Especial Semana Das Conspirações.

the_x_files_capa

No próximo final de semana, 27 e 28/02/16, acontece o 10º Encontro de Jogos Analógicos da Dungeon Capixaba, que como sempre acontecerá na praça do shopping Montserrat, em Serra/ES, região metropolitana da Grande Vitória. O tema do encontro será “Conspirações“, devido ao retorno recente do seriado de TV, Arquivo X, sucesso absoluto nos anos 90 e que retornou para uma temporada de 6 episódios na Fox.

Por conta disso a semana será dedicada as “Conspirações“. Iremos publicar artigos sobre alguns RPGs e jogos de tabuleiro que usam a temática de conspiração e como mestres e jogadores podem transformar seu cenário de jogo em um bom jogo conspiratório. Então fica esperto que a verdade pode estar neste artigo!

CONSPIRAÇÃO NA TV.

O tema de conspirações secretas já esteve presente em vários seriados produzidos nos EUA. Os americanos sempre acreditaram que seu governo, ou um grupo dentro dele, é responsável por conspirações secretas, escondendo informações da população e manipulando a sociedade americana para atender seus interesses, como no caso de Roswell, onde os aliens teriam feito contato pela primeira vez, e no assassinato de JFK, apenas para citar alguns exemplos. Mas quando o seriado “Arquivo X” foi ao ar em 1993 o tema conspiração foi levado ao extremo. O criador do programa, Chris Carter, construiu uma intrincada conspiração do governo envolvendo alienígenas, explorando a mitologia dos aliens infiltrados em nosso governo, fazendo experiências secretas com humanos e coisas do tipo. Além disso os agentes investigavam assuntos paranormais, como casos de psiquismo, vampirismo, canibalismo, etc, que eram sistematicamente ignorados pelo governo como que não querendo que esses assuntos viessem a se tornar de conhecimento público.

As aventuras vividas pelo agente Fox Mulder e pela agente forense Dana Scully, interpretados pelos atores David Duchovny e Gillian Anderson, respectivamente, foram sucesso absoluto durante os anos de 1993 a 2002, rendendo um filme para o cinema no ano de 1998, além de conquistaram vários prêmios Emmy e Globo de Ouro. O retorno da série após 14 anos foi considerada um grande sucesso, com o primeiro episódio da nova série obtendo 6,1% de índice de audiência entre os adultos de 18 a 49 anos e um total de 16,2 milhões de espectadores, informou o site da revista “The Hollywood Reporter“.

Além dele outro seriado de muito sucesso na TV sobre o tema de conspirações foi Alias, que foi ao ar entre 2001 e 2006. Criado por J.J.Abrams, o seriado mostrava uma garota comum que era transformada em uma agente secreta, no estilo Nikita. Sydney Bristow (Jennifer Garner) era uma universitária como qualquer outra até ser recrutada pela misteriosa SD-6, uma suposta agência de operações especiais da CIA, mas que na verdade era uma agência do governo que combatia seu próprio governo! Sem explorar temas de alienígenas a série baseava suas conspirações no fato de existirem agentes dentro do governo americano que queriam controlar o próprio governo. Mais para o final a serie começou a explorar temas mais paranormais, como a procura pelos artefatos criados por Milo Rambaldi, um cientista da Renascença italiana cujas criações eram tão geniais quanto as de Leonardo da Vinci mas contavam com uma qualidade profética digna de Nostradamus.

Entre 1967 e 1968 uma serie de conspiração ganhou muitos fãs, se tornando cult e virando até música da banda de heavy metal, Iron Maiden. Se trata de The Prisonerque conta a história de uma agente secreto britânico que ao pedir demissão de sua agência acaba sendo sequestrado e levado para uma ilha onde recebe o nome de “número 6“. Cada pessoa dentro da ilha atende somente pelo número e cada número tem um objetivo, sendo o do número 2 tentar descobrir porque o agente pediu demissão e fazê-lo desistir da ideia, podendo usar quaisquer meios para isso. Mas quem seria o número 1? E qual seria seu objetivo? Esse era um dos grandes segredos da série.

CONSPIRAÇÕES REAIS.

Na vida real existem várias teorias sobre a existência de conspirações através do mundo, que são controladas por sociedades secretas que possuem uma agenda particular de eventos e objetivos que pretendem atingir. Essas sociedades secretas recrutam seus membros de maneira muito seleta, e se escondem dos demais para levar a frente seus planos. Eles se identificam através de apertos de mão secretos, assinaturas com marcas características ao final, palavras criadas dentro de seus grupos, etc. Existem várias, mas vou listar algumas abaixo que são sociedades secretas históricas, algumas até comprovadas suas existências.

Hashshashin-A Ordem dos Assassinos

Formada por um grupo de assassinos xiitas muçulmanos que operavam no Oriente Médio no século XIII. Devido a seu número reduzido eles infiltravam agentes secretos dentro das fortalezas inimigas para atacá-los no momento certo. Tinham como objetivo formar um estado xiita, mas acabaram servindo como agentes para outros líderes, como por exemplo o rei inglês, Ricardo Coração de Leão.

Dois RPGs famosos usam a fama dos assassinos em seus cenários, Vampiro: A Máscara, com os Assamitas, vampiros oriundos do Oriente Médio famosos na arte de matar, inclusive outros vampiros, e Witchcraft, com a Sociedade dos Assassinos, onde magos treinados no uso das sombras e do disfarce empregam suas habilidades para matar alvos escolhidos por seus empregadores.

