Krampus, O Anti-Papai Noel, Para Vários Sistemas.

krampus

krampus 1

O Krampus.

E que tal tornar sua noite de natal um pouco mais assustadora narrando uma aventura de RPG com o Krampus? Para quem não sabe a lenda do Krampus é sobre uma criatura diabólica que é o oposto do Papai Noel. Enquanto o bom velhinho (sem ser eu, é claro) distribui presentes para as crianças que foram obedientes durante o ano, o Krampus pune as crianças que foram más e as rapta, levando-as embora em um saco e jogando-as em um Abismo por toda a eternidade. Em outras versões do mito ele viaja junto com o Papai Noel e bate com uma vara nas crianças más.

Em alguns países, como a Áustria, Hungria, Eslovênia, por exemplo, é comum as pessoas saírem fantasiadas de Krampus pelas ruas no dia de Natal. Segundo o site Megacurioso:

(…) sua origem está relacionada ao folclore germânico. Há milhares de anos, antes do surgimento do Cristianismo, existia na Europa uma grande variedade de lendas associadas à realização de festejos e sacrifícios para honrar as divindades, para que no próximo ano a colheita fosse farta.

As celebrações costumavam ocorrer no solstício de inverno, e era comum que as pessoas se fantasiassem de demônios e saíssem pelas ruas para pedir comida e bebida. Essas tradições acabaram sobrevivendo ao tempo e se misturando às festividades cristãs, já que o solstício também coincide com a época em que se comemora o Natal.

De acordo com a lenda, o Krampus aparece na noite do dia 5 de dezembro e fica perambulando pelas ruas durante duas semanas, arrastando correntes enferrujadas e tocando sinos para assustar as crianças. Hoje em dia, jovens rapazes se fantasiam com trajes demoníacos superelaborados e saem pelas ruas, e muitos carregam varas e um cesto nas costas que serviria para capturar os desobedientes e levá-los para o inferno.”

krampus 5Os cosplay dos que se vestem de Krampus é altamente elaborado e assustadores de verdade. Aqui no Brasil em alguns lugares no sul do país, em especial Santa Catarina, existe uma variante nacional, chamado Pensinique, que provavelmente foi trazido para o país pelos imigrantes alemães e austríacos que foram para a região, e deve ter originado a lenda do “Homem do Saco“, que rapta as crianças que desobedecem os pais e não ficam perto deles na rua.

Mas a ideia do artigo é achar a ficha  do Krampus para vários sistemas de RPG diferentes, para que mestres e jogadores possam escolher aquele que melhor se adapta aos seu grupo, e dando uma olhada pela rede mundial encontrei várias versões do Krampus, atém de ter pedido a alguns colaboradores para fazerem a ficha do nosso demônio de natal, então vejamos:

3D&T Alpha e Old Dragon

krampus 4No blog RPG News, encontramos a versão do Krampus para estes dois sistemas, que são bem conhecidos da galera. Além da ficha no blog vocês encontram também mais informações sobre a lenda do Krampus e as estatísticas para outros sistemas.

Old Dragon
(Médio e caótico | Florestas da Baviera e Nove Infernos)

Encontros: 1
Prêmio: Nenhum | 661XP
Movimento: 6m
FOR 20 | DES 17 | CON 20 | INT 15 | SAB 16 | CAR 7
Resistência: 15
DV: 8
CA: 16
Ataques: 2 varadas (1 ponto de dano cada) ou 3 garras (1d6+2)
Krampus é imune a eletricidade e a veneno, só pode sofrer dano por armas mágicas e comunica-se telepaticamente com São Nicolau, também pode convocar magias arcanas até o terceiro círculo.

3D&T Alpha
F5, H2, R7, A9, PdF 0
Demônio ou Meio Abissal (veja abaixo)
Aceleração, Aliado (São Nicolau), Armadura Extra (Força, Poder de Fogo), Energia Extra 2, Imortal 2, Invulnerabilidade (Elétrico, Químico), Pontos de Vida Extra 2, Regeneração, Telepatia, Teleporte. Código de Honra (Código do Caçador, Código da Honestidade), Monstruoso. Perícias Manipulação e Sobrevivência.

