Os Mitos De Cthulhu E A História Da Humanidade.

Chamado de Cthulhu logo quadrado

Por Gustavo Tenório.

20150210_082353

Cthulhu Invictus e Dark Ages.

A publicação de Chamado de Cthulhu no Brasil abre inúmeras possibilidades de lançamentos de suplementos interessantes que abordam os Mitos de Lovecraft. Além das aventuras icônicas, alguns autores criaram variações em alguns períodos históricos que merecem uma olhada com atenção por parte dos Guardiães. E, quem sabe, por parte dos editores da Terra Incógnita, que podem surpreender com a tradução destes materiais para o público nacional.

O livro básico de Chamado de Cthulhu aborda o desenvolvimento de personagens e aventuras em três épocas: 1890, 1920 e os dias atuais. Os anos de 1920 recebem mais atenção pela razão óbvia de abrigar a maior parte dos escritos de H.P.Lovecraft. A maioria dos suplementos publicados pela Chaosium (editora original de CdC) também se passam durante esta década. Mas, alguns Guardiães perguntavam: “como seria a presença dos Mitos de Cthulhu em outros momentos da História?”

Para responder esta pergunta, foram lançados Cthulhu Invictus, que utiliza o Império Romano como marco histórico; Cthulhu Dark Ages, com base na Idade Média; Achtung! Cthulhu, uma adaptação para a Segunda Guerra Mundial; e Cthulhu by Gaslight, que aprofunda os mistérios durante a Era Vitoriana. Todos os suplementos surpreendem pela qualidade e por trazerem detalhes importantes para a condução de aventuras, como termos específicos, mapas e sugestões de pesquisa.

Cthulhu Invictus tem 172 páginas e propicia um mergulho na cultura romana e de nações vizinhas, como Egito, Grécia e Arábia. Em alguns momentos, o nível de detalhamento lembra o do antiquíssimo Gurps Roma, tal é o cuidado em descrever hábitos cotidianos, a política e a preparação dos guerreiros. Interessante é a inclusão de seres mitológicos no Bestiário, além da interpretação de como os Mitos de Cthulhu eram percebidos pelos romanos. Prophylaxis Panacea  Efqa é o cenário contido no livro e vai auxiliar os mestres a entrar no clima para a condução e criação de desafios para os jogadores. A única falha do material é não trazer encartado um mapa do mundo conhecido, que seria um item interessante para a localização da campanhas.

Cthulhu Dark Ages é um título sombrio e, em suas 178 páginas, propicia um bom conhecimento para os Guardiães criarem desafios durante a Idade Média. Costumes, armamentos e informações sobre o mundo conhecido foram incluídos no material. Uma curiosa linha do tempo com fatos históricos, ocultos e desastres naturais pode ser utilizada como gancho para aventuras e uma lista com ocupações para os investigadores dá o tom de como era difícil combater os Mitos de Cthulhu durante o período. No capítulo do Bestiário é feita uma explanação rápida sobre a influência religiosa na visão popular sobre os Mitos de Lovecraft, principalmente por conta da presença constante de Anjos, Demônios e Espíritos em vários textos medievais. Um cenário encerra o livro – The Tomb, com vários handouts para auxiliar o trabalho dos mestres.

20150210_082408

Achtung! Cthulhu e By Gaslight.

Achtung! Cthulhu é uma adaptação da Segunda Guerra Mundial lançada por meio de financiamento coletivo pela editora Modiphius Entertainment. O sucesso da empreitada rendeu uma linha especial de publicações sobre o tema, que trata de todo o conflito que mudou o século XX. São dois livros básicos e três suplementos abordando as ações na Europa, Ásia e África, inserindo fatos reais com o combate aos Mitos de Cthulhu. O Keeper’s Guide to the Secret Wars e o Investigator’s Guide to the Secret Wars estão disponíveis para venda e os suplementos começaram a ser distribuídos para os financiadores do projeto e devem ser comercializados em pouco tempo.

Cthulhu by Gaslight é um material impecável para quem aprecia aventuras na Era Vitoriana. 3ª edição publicada pela Chaosium sobre o tema, é um mergulho nos hábitos e costumes da sociedade do final do século XIX. Também aborda o que se passava em outras localidades mundiais (fazendo um paralelo entre o final do Velho Oeste Estadunidense). O livro traz o perfil de personagens reais e fictícios, mitos e lendas da Inglaterra (e de algumas partes da Europa) e o Oculto em 1890 (excelente capítulo). Duas aventuras estão contidas no volume – The Night of the Jackals e The Burnt Man. Impressiona como tanta informação pode caber em 194 páginas. Um mapa de Londres foi encartado no título.

Todos estes livros podem ser encontrados para a venda no site da Chaosium (www.chaosium.com), mas resta torcer para que a Editora Terra Incógnita acene com a possibilidade de tradução de algum (ou todos) destes títulos, trazendo novidade e variações de qualidade para as investigações dos jogadores.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s