A Mão Negra

Criada pelos revolucionários sérvios no final do século XIX, tinha como objetivo lutar contra a ocupação da região dos balcãs pela monarquia Austro-Húngara, e formar a Grande Sérvia. Entretanto em 1914 um dos seus agentes, o estudante Gravilo Princip, assassinou o arqui-duque austríaco Francisco Ferdinando, e sua esposa, que visitam a capital da Bósnia. Com isso deu-se início a um dos conflitos mais sangrentos de nossa história, que ficou conhecida como Primeira Guerra Mundial. Acredita-se que tanto esse conflito, como a segunda guerra, que a seguiu depois, eram objetivos da Mão Negra.

A Sociedade de Thule

Quem já assistiu ao filme Hellboy, ou o filme Constantine, deve ter ouvido falar dessa sociedade secreta. Ela foi uma sociedade secreta formada na Alemanha, pós primeira guerra mundial, que tinha como objetivo estudar o ocultismo e usar esse conhecimento para ganhar uma provável segunda guerra mundial. Hitler foi um dos seus membros, e dizem que o fato da Alemanha ter conseguido uma rápida vitória no início da segunda grande guerra foi devido ao uso de artefatos místicos que estavam sobre sua posse, como a Lança do Destino, que dava poderes ao possuidor de vencer batalhas e mobilizar massas a seu favor. Essa lança foi roubada pelos aliados em 1943, fazendo com que a batalha começasse a mudar de lado e levando a Alemanha a derrota em 1945.

Skulls & Bones

Essa sociedade secreta foi formada na Universidade de Yale, nos EUA, e já contou como seus membros com vários Presidentes dos EUA, entres eles Bush Senior e Bush Filho, senadores e juízes da Suprema Corte, o que levou muitos a argumentar que o grupo funciona como uma espécie de organização clandestina para a elite de alta potência política. Depois de se tornar conhecida vários livros, e até um filme, foram feitos sobre ela. Seus membros se encontram duas vezes por semana, mas nada é revelado sobre o que conversam nas reuniões.

Existem também os famosos Illuminattis, mas esse iremos abordar em um artigo especial quando estaremos analisando o suplemento GURPS Illuminatti.

MAIS CONSPIRAÇÕES

Além disso existem a divulgação todos os dias de várias teorias de conspiração, principalmente agora que as redes sociais permitem uma propagação mais rápida de noticias, como o fato do governo americano ter “fabricado” o atentado de 11 de setembro para criar apelo nacional e invadir o Iraque, que a morte da Princesa Diana e do seu namorado, Dodi Al-Fayed, muçulmano herdeiro da rede de lojas Harrods, teriam sido tramada por uma agência britânica, de que o homem nunca foi a lua, sendo na verdade tudo propaganda americana durante a guerra fria, de que existe uma Área 51 no deserto de Nevada, EUA, que é uma base americana onde os restos de uma nave alienígena se encontram lá, além de fazerem experiência com tecnologia extraterrestre.

Tudo isso aguça a imaginação dos Teóricos da Conspiração e tudo vira “verdade” em suas explicações. Independente disso é sabido que através da história grupo de pessoas tentaram com suas ações manipular governos e a opinião pública para atingir seus objetivos, mas boa parte de tudo que se alega é pura fantasia.

JOGOS SOBRE O ASSUNTO.

Existem alguns jogos de tabuleiro e de cartas que são feitos especialmente para o tema, mas irei citar aqui apenas aqueles que podemos encontrar sua versão nacional, como “The Resistence“, lançado no Brasil pela Galápagos Jogos, onde um pequeno grupo de agentes da resistência lutam contra um governo poderoso e corrupto. A resistência coloca em prática uma série de missões perigosas, tentando fazer o governo sucumbir. Infelizmente, espiões se infiltraram entre os membros da resistência e estão prontos para sabotar os planos cuidadosamente elaborados. Conspiração x Conspiração, e você não sabe em quem confiar.

Existe um jogo da Copag, chamado Máfia, com mecânica parecida, mas colocando policiais disfarçados no meio de mafiosos tentando evitar que eles consigam realizar seus crimes. Há também o famoso Werewolf, lançado pela Funbox, onde o objetivo é descobrir quem é o lobisomem da vila e levá-lo a execução antes que mais uma noite chegue e ele faça mais uma vítima.

Em tabuleiro há o famoso XCOM, jogo que saiu do vídeo game direto para os boards, também trazido pela Galápagos Jogos, e que vem fazendo enorme sucesso. Nele os jogadores fazem parte de uma organização paramilitar de elite conhecida como XCOM, que tem como objetivo combater uma ameaça extraterrestre que pretendem invadir o planeta, antes que o pânico se espalhe entre a multidão.

Entre os jogos em inglês um dos que mais gosto é X-Files Card Game, que usa os personagens e episódios da série nas cartas e em sua mecânica, com cada jogador tentando descobrir qual é a conspiração secreta escondida pelo outro jogador.

No RPG existem vários jogos e cenários que exploram o tema de conspiração, como Vampiro: A Máscara, Conspiracy X, Witchcraft, GURPS, entre outros, e a partir de amanhã irei analisar alguns deles dando ideias de aventuras. Um abraço à todos.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Especial Semana Das Conspirações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s