Faça Sua Própria Novela.

soap-opera

Eu simplesmente adoro os jogos criados por John Wick. RPGs como “The Shotgun Diaries”, “Wicked Heroes”, “Byron Falls: A Little Game About A Lot Supernatural High School Drama” estão no topo dos jogos que eu mais gosto e sempre que posso reúno amigos ou familiares para jogarmos. Vários desses pequenos jogos, como ele chama, estão presentes em “The Big Books of Little Games” que é uma compilação de vários cenários de RPG narrativos colaborativos onde as regras são bem simples, a construção de personagens leva apenas alguns poucos minutos e não há uma lista enorme de perícias ou poderes, sendo tudo combinados antecipadamente entre mestre e jogadores. Outra característica é que cada cenário leva em consideração o que ele pede de mais importante e por isso as regras mudam de um para outro, mantendo apenas o espirito de ser simples e funcional.

Capa do livro.

Conheço vários amigos que jogam RPG comigo que gostam também de uma novela e por conta deles irei analisar um dos jogos de John Wick que vai fazer a festa dos “noveleiros” de plantão, entre eles Gustavo TenórioAll the Days of My Children Hospital.

Ele  é um jogo para os fãs da mais típica criação americana para TV: a “soap opera“, algo como uma novela diária, no estilo dos seriados “Dallas”, “Twin Peaks”, “Days of Our Lives” e “All My Children”. Ela recebeu esse nome porque quando as primeiras novelas foram ao ar nos EUA atraíram grande audiência por parte das mulheres e por isso os fabricantes de sabão e sabonete passaram a ser patrocinadores das novelas, interessados neste público. Esse nome na verdade é uma crítica, querendo deixar a entender que é uma produção melodramática sem valor, com tramas vazias se comparadas com as óperas originais.

No jogo cada jogador assume o papel de dois personagens – um herói e um vilão – e irá interpretar o melodrama do dia-a-dia da vida em uma cidade pequena cheia de segredos. Ele inclui regras para a criação de heróis, vilões e tweeners, que seria como o elenco de apoio, utilizando segredos como mecânica para controlar as ações dos personagens. Esse RPG inclui regras e sugestões para tornar cada sessão como um episódio de sua novela favorita.

Respondendo apenas a seis questões você já tem seu personagem e cidade criados, podendo agora começar a fazer as tramas tentando manter seus segredos longe dos seus inimigos. Esses segredos devem levar em conta algo que pode arruinar sua reputação na cidade, como por exemplo você ser um advogado que tem como principal cliente um chefe do crime organizado, ou você ter assumido a identidade do seu irmão gêmeo bem sucedido e voltado para a cidade que cresceu para viver a vida dele sem que outros saibam.

Entre algumas das regras bem legais do jogo está o fato de que cada sessão de jogo deve durar exatamente uma hora, assim como acontece com essas novelas, menos da Globo é claro que quando quer faz durar até três horas para segurar audiência! Outra regra interessante é que os pontos de experiência são aqui chamados de fan mail, representando os e-mail que os fãs da novela enviam para cada personagem demonstrando a popularidade do personagem com o público. Quanto mais e-mails o personagem recebe mais influência na história ele terá. Outra coisa, o jogo é completamente resolvido sem dados, apenas com a resolução de cenas criadas pelos jogadores e mestre através das perguntas respondidas no início da criação do cenário.

Com apenas 18 páginas e podendo ser adquirido no DriveThruRPG pagando o que você quiser, All the Days of My Children Hospital é uma boa pedida para quem quer se divertir durante uma hora criando uma novela com os amigos e interpretando personagens bem canastrões e dramáticos. Mas cuidado! Faça isso em segredo ou sua reputação no meio do RPG também pode ser arruinada!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s