Entrevista Exclusiva de Thom Marrion para “O Velhinho”.

banner

Por Gustavo Tenório.

Book of Hod.

Book of Hod.

O Velhinho do RPG ultrapassa, mais uma vez, os limites territoriais e consegue uma entrevista internacional (e exclusiva) com Thom Marrion, um dos principais escritores da Eden Studios, editor responsável pela linha de “All Flesh Must Be Eaten“, jogo de RPG baseado em zumbis e de maior sucesso da empresa, autor de obras importantes para a linha de “Buffy The Vampire Slayer RPG” e para o RPG “Witchcraft”, como “Book of Hod” que descreve o mundo dos sonhos. Thom fala sobre a polêmica publicação de “Book of Geburah“, projetos futuros e sobre a possibilidade de tradução de Witchcraft para o português!

O Velhinho do RPG – Witchcraft RPG se tornou cult entre os jogadores brasileiros, em parte por conta de seu trabalho com livros como Book of Hod, importante para a construção da mitologia que faz parte do cenário do jogo. O que acha sobre isso?

Thom Marrion.

Thom Marrion.

Thom Marrion – Fico contente por ter encontrado um público no Brasil que gosta de meus textos. Witchcraft sempre foi um dos meus jogos favoritos e com o trabalho que eu fiz, tentei manter o máximo que pude, a mitologia e folclore tão próximo às fontes originais.

OVRPG – Um dos livros mais esperados pelos fãs de Witchcraft é “Book of Geburah” (que descreveria o plano de existência infernal). O que você pode dizer sobre a produção do livro e possível publicação deste texto?

TM – A última vez que ouvi, a Eden Studios estava considerando a possibilidade de lançar “Book of Geburah” em uma campanha de financiamento coletivo. Mas ainda não tenho confirmação sobre isso.

OVRPG – Ainda falando sobre Witchcraft, quais são os pontos que você considera positivos no jogo? E o que poderia ter sido melhorado?

TM – Na minha humilde opinião, acho que Witchcraft foi um dos melhores cenários de Horror / Dark Fantasy já produzidos, que com o tempo, se tornou um cenário urbano paranormal com histórias onde lobisomens e vampiros poderiam interagir com os fadas e demônios.

Acho que o que poderia ter sido melhorado em Witchcraft seria expandir a definição do jogo para incluir mitologia não-ocidental e aumentar o nível de elementos novos e “estranhos”, como pode ser visto em Conspiracy X. É claro que havia planos para tratar isso com os suplementos “Jade Codex” e “The Secrets Codex“, mas eles ficaram apenas na fase de planejamento e Witchcraft terminou indo para o limbo.

OVRPG – Um grupo de jogadores brasileiros pretende traduzir os livros de Witchcraft. Como você vê a possibilidade de um texto seu servir como base para jogadores de outro país?

TM – Eu acho que seria uma ótima ideia. Gostaria muito de ajudar, mas estou com medo do meu português ser muito limitado a “Olá. Tudo bem? Tchau”. A decisão final, contudo, seria da Eden Studios.

OVRPG – Quais são seus trabalhos atuais?

TM – Acabei de terminar “Beyond Human“, um suplemento do Unisystem para personagens com superpoderes. Além de ser um guia para a criação de raças e poderes para qualquer jogo do sistema, o livro apresenta possibilidade para aventuras de ficção científica, horror e super-heróis. E eu também incluí o máximo de conteúdo que pude para campanhas de Witchcraft.

Há uma nova raça inumana, os Homunculi, que basicamente permite que você faça uma criatura de Frankenstein para Witchcraft, que pode ser usado com “Draculas” e “Lobisomens”. Eu também coloquei um pouco de informação sobre as Fadas no Reino de Avalon, além de algumas breves descrições de Outros Reinos em Yesod. Finalmente, eu incluí regras para Deuses e Dragões, para elaboração de uma campanha de nível celestial, que permitirá criar esses seres poderosos para uma campanha de Witchcraft.

Além disso, eu também estou trabalhando no meu primeiro romance, com monstros e mitologia, mais leve do que o meu trabalho em Witchcraft. Eu diria que meu livro tem mais o tom das coisas que eu escrevi para o Buffy RPG.

Deixe uma Resposta

