Testamos Possessão Arcana, Novo Board Game Nacional.

possessão arcana logo

Por Jefferson Pimentel.

possessão arcana 4Durante o 7º Encontro de Jogos Analógicos da Dungeon Capixaba, que acontecem bimestralmente na praça de alimentação do Shopping Montserrat, um dos maiores do estado do Espírito Santo, foi apresentado aos jogadores capixabas o incrível jogo de tabuleiro Possessão Arcana, que está sendo desenvolvido pelo Thiago Ferri com a arte feita por Ulisses Souza e Bruno César.. Foram 6 (seis) partidas onde as regras (ainda não definitivas na época) foram postas a prova por 12 (doze) jogadores bastante interessados. Todos elogiaram bastante o jogo, inclusive com alguns jogadores dizendo que ele possui mais potencial que jogos como Zombicide, devido os componentes místicos, variedade enorme de monstros, etc. Segue abaixo a relação de todas as observações feitas desta que foi a versão 1.0 do jogo.

Possessão Arcana é um jogo cooperativo para até 6 jogadores, com duração média de 120 minutos, indicado para maiores de 14 anos. Ele possui uma mecânica parecida com jogos como Zombicide, Descent, com colocação de peças e movimentação em um tabuleiro modular onde cada um dos participantes assume o papel de um combatente arcano que se utiliza de magias para enfrentar as forças demoníacas que invadem nossa realidade. Várias habilidades diferentes, equipamentos e magias estão disponíveis para tornar possível enfrentar as dezenas de monstros que aparecem a cada área aberta. A magia, a mais poderosa das armas, também é a mais perigosa: se usada demais pode fazer com que forças demoníacas tomem posse do corpo da personagem, fazendo com que ele se torne um poderoso inimigo até que a força seja domada. Sinistro.

possessão arcana 2O jogador utiliza as estatísticas e habilidades da personagem em seu modo normal, controlando pontos de vida, mana e experiência (que faz com que as personagens subam de nível e se tornem cada vez mais poderosos), sempre buscando controlar a energia demoníaca, impedindo que ela tome posse de seu corpo.  A quantidade de demônios encontrados chegam as dezenas e são divididos em três grupos: lacaios, soldados e generais. Além destes, a missão pode envolver o aparecimento de uma supremacia: poderosos lordes demoníacos que funcionam como o “chefão” da partida.

A inteligência artificial do jogo se dá através da rolagem de três dados assim que aberta cada área de jogo: o dado de tesouro (que pode ou não trazer itens para a área a ser investigada), o dado de demônios (que define a localização dos demônios que aparecerão no mapa) e o dado arcano (que imbui a área aberta com poderosos efeitos benéficos ou maléficos para os jogadores).

possessão arcanaA arte do jogo e seus componentes ainda estão em desenvolvimento, mas já mostram extremo bom gosto naquilo que foi criado, com um trabalho gráfico digno de nota. Por fim, basta esperar para o lançamento deste incrível jogo no dia 20 de janeiro, que possui grande potencial para emplacar em seu modulo básico, além de permitir diversas opções de jogo, expansões e muita diversão! O jogo já está em sua versão 2.0, com algumas regras modificadas desde o nosso playtest. Esperamos com ansiedade seu lançamento.

Para conhecer mais e acompanhar o desenvolvimento do Possessão Arcana, visite a página deles no Facebook clicando AQUI e confiram mais da arte do jogo que é um show a parte. Leia também outro review do jogo no blog Tabula Quadrada clicando AQUI.

Se quiser conhecer em primeira mão as regras do jogo faça download do manual clicando na imagem abaixo.

db

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s