Arquivo X Nos Quadrinhos E No RPG.

Por Gustavo Tenório.

12922105_998320510246657_644872103_oAproveitando toda a repercussão com a exibição da 10ª temporada de Arquivo X na TV, que marca o retorno da série de maior sucesso da história, Anésio Vargas e Alexandre Seba, responsáveis pela Editora New Order, foram ligeiros e negociaram com a editora estadunidense IDW os direitos de publicação das histórias em quadrinhos lançadas pela Topps Comics, em 1995, que expandiam as aventuras vividas pelos agentes Fox Mulder e Dana Scully. O resultado pode ser visto na edição em capa dura Arquivo X – Clássicos vol.1, que sem sombra de dúvida é um título que merece fazer parte da coleção de qualquer um que gosta de boas HQs, mas é um item essencial para os fãs do seriado.

Lançada durante a 2ª temporada, no início da melhor fase do seriado, os quadrinhos de Arquivo X expandem algumas ideias que estavam presentes nas telas e contavam com os bons argumentos de Stefan Petrucha e os medianos desenhos de Charles Adlard (dupla criativa que ficou até a edição 16). O encadernado lançado pelo New Order traz as primeiras nove aventuras de Mulder e Scully, algumas inéditas no Brasil (os primeiros seis números foram lançados pela Editora Metal Pesado, em 1996).

Nos Estados Unidos, a primeira publicação de Arquivo X durou 41 edições, que foi convertida em quatro volumes em capa dura pela IDW. As histórias variam entre os famosos episódios dos “Monstros da Semana” e a mitologia do seriado, que tratava das ações do Sindicato e da manipulação do Governo em relação aos contatos com alienígenas. Mesmo com o passar do tempo as histórias se mostram bem atuais e resgatam o clima dos melhores momentos de Arquivo X, com interação de Mulder e Scully, além da participação frequente do diretor Skinner e do Canceroso.

Neste primeiro encadernado estão algumas das melhores histórias da série, com destaque para a trilogia Pássaro de Fogo (O Lamento de Khobka / Crescit Eundo / Uma Breve Autoridade – edições 4 a 6) que fazem os agentes do FBI terem contato com um ser que foi inspirado nos Mitos de Lovecraft. Também merecem destaque a história em duas partes Cidades Mudas da Mente (edições 8 e 9), com uma conspiração que envolve uma cidade perdida dos Astecas; e o caso A Opera Trepanadora (edição 7), com um assassino serial com modus operandi muito peculiar.

A Editora New Order caprichou na edição, que contou com nova tradução das histórias que foram publicadas no Brasil. Quem comprou o volume em pré-venda recebeu um pôster clássico com os dizeres “Eu Quero Acreditar”. Arquivo X – Clássicos vol. 1 tem preço de venda de R$ 64,90 e pode ser adquirido no site: http://newordereditora.com.br/loja/quadrinhos/arquivo-x-classicos-vol-1/. Agora é torcer para que a New Order traga os volumes restantes e faça a alegria dos fãs do seriado que não tiveram acesso a este material quando foi publicado nos Estados Unidos.

Após a leitura de Arquivo X – Clássicos vol.1, é inevitável aos mestres de RPG pensar em adaptar as histórias do encadernado em aventuras para seus jogadores. Para ajudar, vamos incluir nesta resenha as fichas de Fox Mulder e Dana Scully para vários sistemas.

The Strange (próximo lançamento da Editora New Order – fichas publicadas com autorização de Mark Craddock):

Fox Mulder

Driven Explorer Who Solves Mysteries

Level/Effort 1

Might 12 Edge 1

Speed 10

Intellect 14

Special Abilities

Decipher (1 Intellect point)

Skills

Trained in Lockpicking

Trained in Perception

Trained in UFOlogy

Trained in The Paranormal

Trained in Psychology

Trained in Criminology

Trained in Intellect defense

Practiced in Light and Medium Weapons

Each day, choose one skill that you believe will clearly help you reach your goal. You are trained in tasks related to that skill.

Inability

Your commitment to your goals makes it hard to relate to others who don’t share your objectives or to notice things that don’t pertain to your present mission. The difficulty of all perception tasks is increased by one step.

Focus

Tier 1:

Investigator. To really shine as an investigator, you must engage your mind and body in your deductions. You can spend points from your Might Pool, Speed Pool, or Intellect Pool to apply levels of Effort to any Intellect-based task. Enabler.

Sleuth. Finding the clues is the rst step in solving a mystery. You are trained in perception. Enabler.

Dana Scully

Skeptical Speaker Who Learns Quickly

Level/Effort 1

Might 8

Speed 11

Intellect 20 Edge 1

Special Abilities

Fast Talk (1 Intellect point)

Skills

Trained in Identifying

Trained in Seeing through a trick and lies.

Trained in Medicine

Trained in Biology

Trained in Pathology

Trained in Psychology

Trained in Perception

Trained in Assessing Danger

Practiced in Light Weapons

Focus

Tier 1

Still Waters Run Deep. You have a greater-than-average capacity to think things through. You add 3 points to your Intellect Pool (already added). Enabler.

There’s Your Problem. You are trained in tasks related to figuring out how to solve problems with multiple solutions (like the best way to pack a truck, calm an enraged customer, give a cat a shot of insulin, or fiind a route through the city for maximum speed). Enabler.

 

E as fichas de Fox Mulder e Dana Scully para os sistemas:

  • Chamado de Cthulhu,
  • Rastro de Cthulhu,
  • Savage Worlds
  • e Mundo das Trevas – aproveitando a postagem do Mundo Tentacular (agradecimentos a Luciano Paulo Giehl).

Fox Mulder

http://mundotentacular.blogspot.com.br/2016/02/fox-mulder-para-seu-rpg-favorito.html

Dana Scully

http://mundotentacular.blogspot.com.br/2016/02/dana-scully-para-seu-rpg-favorito.html

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “Arquivo X Nos Quadrinhos E No RPG.

    • Harvey,

      Bom dia.

      Ainda não colocamos em português as fichas para The Strange porque o livro ainda não foi publicado no Brasil. Assim que ele sair aqui, faremos um novo artigo e incluiremos as fichas em português. Pode ficar tranquilo que eu estou de olho. E obrigado por nos prestigiar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s