Explorando As Capacidades Em Este Corpo Mortal.

este-corpo-mortal

Escrito por Jorge Valpaços.

Este Corpo Mortal.

Olá amigas e amigos, amantes deste jogo de magia e paixão, publicado pela Retropunk Publicações. Tudo bom com vocês? Que tal explorar as Capacidades do jogo de uma forma distinta? Uma vez que Este Corpo Mortal é um jogo facilmente personalizável e que há distintas possibilidades que se abrem ao pensarmos em jogos possíveis com este método (de certa forma ECM é um método de jogo, uma caixa de ferramenta e um processo de criação de histórias… não é mesmo?) de contar histórias. O que gostaria de tratar por aqui são os atributos básicos que definem as personagens protagonistas em Este Corpo Mortal: as Capacidades.

ENTENDENDO AS CAPACIDADES

A fichas usadas no jogo para as apostas.

Força, Graciosidade, Sagacidade e Vontade não são 4 atributos fixos, mas conceitos abstratos que abrangem distintas formas de superar desafios, bem como são interfaces para a definição de uma personagem. Ao atribuir valores numéricos a estas capacidades, você está definindo não apenas a potência que o mesmo possui para agir (na verdade isto só será definido com o investimento dos marcadores de ação, o que considero algo bastante interessante ao pensarmos a dinâmica das ações em ECM, mas talvez escreva isto em outro texto), mas sua própria personagem protagonista. O que é interessante de se pensar é que qualquer fonte antagônica possui as mesmas Capacidades (o que significa que podem efetuar 4 ações por conflito, segundo a mecânica de resolução de conflitos presentes em ECM). É claro que uma Avalanche possui Sagacidade 0, mas sua Força certamente será maior que 5.

Agora, vamos dar um passo além…

INDO ALÉM

Aqueles que já jogaram muitas sessões de Este Corpo Mortal perceberam que as Capacidades não apenas definem suas personagens, mas dizem “como” elas resolvem seus problemas. Fazendo um paralelo com o Fate, temos nas Capacidades de ECM algo como as Abordagens. A intenção declarada “neutralizar o oponente” pode ser feita através de Força + Artes Marciais ou com Graciosidade + Artes Marciais. No primeiro caso o seu lutador tentaria prendê-lo, enquanto no segundo caso algum golpe preciso em um ponto atordoante poderia ser executado. Se é possível fazer um paralelo com o jogo da Evil Hat (não se esqueçam que o Fred Hicks tem até uma Estrutura de Campanha para ECM ~_^), podemos explorar um pouco mais as Capacidades de Este Corpo Mortal, particularizando mais ainda a experiência proposta de acordo com as Fichas-Temas e com as Estruturas de Campanha…
Vamos nessa?

ALGUMAS GAMBIARRAS COM AS CAPACIDADES

Arte do interior do jogo.

A intenção neste momento é repensar as 4 Capacidades de Este Corpo Mortal como “abordagens” e sugerir a sua alteração de acordo com diferentes Estruturas de Campanhas/Fichas Temas. Isto ajuda a adensar mais ainda a experiência de jogo, literalmente fazendo cada jogo ser próprio e particular.

OS 4 HUMORES
Durante muito tempo a medicina considerou o comportamento humano e a própria estrutura salutar dos humanos regida por 4 líquidos fundamentais, os humores: Bílis Negra, Bílis Amarela, Fleuma e Sangue. Já devem entender onde quero chegar, não é mesmo? Em um cenário da Idade Antiga Tardia ou Alto Medieval poderíamos ter os 4 Humores como Capacidades dos jogadores, e não Força, Graciosidade, Sagacidade e Vontade. Os jogadores seriam instruídos acerca da teoria humoral e fariam suas ações de acordo com a o fluido mais apropriado para a superação de conflitos. Uma agressão despudorada? Uma atitude sanguínea. Um ataque preciso? Por certo uma expressão da bílis amarela, contundente e racional.
OS 4 ELEMENTOS
Atente para que a teoria humoral desemboca para os 4 elementos (Fogo, Ar, Terra e Água), que podem ser facilmente utilizados enquanto Capacidades em Este Corpo Mortal (algo presente em vários RPGs. Alquimistas? Dobradores de elementos? Feiticeiros? Que tal uma campanha elemental?
AS 4 ESTAÇÕES
Primavera, Verão, Outono e Inverno. Não é difícil de extrair do conhecimento coletivo as principais abordagens que as ações movidas por sua relação com uma das estações do ano enquanto Capacidades mobilizariam. Contos de fadas, cenários em torno a fábulas são apenas algumas possibilidades para o uso das estações do ano como capacidades.
AS 4 FASES DA LUA
Em uma ambientação mais mística poderíamos ter as 4 fases da lua como Capacidades em Este Corpo Mortal, relacionando cada uma com uma faceta comportamental e forma de agir.
OS 4 ARQUÉTIPOS DO CENÁRIO
A teoria humoral moderna ao invés de apresentar os líquidos como definidores dos indivíduos, atribuem arquétipos como formas de compreender as ações humanas. São eles: Racional, Artesão, Idealista e Guardão. Você pode alterar os arquétipos de acordo com as ocupações disponíveis no cenário de jogo de ECM; e isto tornará as suas sessões de jogo ainda mais imersivas. Que tal uma olhada em uma possibilidade? Um um cenário vaporpunk, poderíamos pensar nas ocupações/arquétipos: Nobre, Operário, Marginal e Inventor, por exemplo. Uma personagem com as Capacidades Marginal (4), Inventor (3), Nobre (1) e Operário (1) poderia ser uma vigilante noturna que utiliza suas gambiarras à vapor para proteger a cidade de vilões e para dar uma boa lição nos barões da elite local!

POR QUE 4 CAPACIDADES?

Explore todas as possibilidades de ECM.

Aqui temos algo interessante a pensar. Será que ECM funciona com outro número de Capacidades? Será que eu posso fazer uma ficha customizada com apenas 3 Capacidades customizadas ou desenvolver um jogo com mais de 4? Claro que sim. Se seguimos a comparação o Fate temos vários jogos que utilizam menos ou mais abordagens para o Fate Acelerado, por exemplo. É claro que ajustes quanto aos valores iniciais a serem distribuídos de acordo com o nível dos personagens (Ancestral, Veterano, Experiente ou Novato) precisarão ser feitos, mas não acho que é necessário ficar preso às 4 Capacidades de ECM. Lembre-se, o método de jogo será mantido e o coração de Este Corpo Mortal não será afetado com isto: então, brinque e faça seus jogos mais e mais imersivos.

E então, o que acharam da proposta? Nada muda em relação às mecânicas, regras, etc. Esta é apenas uma ideia para os seus jogos ficarem ainda mais interessantes! Deixem seus comentários abaixo e bons jogos!

2 pensamentos sobre “Explorando As Capacidades Em Este Corpo Mortal.

  1. Pensei em fazer isso para cenários de pós apocalipse zumbi, de repente mudar a “magia” para “fatos” mesmo.
    Já vi umas fichas customizadas também. Gostei bastante do sistema, via as pessoas dizerem que dava pra fazer “qualquer cenário” e de fato dá.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s