Especial de Natal: Krampus Para Chamado de Cthulhu.

 

chamadobk

Santa Claus e o Krampus.

Santa Claus e o Krampus.

Natal chegando e o blog do Velhinho vem mais uma vez com ideias para aventuras a serem narradas durante essa noite mágica, quando esperamos o bom velhinho (o Papai Noel, não eu) chegar nos trazendo presentes. Mas também é uma noite para reunir a família e contar histórias interessantes de RPG, unindo, divertindo e tornando ainda mais mágica essa noite especial. Eu particularmente gosto de histórias de terror, então vamos começar essa semana especial de Natal com ideias para usar o Krampus em Chamado do Cthulhu.

Você não sabe o que é o Krampus? O Krampus é um personagem obrigatório nas histórias de terror no Natal que tem suas origens nas tradições germânicas, mais especificamente da Áustria. Segundo as lendas ele viaja na noite de Natal ao lado do Papai Noel no trenó, e enquanto o Papai Noel distribui presentes para as crianças boazinhas, o Krampus pune as que foram más durante o ano. Em algumas histórias ele coloca carvão nas meias ou sapatinhos das crianças. Em outras ele bate nelas com uma vara de ramos de bétula, uma árvore parecida com o carvalho, típica do hemisfério norte, enquanto em algumas mais assustadoras ele as arrastaria para o Abismo (Inferno). Se quiser saber mais sobre esse personagem das lendas natalinas visite o site do Mundo Tentacular e leia um artigo bem interessante sobre essa criatura clicando AQUI.

No Brasil a lenda do Krampus é particularmente lembrada em Santa Catarina, local com grande número de imigrantes alemãs, mas chamada por lá de Pensinique. Uma história envolvendo este antagonista poderia acontecer por lá, caso você queira usar um cenário nacional. Caso contrário use a cidade que mais lhe agradar.

O Krampus é uma espécie de sátiro, ou algo parecido, com o corpo todo coberto por pelos escuros, chifres, pés que lembram os de um bode e garras enormes. Ele carrega um saco, como o Papai Noel, mas ao invés de presentes ele tira de lá pedras de carvão que coloca no lugar dos presentes para as crianças más, ou então as aprisiona lá dentro. A lenda do Krampus vem sendo revivida no mundo todo e várias partes do mundo tem celebrado a “Krampusnacht” — ou “A Noite do Krampus”. Para saber mais sobre essa noite clique AQUI. Vamos agora para algumas ideias de aventuras com os personagens tendo que enfrentar essa criatura lendária.

NOITE DE NATAL MACABRA

O Krampus.

O Krampus.

Uma ideia de aventura seria colocar os jogadores no papel de crianças que foram más durante o ano e agora serão perseguidas pelo Krampus na noite de Natal, quando seus pais decidem ir a igreja celebrar um culto, ou missa, a meia-noite e os deixa sozinhos em casa, já que eles não quiseram ir com eles. O problema pode começar na casa de uma das crianças que descobre o Krampus querendo pegá-la e decide sair de casa para pedir ajuda aos amigos que moram todos na mesma rua, mas levando o perigo para eles também. Para complicar coloque uma tempestade caindo na cidade e um vento forte causando queda de árvores, rompimento de cabos de energia, e todos outros tipos de problemas que forcem as crianças a terem que ficar dentro de casa, além de impedir os pais voltarem para o lar. Para piorar assim como o Papai Noel só é visto pelas crianças boas, o Krampus só é visto pelas crianças más, o que faz com que os adultos achem que eles estão inventando histórias caso peçam ajuda.

Faça os personagens descobrirem que o Krampus tem até a meia noite do dia 25 para punir as crianças más. Caso não consiga ele retorna para o pólo norte e volta somente no próximo ano. Assim como o Papai Noel, o Krampus não pode ser morto. Se causarem dano ele regenera até ficar full outra vez. Caso eles destruam o Krampus ele irá se regenerar e voltar no ano seguinte com muito mais vontade de punir as crianças.

