Caçando Em Vampiro: A Máscara.

vampiremasqueraderevisedlogo

 

Devido ao sucesso do meu artigo anterior, sobre minha visão do cenário de Vampiro: A Máscara, resolvi escrever um pouco mais sobre o sistema. Dessa vez gostaria de abordar a caçada, o momento no qual o vampiro se torna um predador noturno e sai atrás de suas vítimas.

images (1)

Vampiro caçando.

Existem duas situações nesse momento. A primeira é quando a caçada faz parte da aventura, é uma cena importante narrada pelo mestre que leva a história a algum ponto, ou mesmo quando o jogador gosta de interpretar esse momento, quando o vampiro usas suas habilidades sobrenaturais e vai em busca de alimento. A segunda é quando a caçada não tem importância para o desenvolvimento da aventura, ou o jogador, ou mesmo o mestre, não se entusiasmam tanto com esse momento em particular que é descrever toda uma cena sobre a caçada. Na primeira situação o mestre já tem planejado tudo e vai fazer a cena acontecer seguindo seus planos, mas na segunda situação existe um método que eu vi pela primeira vez no “The Storytellers Handbook” da primeira edição, no qual ao invés de interpretação da cena é adotado o método de rolamentos de dados e comparação com uma tabela de locais e a dificuldade de se encontrar uma vítima naquele local.

Neste método o jogador faz um rolamento de dados por cada hora na qual seu personagem está empenhado em obter uma vítima, onde cada sucesso representa uma quantidade de sangue que o vampiro obtém vitae, geralmente um ponto de sangue por sucesso. Esse método é muito útil quando os jogadores precisam se abastecer de sangue, mas não há tempo, ou não foi planejada, toda uma interpretação para se obter sangue para os vampiros.

Como os vampiros são diferentes não existe um único método, mas três métodos distintos de se obter vitae. São eles: o Método de Espreitar, o Método Don Juan, e o Método de Dominação. Vejamos cada método separadamente.

MÉTODO DE ESPREITAR

ravnos

A espera da vítima.

Esse método envolve perseguir sua vítima, atacá-la quando estiver sozinha, e beber seu sangue. Este método é melhor usado em lugares desertos, como aquelas florestas que existem sempre em filmes em voltas das cidades, onde ninguém está por perto para atrapalhar sua caçada. Cada rolamento usando este método leva uma hora de procura por vítima, e deve ser usado Percepção + Manha. As dificuldades são:

ÁREA                DIFICULDADE

Periferia/Guetos           5

Bairros Pobres             6

Clubes Noturnos           9

Centro da Cidade          6

Cais do Porto               6

Parques                       6

Bairros Ricos               9

Lugares Ermos/Florestas           4

Fica a critério do mestre quais desses lugares estão próximos ou disponíveis no momento para que o vampiro tente caçar.

MÉTODO DON JUAN

or7

Atacando em dupla.

Neste método o vampiro irá usar a sedução e o romance para tentar atrair uma presa. Isto envolve aproximar-se da vítima, dizer alguns palavras para atrair sua atenção e então tentar seduzi-la. Cada rolamento deste método leva duas horas e deve ser usado Manipulação + Lábia.

ÁREA                DIFICULDADE

Periferia/Guetos           8

Bairros Pobres             7

Clubes Noturnos          6

Centro da Cidade          7

Cais do Porto               8

Parques                       7

Bairros Ricos               8

Lugares Ermos/Florestas           9

MÉTODO DE DOMINAÇÃO

salubri

Atacando durante o sono de suas vítimas.

Neste método o Vampiro emprega sua disciplina de dominação para “atrair” sua vítima. Não existe tabela para este tipo de método. Ao invés disso reduza a dificuldade do rolamento por três, independente se está espreitando sua vítima ou tentando seduzi-la.

Existe também uma tabela para caso do rolamento ser uma falha. Eu particularmente não gosto de usá-la, mas acredito que alguns grupo podem achá-las interessantes e até divertidas.

FALHANDO NA CAÇADA (role 1D10 e compare o resultado)

1 – A vítima é um lupino;

2 – O vampiro foi visto por alguém;

3 – A vítima é um mago;

4 – A vítima quer se tornar um vampiro;

5 – A vítima irá procurar pelo vampiro;

6 – O vampiro bebe muito sangue;

7 – A vítima é um caçador;

8 – A vítima quer se tornar um carniçal;

9 – A vítima tem Fé Verdadeira;

10 – Nada acontece.

Existem também os ajustes que devem ser feitos dependendo da natureza do vampiro, suas características e seu clã. Vejamos:

AJUSTES DE ROLAMENTOS:

+ 1 dado por cada 30 minutos aguardando a vítima;

+ 1 na dificuldade por cada hora depois das 22:00H;

+2 na dificuldade se o personagem é Ventrue;

+3 na dificuldade se o personagem é Nosferatu;

+1 na dificuldade por cada ponto de aparência abaixo de 2;

– 1 na dificuldade se for final de semana;

– 1 na dificuldade por cada hora antes de 22:00H;

– 1 na dificuldade por cada ponto de aparência acima de 3;

– 3 na dificuldade se estiver acontecendo um grande evento na cidade;

– 4 na dificuldade se está acontecendo algum tipo de desordem civil no local;

Bom, espero que tenha sido útil esse método de rolamento para caçadas. Deixem seus comentários abaixo e fiquem ligados no blog que em breve irei falar sobre a Diablerie.

Anúncios

9 pensamentos sobre “Caçando Em Vampiro: A Máscara.

  1. Sempre deixo muito livre o método de caçada. Mas pretendo importar o Heat de Night’s Black Agents para apimentar caçadas em Vampire. Os protagonistas vão (quase) sempre ser bem sucedidos, mas a não ser que sejam muito cuidadosos, vão chamar atenção para si, como criminosos ou monstros.

  2. Amigo,

    mais um artigo interessante sobre um dos sistema de jogo mais interessantes traduzidos para o português. Legal ver postagens sobre Vampire.

    Aproveitando a situação, porque não fazer um resumo da campanha épica Noites de Ódio.

    abraços!

  3. Muito bom esse método. Confesso que apesar de jogar Vampiro: a Máscara há uns 15 anos, nunca tinha ouvido falar. Usarei na próxima vez que narrar. Continue com os bons posts sobre esse jogo fantástico, que de longe é o meu preferido.

  4. Oi Velhinho,
    Obrigada pelo post, conheço vampiro desde os anos 90 mas era criança na época e não me deixavam jogar rsrsrs. Agora irei narrar minha primeira “aventura” e estava pensando como ia fazer com a caçada.
    Bjs

    • Ei Line! Que bacana! Quero saber de tudo depois como foi a aventura e fico feliz que o artigo vai te ajudar na parte da caçada. Visita sempre o blog que teremos mais novidades em breve sobre Vampiro. Um beijo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s