Desafiantes: Um Jogo Pra Rocky Nenhum Botar Defeito.

12790860_821112354684019_6353385992375602530_n

A capa da edição nacional.

Desafiantes é um storygame escrito por Joe Prince e publicado originalmente pela Prince of Darkness Games, vencedor do concurso High Ronny Award de 2005 e que está sendo lançado no Brasil pelo Pensamento Coletivo, com tradução de Rafão Araújo e Marco Tadeu, revisão de Felipe Cunha e Jorge Valpaços, e projeto gráfico do mestre nos desenhos Bruno Prosaiko. No jogo os jogadores interpretam lutadores de boxe que estão em busca de um lugar ao sol no injusto e difícil cenário das lutas, sejam elas oficiais ou clandestinas. Cada jogador será um desafiante ao título e terá que superar dor, sofrimento e dificuldades para conseguir ser campeão. Será que eles vão superar as adversidades a alcançar os seus sonhos? Esse é o grande desafio do jogo.

Seguindo o mesmo modelo de jogos como Fiasco e A Fita, ambos lançados no Brasil pela Retropunk Publicações, Desafiantes é um RPG sem mestre, ou melhor, um storygame, onde por meio de uma narração compartilhada por todos os jogadores a história se desenvolve. Cada jogador na sua vez narra uma parte da história e vai dando cor e vida a aventura que está sendo narrada. As histórias devem ser criadas contando as dificuldades dos lutadores em cenários clássicos de circuitos de lutas urbanos, em cidades como Las Vegas (a Meca das lutas de boxe), o bairro do Brooklyn em Nova York, nos anos da Grande Depressão, Londres nos anos setenta, etc. O interessante é que além do seu lutador cada jogador deve criar também um NPC, um antagonista que lutará contra o personagem criado por cada jogador.

Luta 2A vida de um lutador é regido por quatro coisas (Dor, Esperança, Dinheiro e Reputação) e quatro traços que definem seu estilo de boxe (Técnica, Proteção, Potência, Condicionamento). A criação do lutador começa distribuindo pontos em cada uma dessas categorias e depois respondendo a simples perguntas, que ajudam a imaginar o lutador, como por exemplo de onde ele veio, porque ele luta, de onde vem sua dor etc. A ficha de personagem é simples e em apenas alguns poucos minutos ela é preenchida e seu personagem é criado.

Depois de criados os personagens os jogadores começam a criar as cenas da história. Cada jogador é encorajado a criar uma cena do seu personagem, mostrando o início de sua trajetória de lutas. Essa cena pode ser de vários tipos, como dos seus laços de família, o treinamento que o lutador está fazendo, seu passado sofrido, e principalmente suas lutas. São nessas lutas que as estatísticas criadas no início fazem a diferença, e é quando os lutadores são testados. Uma luta é definida com uso de cartas de um baralho comum, e não dados, com um jogador a escolha daquele que está narrando a cena controlando um NPC criado pelos jogadores. Pode acontecer de dois jogadores terem seus lutadores se enfrentando no ringue, o que aumenta a dramaticidade da história, afinal ambos os personagens tem seus motivos para lutar e querer leva o título.

luta 5O jogo se encerra quando um dos lutadores ganha Reputação 9, e aí cada jogador tem a oportunidade de uma cena final antes que a história seja finalizada pelo jogador que atingiu com seu lutador esta pontuação em sua reputação, sendo que as cenas narradas neste epílogo não podem alterar ou enfraquecer nada do que foi estabelecido antes pela narração conjunta. Esse epílogo também tem suas regras próprias baseadas no que aconteceu com seu lutador durante o transcurso da história, podendo ter um final esperançoso ou trágico para ele.

Em suma Desafiantes é um ótimo storygame para juntar a galera em um dia de sábado a noite e contar uma boa história no estilo “Rocky, O Lutador“, “Creed“, “Touro Indomável” ou “Menina de Ouro“, porque sim, mulheres também lutam e participam do circuito de lutas femininas! O jogo é bem divertido e cria momentos épicos. A edição brasileira é muito superior a importada, em grande parte pela diagramação primorosa dada pela equipe do Pensamento Coletivo que vem aos poucos criando um estilo próprio muito bacana, além de trazer o que tem de melhor em termos de RPG atual para os jogadores brasileiros. E sabe o que é melhor? Desafiantes tá barato pra caramba! Ele pode ser encontrado por apenas R$20,00 no site da Pensamento Coletivo. Você leva o livro de 36 páginas com miolo colorido e mais o PDF que pode ser baixado na hora e já começar a planejar suas lutas. Se quiser apenas o PDF o custo é de R$8,00.

luta 4Quem quiser comprar o jogo clique AQUI e boas lutas! Agora dá licença que vou ouvir The Eye of Tiger enquanto esmurro um saco de areia, porque na sexta a noite tenho luta!

Um pensamento sobre “Desafiantes: Um Jogo Pra Rocky Nenhum Botar Defeito.

  1. Pingback: House Rules #19 – Desafiantes…Dentro do Octógono – Guilda dos Mestres

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s