Especial Semana das Conspirações: GURPS E As Sociedades Secretas.

 

gurps-logo

Provavelmente o sistema GURPS, da Steve Jackson Games, é aquele que mais possui livros e suplementos para o jogo abordando conspirações e sociedades secretas que governam o mundo por trás da cortina, manipulando governos e corporações. Até o próprio símbolo da empresa é uma imagem característica dos Ilimuninatis, uma sociedade secreta surgida no século XVIII que dizem controlar os assuntos mundiais secretamente. Uma das coisas que mais gosto nos suplementos de GURPS é que eles são tão completos de informação que podem ser usados em qualquer outro sistema/RPG usando apenas seu background.

Geralmente a maioria dos jogadores conhecem apenas GURPS Iluminati, livro que foi publicado no Brasil pela Devir, mas existem outros títulos do sistema que também abordam sociedades secretas e conspirações. Vamos falar um pouco desses livros e de suas conspirações.

GURPS BLACK OPS:

GURPS Black Ops é um livro de 131 páginas lançado nos EUA em 1997, escrito porr Jeff Koke e S. John Ross. Aqui ó cenário é baseado na “Companhia” e seus soldados. Homens treinados em tropas de elite e que são a linha de defesa do nosso mundo contra aliens, vampiros, pisônicos, e toda criatura que coloque em perigo a raça humana. Os personagens passam cinco anos treinando na Academia Infernal onde apenas os melhores dos melhores são selecionados. Ao tornar-se um agente, você tem acesso a informações e equipamentos privilegiados para poder lutar contra gárgulas enfurecidos em bordas de prédios sobre ruas escuras da cidade; aguentar a fúria psíquica de um cão do inferno; e lutar contra os Greys que abduzem os humanos para fazer experiências e depois tentam orientar o destino de nações inteiras.

As habilidades básicas de cada agente incluem o combate corpo-a-corpo, o uso da maioria das armas de pequeno porte, a operação de muitas formas de eletrônica moderna, ciências básicas, espionagem e habilidades de infiltração. Além deste conhecimento básico cada agente pertence a um departamento que incentiva um foco especializado em um determinado conjunto de habilidades.

A Companhia é dividida em cinco departamentos: Combate, Inteligência, Ciência, Tecnologia e Segurança. Cada agente pertence a um departamento e segue  as diretrizes do seu departamento, mesmo quando em missões trabalhando com outros departamentos. À medida que cada departamento tem metas que ocasionalmente se choca com as metas de outros Departamentos, isso muitas vezes provoca atrito e concorrência entre os departamentos.

Apesar de alguns tentarem criar contra-informação afirmando que a Companhia não existe, e que se existe é um gasto de dinheiro desnecessário do governo, você vai precisar dela – porque é tudo verdade: existem visitantes extraterrestres antigos e recém-chegados vivendo entre nós, coisas deslizando em esgotos e vielas à noite, cultos controlados por cabalas paranormais para dominar a humanidade – todos estes perigos e mais se escondem na sombra da sociedade. Aqui as probabilidades de que seu personagem vai morrer em grande estilo é grande. O trabalho do seu personagem é tomar conta da humanidade e de seus companheiros, assim como o deles é cuidar de você. Esteja preparado.

GURPS Black Ops é uma boa pedida para quem curte Savage Worlds e gostaria de criar aventuras de combate com muita conspiração. Quem quiser dar uma olhada no preview do livro e ver seu conteúdo clique AQUI.

GURPS CABAL

O livro contém 130 páginas, tendo sido publicado em 2001, escrito por Kenneth Hite, famoso por ter escrito também Rastro de Cthulhu, publicado aqui no Brasil pela Retropunk Publicações. A Cabal nos foi apresentado pela primeira vez em GURPS HORROR, publicado no Brasil pela Devir. Ela é uma sociedade secreta de ajuda mútua entre criaturas sobrenaturais e cultistas que veneram essas criaturas. Todas as criaturas de mitos e lendas sobrenaturais existem e elas estão organizadas para se defender de seus perseguidores, assim como planejar para tirar proveito da humanidade.

A Cabal pode ser um Patrono para PCs monstruosos ou um antagonista para o caçadores de monstros. Este livro inclui um suplemento completo sobre a verdadeira história do mundo, ideias de aventuras, cosmologia do oculto, uma variedade de artefatos e criaturas sobrenaturais, e sugestões para trazer horror e conspiração em uma variedade de campanhas. Ele também destaca os 13 Mestres que controlam a organização, entre eles temos:

  • Erzsébet Báthory, a condessa vampira;
  • Cagliostro, o alquimista italiano;
  • John Dee, possivelmente o maior mago da nossa história;
  • O Insidioso Doutor Fang, o pisiônico oriental;
  • Marie Laveau, a Rainha Voodoo de New Orleans;
  • Athéne du Sarrazin, a bela Lobisomem alemã.

GURPS Cabal vai bem com qualquer RPG de Horror que explore o mito de criaturas sobrenaturais inteligentes e organizadas. Em uma campanha de Alta Magia de Este Corpo Mortal, por exemplo, cairia muito bem. Quem quiser conhecer um pouco o conteúdo do livro clique AQUI.

