Timeline – Um Jogo Sem Data De Validade!

images (7)

Por Gustavo Tenório.

content_tml001_3d-box_400px

A embalagem nacional.

Sabe aquele jogo que você olha a caixa e acha feia, lê o resumo e acha sem graça, mas quando joga a primeira vez fica impressionado de como ele é viciante e divertido? Pois é, esse é o caso de Timeline, criado por Frédéric Henry, publicado pela Asmodee e trazido para o Brasil pela Galápagos Jogos, dentro do selo Galaparty.

A ideia é muito simples. São 110 cartas com referências a fatos importantes na História (invenções, guerras, filmes, livros, esportes e grandes descobertas) e um objetivo – acertar a data em que estas situações aconteceram e formar uma linha do tempo. Ganha quem esvaziar a mão primeiro.

Além de rápido (dura 15 minutos, no máximo), Timeline tem desenhos belíssimos (feitos pelos artistas Nicolas Fructus e Xavier Collete) e um apelo muito grande para que gosta de História (meu caso). Com a tradução em português, fica mais fácil de envolver a família e aproveitar o fim de noite e algumas horas de descanso no final de semana.

O jogo original foi lançado em 2010 e conta com várias expansões que aumentam a jogabilidade. Como as cartas seguem o mesmo padrão, basta comprar e misturar com as existentes. Uma boa sugestão é comprar sleeves para proteger o carteado, que tem um tamanho um pouco menor que as de Zombicide.

Timeline custa R$30,00, investimento pequeno para a diversão proporcionada. Agora é esperar a Galápagos trazer as expansões “Invenções”, “Descobertas”, “Eventos Históricos” e “Música e Cinema” (ainda tem “História Americana”, mas seria melhor deixar O Velhinho produzir uma versão de “História Brasileira”).

203c_timeline_card_game_diversity

A lata bacana da edição importada.

A única bola fora da Galápagos foi não ter trazido Timeline em sua embalagem original, em formato de lata, ao invés da caixa de papelão, que não acondiciona de forma adequada as cartas. Tirando esse revés, o jogo é recomendadíssimo e pode ser uma boa porta de entrada para novos jogadores.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Timeline – Um Jogo Sem Data De Validade!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s