Lugares Assustadores Para Suas Aventuras.

Sem Título-1

Um bom cenário de RPG começa com um lugar interessante para que a aventura possa acontecer. Em aventuras de horror o local se torna ainda mais importante, porque ele dá o tom da história a ser contada. Um local macabro, com um passado sinistro recheado de histórias arrepiantes torna a missão do mestre mais fácil na hora de deixar o grupo de jogadores no clima. Pensando nisso escolhi alguns lugares assustadores para que os mestres possam usar como cenário em suas aventuras de horror ou mistério. Por uma questão de gosto pessoal preferi selecionar lugares mais ligados a nós brasileiros, assim escolhi locais no Brasil, na América Latina, em Portugal e na África, deixando de lado EUA. Dito isso vamos dar uma olhada nos locais.

CAPELA DOS OSSOS, ÉVORA (PORTUGAL).

Capela dos Ossos.

A capela faz parte da famosa Igreja de São Francisco, que fica na Praça 1º de Maio, em Évora, região de Alentejo. Ela foi construída no século XVI usando os restos mortais de mais de cinco mil monges mortos, como crânios, tíbias, vértebras e fêmures. Eles foram colocados nas paredes, nas colunas e no teto da capela, formando uma construção mórbida e inusitada. Em um de seus locais há inclusive as ossadas completas de um adulto e uma criança.

Em uma campanha os jogadores deverão ir até capela para terminar um ritual usando alguns ossos que estão presentes a capela, ou então a capela pode estar sendo usada por magos necromânticos que usam a mana do local para invocar os mortos. Uma aventura de The Shotgun Diaries, ou de Terra Devastada, pode ter início quando os mortos de um dos 42 cemitérios que existiam na região começam a voltar a vida. Ou então uma aventura de Mago: O Despertar pode ter início depois que um grupo de magos descobrem que Scelesti usam a capela para se comunicar e cumprir as ordens dadas por criaturas do Abismo.

ILHA DAS BONECAS, MÉXICO.

Ilha das Bonecas.

A Isla de las Muñecas, localizada nos canais de Xochimilco, ao sul da Cidade do México, tem uma das paisagens menos agradável e macabra da região. O nome da ilha vem das árvores com cabeças e membros decepados de bonecas de plástico penduradas em seus galhos. Tudo começou com um homem chamado Don Julian Santana Barrera, que vivia em uma das ilhas do sistema de canais e dizia ter encontrado o corpo de uma garotinha morta flutuando nas proximidades de onde ele residia. Ele dizia ter achado uma boneca flutuando na água logo depois de encontrar o corpo da criança e, para homenagear o espírito da garotinha, e proteger sua casa de outras tragédias, colocou o brinquedo em uma das árvores. Diz a lenda que daquele dia em diante, várias bonecas começaram a aparecer boiando nos canais, e Don Julian começou a recolher as bonecas e ampliar a coleção nas árvores do local. Um tempo depois ele foi encontrado morto por afogamento no mesmo local onde dizia ter encontrado o corpo da criança.

Talvez a ilha pertença nos dias atuais a um feiticeiro vodu, que usa as bonecas para atingir seus inimigos e os jogadores tenham sido contratados para acabar com ele. GURPS Voodoo: The Shadow War, ou GURPS Horror, dariam boas aventuras, assim como também Savage Worlds, usando o Compêndio de Horror, ou uma aventura de Rastro/Chamado de Cthulhu, onde os investigadores tentam decifrar o mistério da ilha. O fantasma da menina pode ser a culpada pela região ser assombrada e os jogadores tenham que exorcizar seu espírito para livrar a local do mal.

CEMITÉRIO DE CHAUCHILLA, PERU.

As múmias de Chauchilla.

Localizado a 28 km da cidade de Nazca, sobre a margem direita do Vale das Trancas, o Cemitério de Chauchilla é uma antiga construção com mais de 1000 anos de existência pertencendo ao período da cultura pré-Inca. O cemitério é diferente de outros pela maneira como as pessoas foram enterradas, com os corpos estando sentados de cócoras e os rostos congelados com um grande sorriso. Acredita-se que o último enterro foi realizado no local por volta do século IX.

Um vampiro muito antigo pode estar entre as múmias do local, e ele pode ter sido revivido por acidente pelos estudiosos que estão no local pesquisando sobre o cemitério. Isso motivaria o aparecimento de um grupo de Caçadores Caçados que explicariam aos jogadores sobre os vampiros. GURPS Blood Types poderia ser usado para contar a história de East Lancashire, a vampira mais famosa do Peru, que morreu há quase um século atrás. Ela poderia ir até a região para erguer um exército de mortos vivos que iriam lhe servir e ajudá-la em sua vingança.

MERCADO DE AKODESSEWA, TOGO.

O mercado e seus itens.

O mercado é reconhecido como um dos maiores do ramo de bruxaria no mundo, um lugar onde o praticante de vodu pode encontrar tudo o que precisa para seus rituais. Qualquer pessoa que precise de uma ajuda do sobrenatural para resolver algum problema procura o mercado e seus produtos mágicos. O mercado é extremamente exótico, podendo se encontrar crânios de gado, cabeças secas de macacos, búfalos e leopardos, além de outros ingredientes usados em bruxaria. Para quem quiser saber mais sobre vodu, e os RPGs que usam os feiticeiros vodu em seus cenários, cliquem AQUI.

