Inovação, Ousadia E Beleza Em Dreamhounds Of Paris.

11119314_820128928065817_1687512616_n

11086566_820123761399667_484312408_o

Ilustrações surreais povoam o livro.

A primeira impressão percebida ao segurar Dreamhounds of Paris nas mãos é a de admiração: “caramba, que livro bonito!”. Após folhear o mais novo lançamento da Pelgrane Press para Rastro de Cthulhu, a beleza de suas ilustrações se somam a qualidade do texto e a ousadia em publicar um suplemento que alia um movimento artístico histórico – o Surrealismo, com as Dreamlands, parte importante dos Mitos de Cthulhu. O resultado final, uma verdadeira obra de arte, é de autoria de Robin D. Laws (idealizador do Sistema Gumshoe), com apoio de Kenneth Hite e Steve Dempsey.

Dreamhounds of Paris inova ao possibilitar aos jogadores interpretar um dos expoentes do Surrealismo, movimento artístico que contava com artistas do nível de Salvador Dali, Luis Buñuel, Antonin Artaud, Max Ernst e André Breton, e ganhou fama mundial depois de seu surgimento na Paris da década de 1920. São 19 perfis disponíveis e dezenas de coadjuvantes incluídos no suplemento.

Para aproveitar ao máximo Dreamhounds of Paris, é importante que os Guardiães leiam sobre os movimentos culturais e artísticos do início do século XX, além de conhecer um pouco o momento histórico, pois estamos nos período entre Guerras Mundiais, influência importante no pensamento filosófico dos europeus. O Surrealismo, em linhas gerais, é uma ampliação dos conceitos do Dadaísmo e do Cubismo, combinando na arte de seus participantes, o abstrato, o irreal e manifestações do inconsciente, carregados de uma forte crítica social, principalmente no que se refere à burguesia. Mais que um movimento estético, busca resgatar a imaginação plena, castrada pelos limites do autoritarismo da sociedade burguesa.

A grande sacada de Robin D. Laws foi ligar, num texto crível, a alucinação e a ampliação da consciência presentes nos trabalhos Surrealistas ao acesso destes artistas às Dreamlands, uma dimensão paralela acessada por meio dos sonhos. Esta experiência onírica teria inspirado gênios como Salvador Dali e Luis Buñuel em suas obras e influenciado até pintores como Pablo Picasso.

Parte da força do livro vem dos belos painéis encartados no meio do suplemento. Ao invés de reproduzir as obras clássicas do período, os autores estimularam a criação de pinturas que se assemelham ao que foi desenvolvido durante o Surrealismo, com um toque dos Mitos de Cthulhu. Mérito dos ilustradores Tyler Clark, Melissa Gay, Leah Huete, Rachel A. Kahn, Anna Kryczkowska, Pat Loboyko e Rich Longmore. Merece destaque a belíssima capa produzida por Jerôme Huguenin.

 

A capa do livro.

A capa do livro.

Dreamhounds of Paris é dividido em quatro partes. A primeira apresenta os 19 perfis de artistas marcantes do Surrealismo, suas fichas para Rastro de Cthulhu, um histórico e suas motivações para entrar nas Dreamlands. Nesta parte foram incluídas informações sobre as Dreamlands e efeitos da passagem do tempo, perda de estabilidade, ferimentos e morte quando alguém está em seus domínios.

A segunda parte trata da Paris dos anos de 1920. Mapas, locais de interesse e pontos obscuros da cidade são revelados em dois capítulos. Interessante é a ligação com outro suplemento de Rastro de Cthulhu, Bookhounds of London, e seus desdobramentos na capital francesa. As Dreamlands são tratadas na terceira parte do livro e contam com um “guia de navegação” e um pequeno bestiário. Finalizando, uma aventura chamada “La Forteresse de Maldoror, que pode ser utilizada como ponto de partida para os Guardiães entrarem no clima onírico proposto pelo autor.

Dreamhounds of Paris tem capa dura, é colorido e tem 160 páginas. O preço sugerido é 34,95 dólares (fora o envio).

 

O Livro das Formigas.

O Livro das Formigas.

Les Livre des Fourmis

Com o objetivo de garantir a imersão dos jogadores, Robin D. Laws escreveu Les Livre des Fourmis (O Livro das Formigas, em tradução livre), um “Guia do Investigador para as Dreamlands”. O livro serve como um handout e complemento de informações para os participantes das aventuras sugeridas em Dreamhounds of Paris e traz várias passagens em uma linha do tempo das visitas dos investigadores às Dreamlands, misturando figuras históricas e personagens ficcionais da literatura de H. P. Lovecraft.

O título segue o sucesso de Book of Smoke: Occult Guide to London, complemento de Bookhounds of London. Le Livre des Fourmis tem 184 páginas, formato de bolso, preto e branco e tem preço sugerido de 19,95 dólares (fora o envio). A Pelgrane Press também vende os dois livros juntos, com desconto na compra e pdf liberado. O valor sugerido neste caso é de 47,75 dólares.

Dreamhounds of Paris (e seu complemento Les Livre des Fourmis) é uma bela adição para a biblioteca de títulos disponíveis para Rastro de Cthulhu. A Pelgrane Press, por meio do texto de Robin D. Laws, entrega mais um produto de qualidade e que possibilita a ampliação da abordagem dos Mitos de Cthulhu para o Sistema Gumshoe, com o detalhamento das Dreamlands. Para saber mais, basta acessar: www.pelgranepress.com.

Um pensamento sobre “Inovação, Ousadia E Beleza Em Dreamhounds Of Paris.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s