Subindo A Montanha No K2.

K2

pic776314_md

Um carta de aclimatação.

Um dos temas que mais gosto em board games e card games é o de esportes. Tenho vários jogos na minha casa e de vários esportes diferentes, como futebol (Escrete, Champions 2020, Convocados), futebol americano (1st & GoalPizza Box Football, o qual eu já fiz até um artigo sobre o Superbowl), baseball (Pizza Box Baseball), fórmula 1 (Cockpit, Fórmula D), boxe, (Nokaute, Jab), MMA (O Último Grande Campeão), um Print&Play de um jogo de cartas de Hockey sobre o gelo, além de um antigo jogo distribuído durante a Olimpíadas de 1984 para disputa do Pentatlo Moderno. Quando vi que existia um jogo sobre alpinismo decidi acrescentar mais esta modalidade a minha coleção, mas sem saber se o jogo era bom ou não. Apenas na curiosidade mesmo. Acabei comprando o jogo em um leilão no Ludopedia e para minha surpresa o jogo é muito bom!

K2 é um jogo de tabuleiro feito em 2010 pela Rebel.pl que simula a escalada da segunda maior montanha do mundo, depois do Monte Everest, bem como a segunda mais mortífera. É conhecida como a montanha selvagem, matando uma pessoa em cada quatro que chegaram ao cume. O jogo é para 1 a 5 pessoas, com duração média de 60 minutos. Cada jogador controla uma equipe de dois alpinistas que devem escalar a montanha e permanecer vivos ao final de 18 rodadas, o que equivalem a 18 dias de escalada. Quanto mais alto os alpinistas subirem mais pontos de vitória o jogador que controla aquela equipe marca. Caso seja o jogador com mais pontos de vitória, combinando a pontuação de seus dois alpinistas, ele vence. Caso um dos seus alpinistas morra, devido as condições climáticas desfavoráveis na montanha, o jogador tem os pontos de vitória daquele alpinista reduzido a 1 ponto. Caso esteja jogando o modo solo quando um alpinista morre a partida é encerrada imediatamente.

pic754507_md

Uma carta de subida/descida.

Para subir a montanha o jogador usa um conjunto de 18 cartas que são divididas em cartas de subida/descida, que são usadas para se deslocar pelo tabuleiro, e de aclimatação, que são usadas para que os alpinistas possam sobreviver a altitude e ao frio. A cada rodada ele tem 6 cartas na mão e deve escolher 3 secretamente que usará no seu turno. No início do turno seguinte ele compra mais 3 cartas para novamente ter 6 cartas na mão e escolher 3, até que fique sem cartas para comprar, reembaralhando todas e começando o processo todo outra vez. Condições meteorológicas desfavoráveis, tempestades freqüentes, rotas complicadas com subidas ingrimes, falta de oxigênio e equipes que bloqueiam seu caminho são alguns dos desafios presentes ao jogo.

O tabuleiro tem duas faces, uma mostrando o K2 com tempo bom (fácil) e outro mostrando a montanha com tempo ruim (difícil). Além disso existem 12 marcadores de previsão do tempo para os próximos 3 dias que devem ser embaralhados e mostrados para se saber como está o tempo na montanha. 6 desses marcadores mostram o tempo durante o verão (fácil) e os outros 6 durante o inverno (difícil). Tabuleiro e marcadores de tempo podem ser combinados para criar uma escalada fácil-fácil, fácil-difícil, difícil-fácil e difícil-difícil. Não fique pensando que o fácil-fácil é molezinha. Na primeira vez que jogamos optamos por esta combinação, para nos acostumarmos com o jogo, e dos seis alpinistas que subiram o K2, dois morreram e outros dois não desceram a montanha, sendo resgatados depois.

O jogo é muito estratégico e o jogador precisa realmente fazer sua jogada pensando em todos os movimentos futuros baseados na previsão do tempo, porque o tempo ruim dificulta o movimento do seu alpinista assim como sua aclimatação, podendo em alguns casos levá-lo a morte. Com 5 jogadores a coisa fica tensa, porque existe uma regra sobre quantos alpinistas podem ocupar ao mesmo tempo um dos espaços na montanha, o que faz com que rotas diferentes de subida e descida sejam usadas, o que aumenta a dificuldade e faz com que a estratégia sobre qual lado da montanha o jogador irá levar sua equipe seja um fator importante.

Tabuleiro Broad Peak

Tabuleiro de Broad Peak.

Já existem duas expansões para este jogo, Broad Peak, baseada em uma outra montanha que existe próxima ao K2, e Avalanche, que na verdade acrescenta apenas 4 marcadores de tempo diferentes e novas regras mostrando o que acontece quando ocorre uma avalanche no jogo, além de uma expansão homemade feita por fãs para subida do Monte Everest, acrescentando novos marcadores de tempo, regras e um belo tabuleiro feito em alta resolução, bastando apenas imprimir e começar a jogar. Clique AQUI para fazer download dessa expansão.

O fato de ter um modo de jogo solo  deve agradar também muitos jogadores que gostam de passar o tempo jogando sozinho, ou para aqueles que tem dificuldade de encontrar jogadores para uma partidinha. Existe uma tabela de pontos que o jogador deve tentar bater fazendo com que haja um desafio a ser vencido.

K2 é um jogo com forte interação e baixo fator de sorte. O resultado é um jogo emocionante para os jogadores e para quem assiste também. Ele tem regras simples e em poucos minutos qualquer um aprende sua mecânica e pode começar a jogar. Além disso seu set up é rápido e o jogo flui de maneira bem legal durante suas rodadas, ficando aquele gostinho de “vamos jogar mais uma” ao final da partida.

Os tokens representando os alpinistas e as barracas.

Os tokens representando os alpinistas e as barracas.

Em suma K2 é uma ótima pedida para jogadores que gostam de board games de esporte ou mesmo aqueles que gostam apenas de desafios, porque K2 te impõe um monte deles. Quem quiser conhecer as regras em português do jogo clique AQUI  e faça o donwload.

Detalhe importante: o K2 nunca foi escalado no inverno na vida real. Será que sua equipe está pronta para subir a montanha e conquistar fama e glória?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s