GURPS IOU

Lançado em 1995, escrito por Elizabeth McCoy e Walter Milliken, e contendo 131 páginas, esse livro aborda a Universidade Iluminada, onde o absurdo e o inesperado estão na ordem do dia; seus alunos variam de bruxas a lobisomens, passando por agentes secretos e alienígenas. Aventuras podem envolver juntar fraternidades, sobreviver a vida no dormitório, lidar com estranhos acidentes de laboratório, conquistar outros mundos em viagens de campo, ser pego por professores fazendo experimentos proibidos e até mesmo tentar salvar o mundo.

Personagens de todos os suplementos de GURPS podem ser criados para uma campanha com pouca ou nenhuma dificuldade. O cenário aqui é meio Hogwarts encontra Universidade de Miskatonic que encontra o Campo de Treinamento de Percy Jackson. As conspirações presentes no cenário estão em não deixar que o mundo saiba da existência da universidade. Seus alunos não estão autorizados a discutir fora do campus o que acontece lá dentro, e as rivalidades acadêmicas da IOU tendem a resultar em extrema violência, danos à propriedade e caos. Existem regras para esses conflitos principalmente contra a Faculdade Bloodfeuds, seus alunos e professores. Ah, e ninguém está autorizado a dizer o que significa o “O” na sigla.

Para dar uma olhada no suplemento clique AQUI.

GURPS ILUMINATI

Lançado em 1992, escrito por Nigel D. Findley, com 131 páginas, este é o livro de RPG mais legal sobre conspirações que conheço. Ele foi lançado no Brasil pela Devir em 1996 mas nunca mais teve uma nova edição publicada por aqui (Porquê será? Teóricos da Conspiração teorizem). FNORD.

Ele trás tudo (ou não) que um mestre de RPG precisa para criar uma paranoia e desinformação em sua aventura. FNORD. Ele descreve várias cabalas, cultos, sociedades secretas, conspirações ativas ou não que agem no planeta, como  os Illuminati, a dinastia merovíngia, os cátaros, o Prieuré de Sion, Os Alphans, os “Intrometidos do Tempo”, FNORD, a Sociedade de Assassinos, os Templários, os Illuminati da Baviera, os bancos e os Gnomos de Zurique (meus preferidos), os maçons, as agências de inteligência americana, a Mafia, crime organizado, e muito mais.

Entre alguns fatos presentes ao livro veremos:

  • Tudo o que lê nos tablóides é verdade! Aliens visitam regularmente Terra, e estão em contato com altos funcionários do governo.
  • Os Homens de Preto estão em toda parte, e vão arranca-lo de sua casa se você fizer muitas perguntas ou simplesmente ver algo que você não deveria ver.
  • satélites orbitais de controle da mente orbitam os céus, influenciando a política internacional e decidindo o destino de milhares de milhões.
  • Os Gnomos de Zurique controlam a oferta monetária do mundo, e manipulam para caber seus próprios planos sinistros.
  • O mundo é como uma complexa teia de segredos, mistérios e conspirações que ninguém sabe realmente o que está acontecendo. Mas todos no poder reside . . . o tempo todo.
  • A única maneira de se proteger é a aderir à conspiração. Mas, mesmo assim, você nunca sabe quem está puxando as cordas.
  • Tudo o que sei é uma mentira. Tudo o que você suspeitar que é verdade. O mundo é um  lugar muito estranho. FNORD.

GURPS Iluminati foi lançado em uma época que as teorias de conspiração estavam em alta e por isso fez um grande sucesso. Hoje eu o indico não somente se você deseja usá-lo para uma campanha de conspiração como se deseja criar uma conspiração para seu cenário/RPG favorito. Ele cai muito bem para Vampiro, tanto A Máscara quanto O Réquiem, Mago, A Ascensão ou O Despertar, Abismo Infinito, Chamado ou Rastro do Cthulhu, e muitos outros. Ele está fora de impressão, mas seu PDF pode ser comprado diretamente do site da Steve Jackson Games clicando AQUI.

A galera do blog Covil Gurps publicou uma aventura de GURPS Iluminati para o cenário de Aquivo X. Quem quiser baixar a aventura clique AQUI. Caso queira dar uma olhada no livro antes de compra-lo, clique AQUI. FNORD.

GURPS VOODOO: THE SHADOW WAR.

vodu5Além destes gostaria também de citar GURPS Voodoo: The Shadow War, que já tive a oportunidade de fazer uma resenha completa quando fiz a semana especial sobre Vodu. Nesse cenário a conspiração é para manter criaturas que o homem não deveria saber que existem fora do conhecimento geral, enquanto uma guerra entre grupos mágicos poderosos é travada nas sombras, pelo controle da política e da magia. Ele é excelente para quem curte Mago, Chamado/Rastro do Cthulhu ou Witchcraft. Quem quiser conferir o artigo clique AQUI.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Especial Semana das Conspirações: GURPS E As Sociedades Secretas.

  1. Pingback: GURPS: Sociedades Secretas - Baú Arcano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s