Nem Só De Zombicide Vivem Os Zumbis.

AFMBElogo

One of the Living. O velhinho do RPG.

Um dos suplementos do jogo.

Definitivamente devemos estar próximos de um apocalipse zumbi. Pelo menos é isso que parece ao grande público, já que jogos como Zombicide e séries de TV como The Walking Dead e Zumbi Nation, sem contar vários filmes que foram feitos com essa temática nos últimos anos, tem feito um enorme sucesso e atraído cada vez mais fãs para este estilo.

No RPG vários jogos já foram criados com essa temática. Além de “The Shotgun Diaries“, de John Wick, lançado no Brasil pela Redbox Editora, e Terra Devastada, de John Bogéa, publicada pela Retropunk Publicações, podemos encontrar cenários prontos de Savage Worlds, como War of Deads e Zombie Run, assim como  os suplementos de GURPS, Zombies e Undeads. Mas existe um RPG que eu gosto bastante chamado All Flesh Must Be Eaten (Toda Carna Deve Ser Devorada), mais conhecido pela sua sigla AFMBE, que é diferente de tudo que já vi sobre cenários de apocalipse zumbi e de sobrevivência. Vamos conhecê-lo um pouco.

O JOGO

EDN8015

Zumbis no espaço? Porque não?

AFMBE teve sua primeira edição lançada em 1999 pela Eden Studios, a mesma que lançou os RPGs de sucesso Witchcraft e Buffy, The Vampire Slayer, e também utiliza o sistema de regras conhecido como Unisystem. Ele foi indicado três vezes ao Origins entre os anos de 2001 e 2005, ganhando o prêmio de melhor RPG por duas vezes. AFMBE foi um dos primeiros RPGs a explorar o cenário de apocalipse zumbi como aventura, sendo o primeiro a usar o zumbi não como um aspecto secundário no cenário, mas como foco principal, criando o que ficou conhecido como Horror Survival, onde a temática do jogo não é vencer um vilão ou encontrar algo que irá salvar a todos, mas simplesmente conseguir se manter vivo até o final da história.

Diferente da maioria dos RPGs sobre apocalipse zumbi, AFMBE permite uma grande variedade de cenários e explicações sobre o início do caos, assim como a personalização dos zumbis através de um sistema de regras para criação dos mortos-vivos utilizando a compra de vantagens, desvantagens e poderes. Você pode por exemplo criar um zumbi que não morre com tiros na cabeça, precisando ter sua espinha quebrada, ou que não se movem de maneira cambaleante, mas rápidos como em “Madrugada dos Mortos”. Ou ainda zumbis que não espalham a contaminação pela mordida, mas que precisa matar sua vítima para que ela volte como um deles, além de várias outras maneiras de tornar os zumbis de sua aventura únicos. Inclusive existe uma vantagem para zumbis onde eles possuem sangue tóxico, o que faz os jogadores terem que matar os zumbis a distância (eu ouvi alguém dizer Zombicide Toxic Mail?).

As regras para a criação dos Sobreviventes também são abrangentes, podendo serem criados desde personagens comuns, como estudantes, policiais, médicos, que se veem no meio do caos, como Inspirados, pessoas que possuem poderes divinos que permitem manter os zumbis a distância, devido a sua fé, ou curar os enfermos. Em outros suplementos é possível a criação de lutadores de artes marciais, que usam o seu Chi para combater os zumbis, e personagens bons de tiro, com capacidade de fazer estragos com suas armas. Geralmente em cada livro de AFMBE já existem fichas de personagens prontos para começar a jogar sem se preocupar muito em criar seu sobrevivente, assim como um ou mais cenários explicando o porque começou a epidemia zumbi. O livro básico ainda vem com uma conversão das regras e personagens para D20, permitindo que mestres e jogadores que já conhecem esse sistema possam utilizar o cenário e as ideias presentes ali em suas campanhas já em andamento.

SUPLEMENTOS

Existem vários suplementos para AFMBE e nem sei qual eu recomendo, porque acho todos excelentes. Vamos ver alguns deles:

pulpcover

Para cenários de aventuras no estilo pulp.

All Tomorrow’s Zombies

Este suplemento é a expansão sci-fi para AFMBE , e contém regras para naves espaciais, cyberpunk , tecnologia e coisas futurísticas em geral, Publicado pela primeira vez em 2007.

Atlas of the Walking Dead

Inclui regras adaptadas para criação de zumbis com base em vários mortos-vivos lendários de todo o mundo, incluindo o Shuten-Doji (“japonês Vampiro”), Gyonshee ( Vampiro Chinês”), Múmia asteca, entre outros. Recomendadíssimo!

Dungeons and Zombies

Jogue com zumbis em cenários de fantasia medieval, no melhor estilo D&D, Senhor dos Anéis e até Guerra dos Tronos, com os Caminhantes Brancos e seu exército de mortos-vivos.

Enter the Zombie

Jogue em cenários de artes marciais no melhor estilo de filmes japoneses e chineses, que usam Kung-Fu e outras lutas marciais para combater os zumbis.

 

Fistful O’ Zombies

Regras para conversão de Deadlands (lançado recentemente pela Retropunk Publicações para o cenário de Savage Worlds), e jogar no estilo “western spaghetti” e “cowboy” mandando tiro em zumbis em cidades fantasmas.

One of the Living

Guia para jogadores, assim como ideias para mestres, para criar campanhas de longo prazo.

 

Pulp Zombies

Descreve maneiras de fazer aventuras no estilo Pulp, assim como expande as regras para poderes psiônicos.

 

Worlds of the Dead

21 novos cenários prontos para começar a jogar e para expandir suas aventuras.

 

Argh! Thar Be Zombies!

Jogue no estilo “Piratas do Caribe” e combata os zumbis em ilhas do tesouro ou ataque navios piratas com a tripulação de mortos-vivos! Vem com regras para magia Vodu.

Zombie Smackdown
Jogue AFMBE como em cenários de Mortal Kombat, onde seu personagem é um grande lutador marcial detonado os mortos-vivos. Finish him!
The Book of Archetypes 1&2

Livro contendo vários personagens prontos para começar sua campanha já!

DOWNLOADS E LINKS

AFMBEFreeRPGDayCoverFRONT

Aventura gratuita para baixar e começar a jogar.

Agora vem a parte mais legal. Você vai ter a oportunidade de baixar algumas coisa interessantes caso queria começar uma campanha de AFMBE, além de conhecer vários sites onde pode conhecer um pouco mais sobre o jogo.

Clique AQUI e será direcionado para o site oficial do jogo na Eden Studios.

Clique AQUI e será direcionado para o blog oficial do jogo, com várias coisas bacanas para baixar, desde personagens prontos, como regras novas e aventuras prontas.

Clique AQUI e baixe o FAST-PLAY do jogo clicando na imagem do AFMBE. e aproveite e baixe uma aventura oficial gratuita chamada THE WAKING DEAD.

Clique AQUI e visite a página do Tio Nitro que tem um resumão das regras em português além de material extra que vai ser útil para sua campanha.

Deixem comentário, dúvidas e qualquer pergunta abaixo. Um abraço a todos e dá licença que eu vou recarregar minha arma porque acho que tem zumbi tentando invadir meu refúgio!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Nem Só De Zombicide Vivem Os Zumbis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s