NATAL NAS TRINCHEIRAS

dim-martin-acthung-cthulhu-goes-kickstarter-by-dimmartin-d5uontz

II Guerra Mundial e Mythos do Cthulhu: uma boa combinação.

Uma outra ideia seria o de utilizar a lenda do Krampus, que é germânica como disse, durante a II Guerra Mundial com um grupo de soldados aliados na Alemanha, ou na Áustria, enfrentando essa criatura. Um dos suplementos importados de Chamado de Cthulhu que explora esse cenário da II Guerra Mundial e os Mythos de Cthulhu é o Achtung! Cthulhu. Caso você não saiba nada sobre esse suplemento clique AQUI e leia um artigo sobre ele. Na verdade você nem precisa do suplemento para jogar essa aventura. Apenas crie personagens que sejam soldados, de qualquer país, inclusive Brasil, que desceram na Normandia durante o Dia D e estão avançando pelo território alemão em direção a Berlim. Passando por uma das cidades (crie uma ou use uma verdadeira que seja pequena) eles param para comemorar o Natal de 1944. Ali eles descobrem que existem criaturas que vivem nas florestas em volta da cidade que todo ano na noite do Natal trazem o terror para a região. Nessa versão o Krampus não seria a criatura mítica que pune as crianças más, mas criaturas dos Mythos, com a mesma aparência descrita acima, que se alimentam da carne de crianças, e que teriam dado origem a lenda do Krampus.

Os soldados precisam ajudar os moradores, que pedem ajuda a eles, ao mesmo tempo que precisam sobreviver ao ataque dessas criaturas. Coloque um dos soldados salvando uma das crianças de um ataque e depois conhecendo a história contada pelos vilarejos. Devido ao poder bélico dos soldados as criaturas decidem atacar em grupo para se vingarem do ataque frustrado e querem matar todos. Eles precisam sobreviver até o final da noite do dia 25 quando as criaturas voltam para a floresta, onde vivem em uma gruta que leva para uma caverna profunda. Se quiser coloque um Lord Krampus vivendo lá e que obriga as criaturas pegarem crianças para ele antes de hibernarem novamente por mais um ano. Ou então eles são minions de algum dos Deuses Antigos que cumprem ordens para seu mestre.

Krampus

downloadFOR 20

CON 23

TAM 18

INT 13

POD 18

DEX 13

Movimento 12/Salto 30

HP 20

Dano 1d6

Armas Garra 45%, 1d4+db, 1 ataque por rodada. Agarrar 60%

Armadura: 2 pontos.

Feitiços: Desaparecer.

Perícias: Furtividade (65%), Esconder (65%), Rastrear (80%), Agarrar (65%)

Perda de Sanidade: 0/1d6 Pontos de Sanidade por ver o Krampus.

Amanhã tem mais. Continuarei a explorar a lenda do Krampus com mais ideias para aventuras de RPG.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Especial de Natal: Krampus Para Chamado de Cthulhu.

    • Valeu, amigo! A ideia é essa mesma: procurem por amigos, familiares, que nunca jogaram e introduzam no hobby aproveitando o natal e reunindo todos para contar uma boa história. Depois conta como foi. Um abraço e boas festas!

  1. Caramba eu tinha uma aventura pronta para jogar o Cthulhu hj, mas depois de ver essa aventura… Tive que mudar! hahaha, que aventura divertidíssima, irei mestrar e depois conto o resultado! Parabéns pelo blog, eu adoro o site, acesso sempre.

      • André, mestrei a aventura e foi um sucesso!!! Adaptei a da 2 guerra com o próprio Krampus aterrorizando os players e uma cidade nazista que ajudou a mandar muitas pessoas para o campo de concentração, ainda coloquei uma resistência nazista pra infernizar mais ainda meus players haha. Krampus se mostrou um grande adversário e matou metade 4 de 6 jogadores, sendo que 1 morreu pela população haha, apenas um jogador sobreviveu! Obrigado pela idéia André, foi extremamente divertido

      • Valeu, João! Bom saber que o blog está servindo ao seu propósito inicial, que é dar a mestres e jogadores ideias para jogarem aventuras inesquecíveis. Um grande abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s