Há duas possibilidades de Vantagens Únicas para ele: Se considerar ele Demônio, desconsidere a maldição, se for Meio-Abissal, deixe do jeito normal. Ele não possui Vôo, mas Magia Negra sim, assim como todos os outros benefícios, exceto Invulnerabilidade [Fogo].

Crônicas das Trevas.

Merry-Krampus-World-of-DarknessUma das melhores maneiras de fazer uma campanha de Krampus nas Crônicas das Trevas seria de caçadores que uma vez escaparam do Krampus e agora se juntam para impedir a criatura de pegar mais crianças. Ou se o mestre tiver acesso ao suplemento Innocents jogar como crianças que se organizam para destruir a criatura. As estatísticas abaixo estão presentes no fórum da Onix Path e foram feitas por Reighnhell.

Krampus: A criatura conhecida como “O Krampus” é a sombra de Papai Noel, inspirando medo e punindo os ímpios. Para a maioria, ele assume a forma do Sr. Peter Black, o estimado parceiro comercial do Papai Noel. Mas durante as semanas escuras que cercam o solstício de inverno, ele toma sua verdadeira forma; um horror desgrenhado, com chifres e pernas de bode. Como o Krampus, ele deixa avisos enigmáticos e “presentes” bizarros como um lembrete de que o mau comportamento será punido. Para os piores criminosos, ele rouba suas almas, arrastando-as em correntes para um lugar que só pode ser chamado de “Inferno”.

Virtude: Justiça
Vício: Gula

Aspiração Cruel : Punir os Malvados, Inspirar a Virtude através do medo.

Atributos Mentais: Inteligência 4, Raciocínio 5, Perseverança 5
Atributos Físicos: Força 7, Destreza 5, Vigor 5
Atributos Sociais: Presença 6, Manipulação 4, Auto-Controle 5

Habilidades: Atletismo 4 , Briga 4, Artesanato 2 (Presentes), Empatia 4 (Culpa), Intimidação 6, Armas Brancas 4 (Correntes), Ocultismo 4 (Folclore), Furtividade 5, Lábia 4, Sobrevivência 4.
Méritos: Sentidos de Perigo, Memória Eidética, Indomável, Linguagem (Todos), Reflexos Rápidos 2, Estilo: Parkour 5, Striking Looks 2 (Nightmarish)
Força de Vontade:18
Tamanho: 6
Iniciativa: 12
Defesa: 9
Velocidade: 18 (Vôo 23)
Vitalidade: 11
Poderes do Krampus: Sentidos dos Caçadores (Maldade), Imortal, Loucura e Terror, Ladrão de Almas, Entrada Surpresa, Desaparecer *

Desaparecer: O Krampus pode desaparecer em um piscar de olhos, deixando para trás lembranças amargas e duras lições.
.

Unisystem

krampus 6No blog The Other Side, em inglês, encontramos a ficha do Krampus para o Unisystem, o mesmo sistema usado nos RPGs Witchcraft, AFMBE e Conspiracy X 2.0,  além de mais informações sobre a lenda, com vários links. O blog adapta o personagem para ser usado no cenário vitóriano do RPG”Ghosts of Albion“, inspirado na série de TV inglesa com o mesmo nome.

Krampus
Motivation: To punish wicked children
Creature Type: Demon
Life Points: 45
Drama Points: 1

Attributes
Str: 4
Dex: 3
Con: 4
Int: 3
Per: 3
Will: 5

Ability Scores
Muscle: 14 Combat: 15 Brains: 14
Qualities and Drawbacks: Acute Senses (taste, sight, smell), Adversary (St. Nicholas), Attractiveness -2, Cause Fear, Hard to Kill, Honorable (1), Innate Magic, Unique Kill

Manoeuvers
Name Score Damage Notes
Claw 15 8 tries to limit the damage he causes, dead things have no fear.
– Grab 13 – Krampus attempts to grab a child. Only a contested STR roll can let the child break free.
Deflect 17 – Magic defence action

The Strange e Numenera.