Logicamente o uso de GURPS Voodoo: The Shadow War é o mais recomendado, mas uma aventura usando Vampiro: A Máscara com os Setitas tentando recuperar um item importante que está no mercado também seria interessante. Ou então investigadores de Rastro/Chamado de Cthulhu as voltas com um feiticeiro vodu que controla o comércio do mercado e que agora os ameaça.

MERCADO DA BRUXA, MÉXICO.

Mercado da Bruxa.

O mercado de Sonora, inaugurado em 1950, é outro mercado dedicado a produtos para os praticantes de vodu. Ali pode ser encontrado tudo o que se precisa para amaldiçoar alguém, ou para livrá-lo de uma maldição. Desde coisas simples (incensos, vela de sete dias, imagens de demônios etc.) até itens como sal preto, água de Santo Inácio, manuais para feitiços, ervas, carcaça de cobra, morcegos, pernas de aranha, bonecos de vodu, crânios de macaco e até animais vivos (rãs, lagartos e esquilos). Talvez os jogadores tenham que ir até o mercado a procura de um item para ajudá-los contra o vampiro mexicano Civateteo. De acordo com a mitologia azteca, as Civatateo eras almas vampiras serventes do deus Tezcatlipoca. Seriam mulheres nobres que morreram em decorrência do parto e, antes de irem ao Mictlan, assombravam templos e viajantes. Uma aventura de Savage Worlds usando Deadlands, mas colocando o mercado no faroeste estranho, seria bem legal. Os jogadores podem ir até o México em busca de um item que vai ajudá-los contra um espírito raivoso que assombra a região onde vivem.

EDIFÍCIO JOELMA, SÃO PAULO (BRASIL).

Uma das vítimas do incêndio.

Antes da construção do edifício existia no local uma casa onde morava Paulo Camargo, 26 anos,sua mãe e duas irmãs. Paulo assassinou a tiros sua mãe e as irmãs, e depois enterrou os corpos em um poço que mandara construir no quintal da casa. Em seguida Paulo suicidou-se. O mistério da morte de toda a família nunca foi desvendado. O triplo assassinato seguido de um suicídio abalou a população de São Paulo e ficou conhecido como O Crime do Poço. O lugar ganhou fama de mal-assombrado. Em 1972, a casa deu espaço a um prédio moderno de 20 andares. Era o Edifício Joelma, que pegou fogo em fevereiro de 1974, O calor chegou a 700ºC fazendo com que muitas pessoas se jogassem do prédio como forma de tentar escapar do fogo. Ao todo, foram 188 mortes e 345 feridos. Depois do incêndio o Edifício Joelma ficou quatro anos interditado para obras. Quando reaberto foi rebatizado com o nome de Praça da Bandeira. Desde então uma lenda começou entre os moradores da região. Segundo testemunhas, os espíritos dos mortos vagam pelo prédio até hoje.

Uma aventura de Monstro da Semana, com os personagens tendo que expulsar um fantasma que quer vingança contra os vivos devido a sua morte, seria bem legal, assim como uma aventura de A Fita, onde os jogadores formam um grupo de caça fantasmas investigando se são verdadeiras as histórias que contam sobre os espíritos que continuam no prédio assombrando seus habitantes. Uma aventura de Wraith também seria interessante, ou então uma de Witchcraft com os magos necromânticos da Ordem do Crepúsculo tendo que lidar com os espíritos das vítimas do incêndio que romperam as paredes que os mantinham no mundo dos mortos. Ou o prédio pode ser um Genius Loci amaldiçoado, e personagens de Mago: O Despertar sejam necessários para revelar o mistério.

ILHA DAS COBRAS, SÃO PAULO (BRASIL).

Ilha das Cobras.

A Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras, fica em São Paulo, a 35 km do litoral. O acesso à ilha é proibido, restrito apenas a analistas ambientais e cientistas mediante autorização prévia. Até mesmo o desembarque na ilha é expressamente proibido pela Marinha do Brasil. Considerada a ilha mais perigosa do mundo ela abriga cinco tipos diferentes de serpentes, cujo veneno é mortal. Em um metro quadrado da ilha é possível encontrar até seis serpentes, entre elas as perigosas jararacas. Não existem praias na Ilha das Cobras, pois sua costa é rodeada por rochedos e penhascos. Ela fica mais próxima das praias de Itanhaém e Peruíbe.

Uma aventura pode começar quando os jogadores descobrem que a proibição de ir para a ilha nada tem a ver com as cobras. Talvez o governo não queira que o mundo saiba o que realmente existe na Ilha. Ou talvez o matusalém Setita esteja escondido na Ilha e os jogadores tenham que viajar até lá para matá-lo. Ou então a ilha seja o reduto de Homens-Cobras, agentes da Wyrm, e um grupo de Werewolfs de Lobisomem: O Apocalipse tenham ir até a ilha para dar conta deles.

Espero que tenham gostado de mais essas dicas para aventuras e contem depois se usaram algumas delas e como foi. Um abraço a todos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s