Guerra dos Tronos Para Dust Devils.

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Quem disse que só dá pra jogar velho oeste com Dust Devils?

Um dos sistemas de RPG mais divertidos e fáceis de jogar é Dust Devils. Lançado no país pela Redbox o jogo é baseado no velho oeste e procura adaptar para a mesa as situações existentes quando os americanos tentavam se estabelecer no famoso “oeste selvagem”. Uma das coisas mais legais nele é o uso de um baralho de poker para resolver as situações de conflitos na mesa. Entretanto ele pode ser adaptado para outros períodos históricos ou cenários de fantasia, fazendo apenas pequenas alterações em suas regras de criação de personagens. No próprio livro básico, em seu final, há regras para criação de histórias no Japão feudal, no cenário dos romances policiais de “Anjos do Concreto” e de aventuras no melhor estilo de espionagem de “James Bondpersonagem criado por Ian Flemming.

Pois bem, o propósito deste artigo é dar aos jogadores e mestres a possibilidade de jogar aventuras de Dust Devils no mundo de Westeros, universo de fantasia medieval do famoso romance de George R. R. Martin,  “As Crônicas de Gelo e Fogo“, ou Guerra dos Tronos, como é mais conhecida por conta do sucesso do primeiro livro da série lançado em 1996. O livro deu nome a vários itens derivados baseados na saga, incluindo jogos de cartas colecionáveis, jogos de tabuleiro e um RPG lançado inicialmente pela Green Ronin e trazido para o Brasil pela Jambô Editora. Caso ainda não conheça esse RPG clique AQUI. Seu sucesso mundial veio com a  série televisiva produzida pelo canal HBO.

Se já existe um RPG oficial do cenário por quê fazer uma adaptação para outro RPG? A intenção de fazer a adaptação do cenário de Guerra dos Tronos para Dust Devils é apenas dar mais uma opção para mestres e jogadores do sistema, assim como dar também uma opção de jogar o cenário de GdT para quem não tem o jogo oficial.

As Crônicas de Gelo e Fogo

As intrigas perante o Trono de Ferro.

As intrigas perante o Trono de Ferro.

Para quem estava fora do planeta nos últimos 5 anos, no mínimo, e não sabe do que se trata essa série de romances que se tornaram uma bem sucedida série de TV, As Crônicas de Gelo e Fogo abordam um cenário de fantasia medieval situado no continente de Westeros, um mundo dividido em sete reinos comandados por famílias poderosas, chamadas na série de Casas, que usam uma estrutura medieval de apoio militar e de servidão econômica com os outros que estão abaixo deles. Lembra muito a estrutura feudal da Inglaterra entre os séculos IX e XIV. Em Westeros o Norte é dividido por uma enorme Muralha de Gelo que separa o mundo habitado por tribos de selvagens e criaturas sobrenaturais do restante do continente habitado pelos homens. O Norte é sempre gelado, enquanto o Sul é quente e cheio de desertos.

As estações são imprevisíveis e podem passar rapidamente ou durar um longo período de tempo. No início da história, tem sido verão em Westeros por anos. Alguns dos personagens só conhecem esta época de clima agradável e não conhecem o sofrimento trazido pelo inverno. Mas, como dizem em Winterfell, o inverno está chegando … e pode durar uma vida.

A história de Westeros remonta milhares de anos, com muitas casas desempenhando papéis importantes ao longo do tempo. Em Porto Real, o rei está sentado sobre o Trono de Ferro, que foi forjado a partir das espadas dos inimigos vencidos. É um lugar propositalmente difícil para se sentar e deve lembrar seus ocupantes que estar sobre ele não é confortável.

Criação de Personagens

Criando seu próprio personagem.

Criando seu próprio personagem.

Para que possamos fazer essa adaptação precisaremos de algumas pequenas alterações na ficha de personagem na hora da criação dos PCs. Os personagem continuam sendo feitos com 13 pontos, distribuídos em suas quatro características principais, sendo o máximo de 5, mas elas mudam de nome e o que elas definem. Vejamos as mudanças:

AGRESSIVIDADE (Espadas) – Representa a capacidade do personagem ferir outra pessoa fisicamente, assim como sua habilidade no manuseio de armas brancas, como espadas, facas, lanças, etc. Representa também a capacidade física do personagem em situações que exijam força.

