“Chamado De Cthulhu” – Entrevista Com Kairam Hamdam.

Chamado de Cthulhu logo quadrado

Por Gustavo Tenório.

kairam

Kairam, um dos responsáveis pela publicação do “Chamado de Cthulhu” no Brasil.

Entrevistamos Kairam Ahmed Hamdam, um dos responsáveis por trazer para o Brasil o tão aguardado RPG “Chamado de Cthulhu“, traduzido pela Editora Terra Incógnita. Assim como foi feito com Pedro Ziviani, Gustavo Tenório fez cinco perguntas a Kairam Hamdam. Vejamos o que ele respondeu:

Gustavo Tenório – Qual a sensação de ver “Chamado de Cthulhu” finalmente lançado no Brasil?

Kairam Ahmed Hamdam – É como ter realizado com sucesso um ritual de convocação do Grande Cthulhu depois de receber seus chamados nos mais desinquietantes pesadelos. Isso não seria possível sem os vários cultistas que nos apoiaram. É muito bom poder fazer do nosso país um lugar mais belo.

GT – Quais serão os próximos planos / lançamentos?

KAH – Nossos planos envolvem trazer para o país muitas outras divindades dos Mitos para fazerem companhia ao Grande Cthulhu. No momento estamos focados em terminar as metas extras e itens adicionais prometidos aos nossos apoiadores. Depois disso, pretendemos continuar o trabalho de encher os olhos e abrir a mente dos leitores e jogadores de todo Brasil.

GT – Como pretendem atrair novos jogadores para o RPG?

KAH – Oferecendo os melhores jogos no melhor formato possível. Além de divulgar o hobby nas redes sociais, atingindo assim o grande público. Caso programas de TV e rádio (como o Café Filosófico) também estejam interessados em divulgar o RPG e os nossos produtos em especial, é só entrar em contato.

GT – Como vocês pretendem se relacionar com os grupos de jogadores veteranos, organizados principalmente nas mídias sociais?

KAH – Oferecendo a eles a possibilidade de jogar seus jogos preferidos em português, além da oportunidade de verem suas melhores ideias publicadas. Caso surja a oportunidade, estamos dispostos a divulgar nosso trabalho e jogar com os mais diferentes grupos em convenções por todo país. Se jogar via hangout ou outra forma de reunião virtual se tornar algo mais difundido, vai ser uma ótima alternativa para conversar e mesmo jogar com muitas pessoas, por mais distante que estejam. Quem sabe até fazer uma convenção virtual de RPG? Umas cem sessões com ao menos vinte jogos de RPG diferentes ao longo de uma semana. Seria o máximo!

GT – Quais são os suplementos preferidos de vocês para Call of Cthulhu?

KAH – Além das três (mega)campanhas de sempre: THoTOE, MoN, BTMoM eu apontaria: Mysteries of Mesoamerica, Secrets of Japan, Ramsey Campbell’s Goatswood, Unseen Masters, Encyclopedia Cthulhiana (ou a versão revisada The Cthulhu Mythos Encyclopedia), End of the World (especialmente a aventura de S. Aniolowsky) e Tatters of the King.

Anúncios

2 pensamentos sobre ““Chamado De Cthulhu” – Entrevista Com Kairam Hamdam.

  1. a estratégia de divulgação do jogo vai ser ficar sentado esperando que programas de TV e rádio os procurem interessados e divulgar nas redes sociais (pro público que já conhece, né)? Não vejo vocês conseguindo muitos novos jogadores desse jeito.

  2. Quem disse que só estamos divulgando para o público que já conhece RPG nas redes sociais? Mesmo na campanha de financiamento do Chamado, muitos dos nossos apoiadores não conheciam RPG e a maioria deles ficou sabendo do projeto pelas redes. Isso mostra não apenas o interesse deles em conhecer o jogo, como também a disposição de financiar projetos na área. Bons programas culturais (e de entretenimento) do rádio e tv procuram trazer notícias sobre os melhores empreendimentos da área para seu público. Acreditamos, sim, no valor do RPG e em nosso trabalho. A estratégia é produzir material de qualidade e apresentá-lo ao grande público com a ajuda dos diversos meios de comunicação, incluindo blogs e revistas (sejam estas em formato físico ou eletrônico). Agradeço ao Gustavo pelo espaço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s