Os 10 Jogos De Mesa Essenciais Para Atrair Novos Jogadores.

unnamed

O site Paste Magazine fez um post interessante sobre os 10 jogos de mesa que não podem faltar na coleção de nenhum apreciador de board e cardgames, e que também são excelentes para atrair novos jogadores para o hobby. Segundo o artigo estes jogos estão nesta lista porque possuem regras que ensinam alguns dos mecanismos fundamentais dos jogos modernos em um pacote fácil de ensinar e são relativamente leves. Além disso o artigo acrescenta que estes jogos são alguns dos mais bem projetados de todos os tempos, e que provaram suas qualidades ao longo dos anos.

Para nossa felicidade dos 10 jogos listados 9 já existem na versão em português, e o único que ainda não foi publicado por aqui está na fila para sair até o final deste ano! Vamos a lista então:

10. Takenoko

Takenoko-2-thumb-556x314-157503

Takenoko e seus belos componentes.

Além da bela arte do jogo o artigo destaca a facilidade das regras e o tema carismático, onde os jogadores devem cuidar de um panda e cultivar bambu na corte imperial de um imperador japonês. Altamente recomendado para um jogo familiar. Único da lista que ainda não foi lançado no Brasil, mas que independe de idioma para jogar.

9 . Carcassonne

Um jogo simples de colocação de peças no tabuleiro, e depois de alocação de um trabalhador na mesma peça, contando os pontos no final. Mais Euro Game impossível.

8 . Citadels

Os jogadores a cada rodada devem escolher um dos 8 papeis disponíveis no jogo e fazer a ação correspondente, ao mesmo tempo que precisam descer cartas na mesa e criar a cidade mais valiosa do que os demais. A interação neste jogo supera muitos outros que conheço, sendo bem divertido e estratégico ao mesmo tempo.

7. King of Tokyo

Um jogo que explora a temática de monstros japoneses destruindo Tóquio, enquanto a mecânica permite que você “bata” nos seus amigos, só pode ser muito divertido. O sistema de rolamento de dados e escolha dos que deseja rolar novamente é muito engenhoso, e faz com que os jogadores tenham que fazer escolhas a cada rodada.

6. 7 Wonders

7 wonders-thumb-556x314-157511

As maravilhas de 7 Wonders.

Um jogo sobre construção de um antigo império, e de sua maravilha, marcando tantos pontos de vitória quanto possível. O mecanismo primário em 7 Wonders é conhecido como “card drafting”. Os jogadores recebem uma pilha de cartas, escolhem algumas, e passam o restante adiante, até que todas as cartas estejam esgotadas. A maioria das cartas não fazem muito mais do que apenas marcar pontos ou modificar outras cartas, tornando-se um jogo com muitas estratégias para tomar e vários caminhos para a vitória.

5. Stone Age

Este jogo AINDA não está traduzido, mas já foi anunciado sua versão brasileira para o final do ano, e é de longe o que tem as regras mais complexas desta lista. Ele possui uma das mecânicas mais clássicas dos boardgames: “work placement”. Os trabalhadores de suas tribos precisam reunir recursos e alimentos, tomar ações, e expandir suas famílias em um ambiente pré-histórico. Ele é perfeito para famílias e novatos no estilo de jogos Euro.

4. Dominion

Um excelente jogo de cartas tão estratégico como muitos boardgames. Dominion possui um mecanismo chamado “deck building” que se tornou muito popular na era moderna dos jogos de tabuleiro. É simples de aprender e de jogar. Sua mecânica teve um enorme impacto no design de boardgames, sendo implementado em jogos de quase todos os tipos.

3. Pandemic

Em muitos aspectos jogos cooperativos são ótimos para ensinar novatos. O mecanismo simples, combinado com o tema acessível de salvar o mundo de doenças, o torna um jogo de tabuleiro excelente para jogadores que estão começando no hobby.

2. Ticket to Ride

Um jogo simples de colocação de rotas de trens, com componentes bonitos, um tabuleiro chamativo, e uma mecânica simples, perfeito para jogadores iniciantes. É incrivelmente fácil de ensinar, mas a profundidade da estratégia é o suficiente para agradar jogadores mais avançados também.

1. Colonizadores de Catan

catan-thumb-556x314-157521

Catan e seus colonizadores.

Nenhum outro jogo no mundo teve um impacto maior sobre o ressurgimento do movimento boardgaming moderno do que Settlers of Catan. Este jogo alemão foi publicado pela primeira vez em 1995, mas alcançou o clímax de sua popularidade em 2008, liderando um grupo de novos jogos no estilo Euro que encontraram um grande público de jogadores nas famílias americanas. A variação de set-up, mecânica de negociação, gestão de recursos, vários maneiras de chegar a vitória, e o planejamento estratégico exigido em Catan, o torna um jogo que é a porta de entrada ideal para a introdução de alguns dos mecanismos fundamentais dos jogos modernos para jogadores que estão começando no hobby.

E você? Concorda com a lista? Acha que faltou algum jogo? Dê sua opinião abaixo e bons jogos!

Anúncios

10 pensamentos sobre “Os 10 Jogos De Mesa Essenciais Para Atrair Novos Jogadores.

  1. Dessa lista eu só não tenho o Citadels e posso garantir que todos os outros foram muito jogados! Nunca ficaram encalhados na estante! ❤ ❤

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s