INFLUÊNCIA (Ouros) – Representa a posição social do personagem, sua capacidade de influenciar em assuntos políticos e ter acesso a riquezas, terras, exércitos, etc;

Nível 1: representa um homem da patrulha da noite, um soldado, um bastardo, um servo, cavaleiro errante, pequeno mercador;

Nível 2: representa um membro de casa menor, espada juramentada, mercador, homem da patrulha da noite veterano, herdeiro de uma casa menor, cavaleiro com terras, meistre de casa menor, um septão menor;

Nível 3: representa membro de uma casa grande, lorde de uma casa menor, herdeiro de uma casa grande, meistre de uma grande casa, nobre estrangeiro, oficial da patrulha da noite com posição importante na muralha, um septão maior;

Nível 4: representa um lorde de uma casa grande, membro do pequeno conselho, lorde comandante da Guarda Real, membro de família real, grande meistre, alto septão

Nível 5: representa o príncipe herdeiro, a mão do rei, a rainha, o próprio rei.

CORAGEM (Paus) – representa sua coragem, bravura, assim como sua capacidade de resistir as intrigas provocadas por adversários, saber que é alvo delas e evitar cair nas tramas. Representa também a capacidade física do personagem em tomar dano e continuar em frente com seus objetivos

INTRIGA (Copas) – Representa a capacidade do personagem em seduzir, conspirar, mentir, tramar, instigar, ou seja, de participar do “Jogo dos Tronos“. Representa também a inteligência, a perspicácia do personagem, assim como seu poder de observação e fazer conjecturas.

Traços

Além das características básicas os personagem possuem Traços, que os descrevem perante outras pessoas, ou até mesmo para os que apenas ouviram falar dele. Os Traços permanecem como definidos no livro de regras, mas seria interessante usar termos do mundo de Westeros, como:

  • “Rápido como uma víbora de Dorne”;
  • “Bonita como uma flor dos Jardins de Cima”;
  • “Esperto como um Corvo”;
  • “Traiçoeiro como um selvagem do norte”;
  • “Mentiroso como um mercador de caravanas”,
  • “Violento como um Dothoraki”;

Honra e Lema

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Os brasões das casas maiores de Westeros.

Ao invés de Passado e Presente usaremos “Honra e Lema para definir a história passada e presente do personagem. Essas características servem para definir a origem do personagem e sua conduta pessoal. O Lema representa a maneira como a casa a qual pertence, quando tiver, é vista pelas outras pessoas. Caso não possua uma casa o personagem pode usar a visão que as pessoas tem em relação a região na qual ele nasceu. Como exemplo temos: “Nossa é a fúria” dos Baratheons, ou “Os Lannister sempre pagam suas dívidas“, ou ainda “O Norte sempre se lembra“. Caso o lema da sua casa seja dúbio, ou seja, crie ambiguidade ou falta de clareza sobre a conduta da casa, escolha um lema para seu personagem

Já a Honra demonstra a personalidade do personagem, a visão que as pessoas tem dele, e a maneira como vai agir em situações de conflitos. Jon Snow por exemplo seria Leal, Daenerys seria Justa, Ramsey Bolton seria Sádico, etc.

O Jogo

A muralha.

A muralha.

Ao invés de “Demônio“, que é definido no livro básico como o lado negro que não queremos que outros vejam, teremos “O Jogo“. Como dito por Cersei LannisterNo jogo dos tronos, ou você ganha ou você morre“, portanto todos estão jogando o jogo dos tronos. O Jogo representa o objetivo que move o personagem dentro da trama. O que ele, ou ela, desejam em relação a história, o que pretende alcançar. Stannis quer Reparação, Cersei quer Poder, Tyrion quer Ser Amado, Ned Stark queria Paz, etc. As regras para criação de O Jogo permanecem igual ao livro básico e tem os mesmo efeitos nas regras.

Recuperando-se do Dano

Aqui as cenas de Recuperação, para recuperar pontos perdidos em suas características em conflitos contra outros personagens, devem também ser adaptados ao cenário de Westeros. Vejamos alguns exemplos. Mestres e jogadores estão livres para criar os seus:

  • Beber e farrear em uma taberna – Coragem, Intriga
  • Praticar com armas – Agressividade
  • Curar ferimentos com ferro em brasa – Coragem, Agressividade
  • Fazer uma lista dos seus inimigos – Intriga, Coragem
  • Beber uma bebida forte em volta de uma fogueira – Coragem
  • Rever a família – Coragem, Intriga, Influência
  • Tomar um banho em sua casa – Influência

Esperam que tenham gostado da adaptação e gostaria de um feedback de mestres e jogadores, inclusive com sugestões se perceberam que esqueci de algum detalhe importante. Agora me deem licença que vou ali fazer uma intriga e já volto. Um abraço, bom domingo e lembre-se que hoje tem mais um episódio na HBO!

2 pensamentos sobre “Guerra dos Tronos Para Dust Devils.

  1. Sua proposta me deu boas ideias para combinar com os livros de GdTRPG!
    Prefiro descartar “HONRA” (ou fundir com “LEMA”) e substituir por “JOGO” e manter “Demônio”.

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