia viking/siberiana, roteirizada por Morrison, desenhada por Dan Mora, e publicada pela Boom! Studios. Vamos saber mais sobre essa HQ.

Situado em um passado fantástico e sombrio no norte da Europa, carregado por mitos e magia, Klaus conta a história de como o Papai Noel realmente veio a existir e procura explicar de onde vieram os vários elementos que compõem seu mito. Na história vemos o jovem Klaus procurando levar a alegria da celebração do Yule de volta para a cidade de Grimsvig, uma cidade dominada pelo despótico Lord Magnus. O Yule é uma comemoração celebrada no norte da Europa pré-Cristã. Os pagãos germânicos celebravam o Yule do final de Dezembro até os primeiros dias de Janeiro, correspondendo ao Solstício de Inverno. O Yule é o equivalente as nossas festas de final de ano, abrangendo o Natal e o Ano Novo.

Papai Noel fodão.

Papai Noel fodão.

No início da história Klaus é mostrado como um vendedor de carne e peles de animais que vive de maneira solitária na floresta, tendo contato apenas com animais e espíritos da natureza, mas depois ficamos sabendo que um dia ele já foi o capitão da guarda da cidade de Grimsvig, tendo sido traído e expulso de lá por Magnus. Klaus também é mostrado como uma espécie de Xamã/Guerreiro, sabendo um pouco sobre magia de cura e proteção, além de manejo com armas, bem dentro do estilo de Morrison que curte focar em elementos místicos com ação nas suas histórias. Quem pensa que Klaus tem várias renas ao seu redor se engana. Ao invés disso ele possui a companhia de uma enorme loba branca, de nome Lili.

Outra presença mística na história é uma criatura que está presa nas minas de carvão da cidade e a qual o Lord Magnus quer libertar para se aproveitar do seu poder. Apesar de não ter seu nome citado ao longo da história percebemos que se trata do Krampus, criatura que ao invés de dar presentes para as crianças no Natal deseja puni-las, principalmente as más.

Recentemente ficamos sabendo da informação de que uma nova revista de Klaus estaria para sair. Continuando do ponto onde parou na edição #7 esta seria uma edição única com 48 páginas que tem como título “Klaus and the Witch of Winter” (traduzido “Klaus e a Feiticeira do Inverno”). Ela seria lançada no dia 21/12, apenas alguns dias antes do Natal para aproveitar as datas festivas.

Capa da nova revista.

Capa da nova revista.

Já foi cogitado também uma versão cinematográfica da história, que foi noticiada pelo site Terra Zero. Segundo se especula a Fox estaria interessada em levar a origem heroica do Papai Noel para as telonas, lembrando que a Boom! Studios tem um contrato de primeira opção com a Fox, onde a empresa cinematográfica tem prioridade na adaptação das HQs da editora.

O site Ponto de Ignição traduziu parte da entrevista dada por Morrison para o site americano CBR falando sobre a revista, o qual eu reproduzo abaixo:

CBR: Grant, o conceito de “Klaus” é tanto universal quanto atemporal por natureza esse é um conceito em que você esteve pensando por um tempo, desenvolvendo-o aqui e ali?

Morrison: Eu já tinha essa conceito lá atrás. Eu estava fazendo All-Star Superman, e eu fiquei tão ligado no Superman, tão ligado nesse personagem, tão envolvido com o que estávamos fazendo. Quando eu terminei a revista, me ocorreu o quanto eu adoraria fazer isso com um personagem que não fosse de uma empresa. [Risos] Eu pensei sobre, “Qual personagem todo mundo conhece?“Quem é herói o favorito de toda criança?” De repente eu pensei, Como é que ninguém nunca contou o Ano Um do Papai Noel?” Parece tão óbvio. Basicamente, este é o meu All-Star Papai Noel.[Risos] “Papai Noel Ano Zero“. É meio que uma abordagem pura do personagem como se ele fosse o maior super-herói do mundo, do qual nós nunca aprendemos a origem.

CBR: Embora existam muitas histórias contemporâneas que envolvem o Papai Noel, a interpretação básica é quase sempre a mesma, não houveram abordagens mais profundas ou reinvenções do personagem para você, não parece que essa história já deveria ter sido feita?

 

Klaus e Lili caçando.

Klaus e Lili caçando.

Morrison: Por mais estranho que pareça, ninguém fez a história de origem. Acho que houve um filme dos anos 60 ou algo assim não me lembro quem o fez, mas era uma espécie de origem do Noel. Eu sei que há um novo filme acontecendo, que é uma das razões para eu quisesse que a revista saísse. É um roteiro que está bombandoEu queria fazer isso porque a minha ideia sobre ela era fazê-la como um super-herói. Acho que ninguém nunca fez isso, e é estranho que ninguém tenha pensado nesse personagem Como ele era na juventude? Como ele conseguiu o saco (Off-Topic – de presentes, crianças. Olha a mente poluída…)? Como ele conseguiu as renas? Como ele conseguiu o trenó? Parecia uma história tão óbvia. Eu foquei bastante nele, especialmente depois do material mais pesado que venho fazendo, como “Annihilator” e “Nameless“. Eu realmente queria fazer apenas uma grande, fantasia épica para um público mais amplo, um público de todas as idades.

Para tristezas de muitos a revista não deve ser publicada no Brasil, afinal nenhuma empresa detêm os direitos de publicação da Boom! Studios por estas bandas, mas quem estiver muito curioso a respeito dela é possível encontra-la na grande rede.

Klaus é uma história cheia de ação, aventura, magia, com um toque sombrio, mas que eu tenho certeza que irá encantar a todos. Como sugestão deixo as fichas de Papai Noel e do Krampus para o RPG Este Corpo Mortal, que na minha opinião seria o melhor para adaptar a história da revista para uma sessão de RPG com a família na noite de Natal, contando de maneira heroica e fantástica a saga do Papai Noel, até se transformar na figura lendária dos dias de hoje.

krampus-klausKrampus (Criatura Ancestral)

Força 4  Graciosidade 4   Sagacidade 2   Vontade 3

Capacidades: Criatura Assustadora 4 / Ensacador de Crianças 3 / Furtivo 3 / Perseguidor Implacável 3

Paixões: Dever 5 – Punir crianças malvadas do mundo.

O Krampus é um tipo de demônio da cultura nórdica que estava preso em uma mina de carvão. Ele contatou Lord Magnus através de sua magia e o convenceu a soltá-lo. Ele possui um saco onde ele coloca as crianças lá dentro para devora-las depois.

 

 

 

klaus-hqKlaus – Papai Noel (Xamã-Protetor das Crianças)

Força 2  Graciosidade 4   Sagacidade 3   Vontade 4

Capacidades: Agilidade Atlética 3 / Manejo com Espada 2 / Sobrevivência em Florestas 4 / Xamã 4

Paixões:  Amor 3 – Pelas crianças. Dever 2 – Levar a alegria para a noite do Yule.

Klaus possui uma loba branca enorme como companheira e consegue realizar feitiços de cura e proteção, além de conseguir entrar em contato com espíritos da natureza ao tocar sua flauta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s