12405179_940508972694478_840089824_oMeu colaborador oficial para assuntos aleatórios, Gustavo Tenório, criou as fichas para estes dois sistemas que estão chegando ao Brasil pela New Order Editora. Vejamos então:

Krampus, o Anti-Papai Noel

Nível: 8 (TN 24)

Saúde: 48 – Armadura: 1

Dano: 8

Movimento: Curto

Modificações: Nenhum

Combate: Krampus, quando é bem sucedido em seus ataques, causa 8 pontos de dano com suas garras. Ele também pode pegar um adversário desprevenido e prendê-lo seu saco de presentes. Ocasionalmente, Krampus também vai atirar pedaços de carvão, quando o adversário estiver em distâncias curtas, com 6 pontos de dano caso o ataque seja bem sucedido.

Para se defenderem do ataque das garras, os jogadores devem fazer um teste de Velocidade, com grau de dificuldade 8. Para fugir de dentro do saco, os jogadores devem fazer um teste de Poder, com grau de dificuldade 8.

Interação: Krampus é ranzinza e não é de conversa, mas pode estar disposto a ouvir das crianças se elas tiveram bom comportamento durante o ano e se os pequenos acreditam que merecem ganhar algum presente de Papai Noel.

Uso em jogo: Krampus mantém, todos os anos, uma estranha e antiga guerra com Papai Noel. Enquanto Noel quer que todas as crianças do mundo sejam boas e educadas para serem merecedoras de presentes, Krampus quer que todos sejam desobedientes e perversos, para levá-los para sua festa. Neste conflito, que dura até o Natal, o vencedor recebe poderes que podem até influenciar no comportamento dos adultos.

Notas: Krampus é muitas vezes acompanhado por seus servos – Bonecos de gengibre robóticos, ou Bonecos de gengibre ninjas e, geralmente, mantêm um mínimo de 1d4 + 1 crianças desobedientes dentro do seu saco de presentes. Krampus pode convocar 1d6 Bonecos de gengibre ninjas ou 1d4 Bonecos de gengibre robóticos para ajuda-lo.

Tesouro: Krampus transporta um saco de carvão que utiliza para presentear as crianças que não foram desobedientes durante o ano.  Dentro deste saco é possível encontrar 1d6 cifras que ainda não foram descobertas.

GURPS

krampus 2Outro colaborador, Marcos Vinícius, fez a ficha do Krampus para um dos sistemas genéricos mais legais que conheço, a qual eu posto abaixo:

Krampus

ST 30 (175) Fad 30
DX 16 ( 80) GdP 3d
IQ 15 ( 60) Bal 5d+2
HT 20 (175) PVs 28

DADOS DE COMBATE:
– Deslocamento: 11 (22 quando correndo em linha reta)
– Esquiva: 11
– Bloquear (Briga): 13
– Ataques
– Garra (NH20/3d Corte)
– Cabeçada (NH16/3d Contusão)
– Ou Arma Branca, ou arma improvisada de acordo com suas pericias
*Krampus prefere lutar corpo a corpo
– Bomba de carvão (NH18/5d Fogo)

VANTAGENS [277pts]:
*Os sentidos de Krampus são adaptados para a noite.
-Prontidão x3 [15pts]
-Senso de Direção [5pts]
-Visão Noturna [10pts]
-Visão Perifêrica [15pts]
-Olfato Discriminatório [22pts] “sinto o cheiro do seu medo”
*O corpo avantajado de Krampus é muito forte e resistente
-Pontos de Vida Extras x10 [50pts]
-Regeneração (1 PV por minuto) [50pts]
*Seu couro grosso lhe proporciona uma boa defesa
-Resistência a Dano x5 [15pts]
-Defesa Passiva x1 [25pts]
*Suas capacidades físicas superam muito a de um ser humano
-Reflexos em Combate [15pts]
-Ultra-Flexibilidade das juntas [5pts]
-Super salto x2 [20pts]
-Super Corrida x1 (custa 1 de fadiga por rodada) [18pts]
*Possui chivres e garras como ataque natural
-Garras Afiadas (GdP/Corte) [25pts]
-Chifres Rombos (GdP/Contusão) [5pts]

