Tintim No Rastro De Cthulhu.

images

Por Gustavo Tenório.

Tintim nas Montanhas da Loucura.

Tintim nas Montanhas da Loucura.

Procurando temas interessantes para escrever sobre Rastro de Cthulhu (publicado no Brasil pela Retropunk Publicações), um dos RPG que mais gosto, encontrei uma série em quadrinhos que pode auxiliar os Guardiões que buscam novos desafios para seus investigadores. As Aventuras de Tintim (ou Tintin, no original belga) trazem material farto sobre locais exóticos, com personagens icônicos no estilo pulp e um mergulho nos hábitos e costumes dos anos 30.

Tintim foi criado em 1929 pelo autor e desenhista belga Georges Prosper Remi (mais conhecido como Hergé) para o suplemento semanal infanto-juvenil Le Petit Vingtième, encartado no jornal Le Vingtième Siècle (O Século XX, em tradução livre). Nas aventuras, que primeiro saiam em fascículos e depois foram editadas em livros, o jovem jornalista visitava países distantes para reportar aos leitores o que tinha visto em suas experiências em cada local. Rússia, China, Estados Unidos, Congo, Egito foram alguns pontos de passagem do herói.

A linguagem de Hergé é simples e representa a visão estereotipada de seu tempo, o autor foi criticado, anos mais tarde, por conta da abordagem maniqueísta e até preconceituosa em relação aos negros africanos, chineses, aborígenes e estadunidenses. Se esse material pode ser visto com reservas nos dias atuais, ele é uma mina de ouro para quem pretende capturar o clima para aventuras pulp de Rastro de Cthulhu (é claro, sabendo separar muito bem o que é interpretação de jogo, do preconceito puro e simples – que é crime e pode levar a prisão).

Foram publicados 24 livros contando as aventuras do personagem, com 64 páginas de história cada, e o preço médio dos títulos fica em R$ 38,00. Para acompanhar mais adequadamente a proposta de Hergé e verificar o amadurecimento de Tintim, fica a sugestão de leitura na ordem de publicação – Tintim no País dos Sovietes; seguido por Tintim no Congo; e Tintim na América (seguido pelos títulos restante – as contracapas dos álbuns apresentam as capas de toda a coleção).

O cineasta Steven Spielberg, fã do herói, produziu um filme animado, em 2011, chamado “As Aventuras de Tintim” (que foi inspirado no livro Tintim e o Segredo do Licorne). A película é muito boa e tem todos os elementos de uma boa história pulp. Quem é assinante Netflix pode ver o material, que está em catálogo no serviço.

Tintim e os Mitos de Cthulhu

Tintim em Innsmouth.

Tintim em Innsmouth.

Em 2010, o artista e designer gráfico Murray Groat (mais conhecido como Muzski) homenageou Tintim produzindo capas onde o personagem investiga os Mitos de Cthulhu, com visitas a localidades como Innsmouth, Antártida e até em R’Lyeh (onde se encontraria com o próprio Cthulhu!), mostrando todo o potencial para inserir o herói em aventuras para Rastro de Cthulhu ou Chamado de Cthulhu. Pena que a família de Hergé, que tem os direitos de publicação do herói, não autorize o lançamento de mais nenhum livro novo. Todas as capas produzidas pelo artista podem ser vistas AQUI.

Não é possível precisar a idade certa de Tintim, mas, por conta de suas habilidades (entre elas dirigir carros, pilotar aviões e utilizar armas de fogo) podemos estimar que ele tenha entre 20 e 25 anos. O personagem é jornalista e com uma certa licença poética, fala francês, alemão, russo, cantonês, árabe e inglês. Seu companheiro constante de aventuras é Milu, um fox terrier branco, que tem presença constante em retirar Tintim de enrascadas.

Um dos grandes desafios para os investigadores que forem interpretar Tintim, ou trabalhar em parceria com ele, é impedir a qualquer custo que Milu morra. Para Rastro de Cthulhu, Milu é uma das Fontes de Estabilidade de Tintim e a morte do animal de estimação fará com o que o herói perca sanidade.

Tintim conta com o aporte financeiro do jornal Le Vingtième Siècle, mas seus recursos não são ilimitados. É importante simular, ao final de cada viagem, uma página do que seria a reportagem escrita pelo personagem. Além de envolver todos os que participaram da aventura, serviria de gancho para a obtenção de mais recursos (por meio da venda do jornal e pagamento de direitos de publicação em outros veículos) e a confirmação de novas viagens.

Assista ao trailer do filme que foi para o cinema. No Youtube é possível assistir a vários desenhos do personagem que podem ajudar aos Guardiões a montarem suas aventuras.

Bom, vamos a ficha de Tintim para Rastro de Cthulhu:

Tintim

Tintim e Milu.

Tintim e Milu.

Motivação: Aventura

Ocupação: Jornalista (correspondente internacional)

Benefícios Ocupacionais: Usando Convencimento, colegas jornalistas podem contar rumores e notícias de bastidores para você. Obtêm informações mais facilmente

Pilares de Sanidade: Compromisso com os leitores do Le Vingtième Siècle; Busca pela Verdade; e Desmascarar Governos Totalitários

Sanidade: 10

Estabilidade: 7

Vitalidade: 10

Habilidades Acadêmicas:

Arqueologia 1

Idiomas: Francês 1

                Inglês 1

                Russo 1

                Alemão 1

                Árabe 1

                Cantonês 1

Usar Biblioteca 1

Habilidades Interpessoais:

Avaliar Honestidade 1

Crédito 4

História Oral 2

Habilidades Técnicas:

Coletar Evidência 1

Fotografia 2

Ofício (marcenaria) 1

Sobrevivência 1

Habilidades Gerais:

Armas de Fogo 2

Briga 1

Disfarce 2

Fuga 1

Perseguição 1

Pilotagem 1

Primeiros Socorros 1

Fontes de Estabilidade: cachorro de estimação Milu e o editor do jornal Le Vingtième Siècle (sem nome).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s