A Bola Oval No Tabuleiro.

logo1st

Todo mundo que me conhece sabe da minha paixão por board games e por futebol americano. Além de professor de história sou narrador do campeonato brasileiro de futebol americano e um completo apaixonado pelo esporte, assim como sou pelos board games. Quando essas duas coisas se juntam então, não tem jeito de eu deixar passar! Minha última aquisição foi um jogo que há muito tempo eu estou de olho, o 1st & Goal da R&R Games.

O 1st&goal do Velhinho do RPG.

O conteúdo da caixa do 1st&goal.

Ele é um simulador de futebol americano para 2-4 jogadores, com tempo médio de 120 minutos, nota 6.7 no site Board Game Geek (eu dei nota 8.0) e está colocado na posição 1308 no ranking geral e 254 no ranking temático. Apesar de eu já possuir um outro simulador, o Pizza Box Football, do qual eu já fiz um review que pode ser lido clicando AQUI, o 1st & Goal possui uma mecânica ligeiramente diferente apesar de também usar dados para a resolução das jogadas. Alguns jogadores não gostam muito de jogos que usam ostensivamente rolamento de dados, mas jogos de esporte dificilmente conseguem simular a complexidade de uma partida sem a imprevisibilidade dos dados e torná-los atraentes e emocionantes como o esporte é, principalmente se envolve paixão, como é o caso do futebol americano. Sua mecânica se baseia na escolha de cartas de ataque ou defesa, dependendo se o jogador está atacando ou se defendendo, tentando enganar o adversário, se estive no ataque, ou tentar descobrir a jogada do outro, caso esteja na defesa, e rolar os dados que melhor se encaixam para aquela jogada. O jogo possui 7 dados que o acompanham que simulam as jogadas do ataque ou da defesa. Os dados vermelho, bege e marrom, são para jogadas de corrida. Os dados amarelo, azul e verde são para as jogadas de passe. O dado preto é para simular a defesa adversária. Além disso o jogo possui três dados especiais que simulam jogadas de falta, fumble, interceptação, além de outras situações de jogo.

Os dados do 1st&goal do Velhinho do RPG.

Os dados especiais que acompanham o 1st&goal.

A caixa básica trás um campo de jogo, os marcadores de down e a bola, que são imantados, um conjunto de dados especiais de seis lados, que definem o resultado da jogada, e dois decks de cartas, cada um com 60 cartas, que definem a ação que cada jogador, que está com o time da defesa ou com o time de ataque, irá fazer naquele instante antes de rolar os dados para saber o resultado.

Cada jogador embaralha seu deck, Offense para quem está no ataque, e Defense, para quem está na defesa e saca 8 cartas. As cartas do ataque são divididas em jogadas de corrida e passe, enquanto as cartas da defesa são de posições para se defender de jogadas de corrida ou de passe. Cada jogador escolhe uma carta da sua mão e mostram simultaneamente, verificando o resultado pre-definido delas.

Por exemplo: Wagner, jogando no ataque, escolhe dentre as cartas de sua mão a jogada “Screen“, uma jogada de passe. Douglas, jogando na defesa, escolhe a carta “Strong Safety“, que é para se defender de uma jogada de corrida. Eles comparam as cartas que mostram os seguintes resultados:

1standgoal-playNa carta do ataque e no da defesa, cruzando o nome das duas cartas escolhidas pelos jogadores, mostra que o jogador de ataque irá rolar os dados verde, preto (que é um dado da defesa) e o play dice (um dado que é rolado toda vez que acontece uma jogada e que cada lado mostra uma situação diferente possível de acontecer no jogo, como um fumble, uma interceptação, uma falta, etc.). Wagner rola os dados, soma, e se tiver algum valor negativo subtrai, e em seguida aplica o resultado no tabuleiro movendo a bola do ataque pra frente ou para trás. Percebam que quanto mais dados se rola, e mais coloridos eles são, mas chances o ataque tem de avançar. E quanto menos dados e menos cores, melhor para a defesa.

O jogo base tem seis expansões, nas quais em cada caixa vem quatro times que representam uma divisão do futebol americano como na NFL. A diferença é que os times são fictícios, como nomes e logos bem legais e alguns engraçados. Eu aproveitei a oportunidade e comprei duas caixas, a Divisão Midwest e a Divisão Northwest.

velhinho do rpg.

Divisão Midwest do 1st&Goal.

Na Divisão Midwest os times são: Springfield Spartans, Louisville Locust, Milwaukee Monsters, Knoxville Knights.

• Knoxville Knights – Possui uma ofensiva sólida, mas sua defesa não é das melhores.
• Louisville Locusts – Apesar de possuir um time de ataque incrível, possuem uma das piores defesas do jogo.
• Milwaukee Monsters – Os mais equilibrados, tanto no quesito ataque, quanto defesa.
• Springfield Spartans – Tem problemas no ataque, mas possuem uma das três melhores defesas da liga.

velhinho do rpg

Divisão Northwest do 1st&Goal.

Na caixa da Divisão Northewest os time são: Portland Pounders, St. Paul Paladins, Bouder Barrage e Salt Lake City Shakers.

• Boulder Barrage – Apesar de possuir um ataque quebrado, com várias deficiências, sua defesa está entre as 5 melhores da Liga.
• Portland Pounders – Os Pounders possuem ótimo ataque, tanto na corrida quanto no passe, estando entre os 10 melhores da Liga nos dois fundamentos. Porém sua defesa é considerada fraca se comparada com outros times.
• Salt Lake City Shakers – Os Shakers também possuem ótimo ataque, estando entre os 10 primeiros em passe e corrida. Sua defesa é muito inconsistente.

• St Paul Paladins – Tem a defesa #1 da liga, mas um ataque inconsistente.

Ou seja, cada um com suas vantagens e desvantagens. Um é melhor na defesa, outro no ataque, etc. Eles possuem um conjunto de dados próprios com resultados diferentes do conjunto de dados do jogo base para simular essa diferença. Isso adiciona mais diversão e rejogabilidade, permitindo fazer torneio com os amigos e descobrir qual é o melhor time, o que possui o melhor ataque ou a melhor defesa?

Velhinho do RPG

1st&Goal. Jogaço!

O 1st & Goal tem uma pequena vantagem na minha opinião em relação ao Pizza Box Football: o Play Dice. Esse dado que é jogado toda vez que se rolam as jogadas trás muita diversão, principalmente porque ele incorpora algo que falta no Pizza Box Football que são as faltas tão comuns no fogo de futebol americano. Além disso a possibilidade de fumble, interceptação, Hail Mary, e outras situação de jogo, e que podem acontecer quando ele é rolado, ficam bem representadas. O jogo será melhor aproveitado por aqueles que conhecem o futebol americano, mas mesmo quem não conhece o esporte é capaz de entender o jogo rapidinho e poder jogar com a galera se divertindo também.

Recomendo fortemente para todos que como eu gostam de esporte, e se sentar em volta de uma mesa, com um tabuleiro na frente para simular uma partida. Bom jogo!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s