DESVANTAGENS [-150pts]:
-Fraquesa (luz do Sol, 1d por minuto) [-40pts]
*Sendo uma criatura da noite Krampus não suporta a luz do sol
-Mau Humor [-10pts]
-Voto (Retormar ao Polo norte depois do Natal) [-15pts]
-Amedrontar Animais [-5pts]
-Voz Perturbadora [-10pts]
-Tamanho Inconveniente [-10pts]
-Amarencia (Hediondo) [-30]
-Obsessão (Punir pessoas “mal comportadas”) [-15]
-Habito Detestável (Se alimenta de Carne Humana) [-15]

PODERES [148pts]:
-Bola de Fogo/Bomba de Carvão (5d /NH 18) [38pts]
-Detectar “Mal-Comportados”* (3km / NH 18) [40pts]
*Funciona como a habilidade psiquica de rastreamento, o primeiro teste
sempre é feito com -8, apos o “malvado” ser localizado Krampus sabe
Instintivamente a sua direção, o teste tem que ser refeito a cada hora
caso krampus não encontre seu alvo, ao avistar seu alvo Krampus o reconheçe,
apos ter reconhecido seu alvo e Krampus perca o contato visual o novo
teste de localização é feito com -4.
-Teleporte (Ate 100KM, NH 15)* [30pts]
*Só pode ser usado uma vez ao dia, o uso transporta o Krampus para a área
habitada mais proxima (uma comunidade com no minimo 100 pessoas).
-Dom das Linguas [40pts]
*Como criatura sobrenatural Krampus consegue compreender, falar e ler
Qualquer lingua humana como se seu NH fosse igual a sua IQ.

PERICIAS [71pts]:
Briga [16pts / NH 20]
Espada Curta [ 2pts / NH 16]
Espada de Lamina Larga [ 2pts / NH 16]
Machado/Maça de 2 Mãos [ 2pts / NH 16]
Corrida [ 1pt / NH 18]
Escalada [ 6pts / NH 20]
Natação [ 2pts / NH 17]
Salto [ 4pts / NH 18]
Rastreamento [ 8pts / NH 18]
Furtividade [ 8pts / NH 18]
Camuflagem [ 2pts / NH 16]
Fuga [ 4pts / NH 19]
Intimidação [ 8pts / NH 18]
Tatica [ 6pts / NH 16]

Este Corpo Mortal

krampus 3E que tal uma versão do Krampus para um dos melhores sistema de RPG que conheço? Então toma o Krampus para o ECM (feita por mim):

Krampus (Criatura Ancestral)

Força 4  Graciosidade 4   Sagacidade 2   Vontade 3

Capacidades: Perseguidor Implacável 4 / Criatura Assustadora 4 / Espancador com Bastão 2 / Furtivo 3

Paixões: Dever 5 – Punir crianças malvadas na noite do Natal.

Use os sistemas acima como base para ideias dos gastos de pontos de magia para criar os poderes do Krampus.

Filmes

Para quem não sabe vai estrear neste dezembro um filme usando o Krampus como tema central de uma história de horror que se passa na noite de Natal. Confiram o trailer abaixo.

Em outro filme que também vai estrear agora em dezembro coloca o Krampus enfrentando o Papai Noel! Para os amantes de filmes trashs, como eu, há cenas imperdíveis. Confiram.

Outro filme trash, também sobre o Krampus (parece que Hollywood descobriu sobre a lenda!), e que também vai estrear em dezembro deste ano coloca o Krampus como responsável pelo fim do mundo!

Espero que tenham curtido esse especial sobre o Krampus. Amanhã irei publicar uma aventura natalina, para que você possa usar o seu Krampus em uma horripilante aventura de horror na noite de Natal! Sejam bonzinhos, ou o Krampus irá vir pegá-los!

4 pensamentos sobre “Krampus, O Anti-Papai Noel, Para Vários Sistemas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s