Horror Em Star Wars: Fronteira Do Império.

star wars

Por Gustavo Tenório.

Troopers da Morte 2Horror é um estilo de jogo normalmente associado a alguns RPGs clássicos, como O Chamado de Cthulhu, Kult e In Nomine, mas seria possível incluir elementos deste gênero em uma sessão do RPG Star Wars: Fronteira do Império, traduzido para o Brasil pela Galápagos Jogos? É o que veremos neste artigo.

Pra início de conversa, o próprio livro básico apresenta regras para testes de medo (podem ser encontrados nas páginas 298 e 299). Mesmo sabendo que Star Wars é voltado para aventuras espaciais e combates heroicos, uma ou outra partida onde elementos de terror sejam incluídos vai servir para surpreender os jogadores e divertir os mestres.

A proposta de horror se encaixa bem em Fronteira do Império. Como o cenario trata justamente da escória de Star Wars e dos planetas existentes na Orla Exterior, o mestre pode criar algum novo corpo celeste e abusar da imaginação para dar a sensação de isolamento, tirando os jogadores do conforto da maioria das missões presentes em Star Wars.

Para servir de inspiração dois livros com elementos de horror foram publicados para a série Star Wars, mas, com a mudança da franquia para a Disney, passaram a ser considerados como foram da cronologia oficial: Troopers da Morte (publicado pela editora Aleph) e Red Harvest (ainda sem tradução no Brasil).

Troopers da Morte 3Para não estragar a surpresa de quem for ler os livros, segue a resenha oficial. Em Troopers da Morte, quando a nave-prisão imperial Purgação – residência temporária de quinhentos dos mais cruéis assassinos, rebeldes e ladrões – quebra em um ponto isolado do espaço, a única esperança da tripulação parece estar em um destróier estelar encontrado vagando no vazio. Uma equipe de inspeção é então enviada à nave abandonada, em busca de peças para o conserto da Purgação. No entanto, somente metade dos integrantes da equipe retorna… trazendo consigo uma terrível doença, tão letal que, em questão de horas, quase toda a tripulação a bordo do Purgação morre dos modos mais assustadores. E a morte é apenas o começo.

Red Harvest se passa no período da República Velha e mostra o desejo de Darth Scabrous em conseguir a imortalidade. O vilão segue até um planeta distante para encontrar uma orquídea rara que é o ingrediente final de uma fórmula para garantir a vida eterna. Mas, a reação química após a ingestão causa um efeito inesperado em Darth Scabrous: ele agora é um morto-vivo, com uma sede impressionante por sangue e que para manter seu poder e seu prêmio máximo – a tão sonhada imortalidade, precisa matar o maior número de vítimas.

redharvestSe acharam interessante a ideia seguem algumas sugestões para os mestres que resolverem surpreender seus jogadores e incluir horror em suas aventuras:

  • Evite mencionar o nome da criatura que será o adversário dos personagens. Parte da graça é deixa-los às cegas, contando com o elemento surpresa;
  • Se possível, mude a forma como o adversário atua. Por exemplo, vampiros passariam a necessitar de calor corpóreo ao invés de sangue, causando desidratação nos personagens;
  • Assassinos seriais rendem bons ganchos de aventura. Por exemplo, criar um caçador de recompensa que elimina seus alvos sempre do mesmo jeito pode criar um bom elemento de tensão, ainda mais se o próximo alvo do vilão for um dos personagens;
  • Adaptações de filmes sempre rendem boas aventuras. Por exemplo, transformar o Hotel Overlook de O Iluminado em uma nave espacial que apresenta problemas e fica sem comunicação (o isolamento do livro e filme); apresentar gradativamente toda a demência do protagonista, que pode ser o comandante da nave; e fazer os jogadores reagirem a todos estes fatores;
  • Alguns jogos eletrônicos trazem ameaças interessantes e que podem ser incluídas em Fronteira do Império. Por exemplo, na trilogia Mass Effect, os protagonistas trabalham para impedir a invasão dos Reapers, que estão abduzindo várias colonizações humanas e tem planos de dominação interplanetária. Os Reapers encaminham para os planetas as criaturas chamadas de Husks, que tem aparência grotesca;
  • Seriados também podem servir de inspiração. Por exemplo, no episódio Terror no Gelo, de Arquivo X, um grupo de cientistas começa a apresentar comportamento homicida, graças a ação de um hospedeiro no hipotálamo dos personagens. Adaptando para Fronteira do Império, a estação de pesquisa onde estavam os cientistas pode ser uma nave menor, ou um ponto avançado em um planeta distante. E o clima de desconfiança entre os personagens pode ser explorado pelo mestre, que pode combinar com um dos participantes que ele será o infectado pelo hospedeiro. Quer uma ameaça pior do que um de seus próprios companheiros?

Troopers da MorteAlém disso o universo é vasto e complexo, podendo conter também algumas criaturas extraterrestres famosas do cinema, como Aliens e Predadores. Que tal um Predador caçando um perigoso caçador de recompensas, desejando incluir seu crânio na sua coleção de troféus? Ou um contrabandista que tem que levar uma carga misteriosa para um planeta distante sem saber que na verdade está transportando vários ovos de Aliens? Acho no mínimo interessante.

Star Wars: Fronteira do Império pode ser comprado no site da Galápagos Jogos clicando AQUI, e além do livro básico estão disponíveis o Kit do Mestre e o Kit Introdutório.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Horror Em Star Wars: Fronteira Do Império.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s